20.7.11

Sobre sonhos

Às vezes tenho ideias criativas durante o sono. No outro dia estava a fazer listas num caderno de notas antes de dormir, diz que estimula a criatividade. Fiz listas de projectos, listas de coisas que pretendo modificar, listas de ideias, listas de coisas que gosto muito (e aí mandei algumas mensagens) e adormeci, de bloco aberto e caneta ao lado. A meio da noite acordei exaltada com um sonho e vi o bloco e escrevi tudo ainda meio sonâmbula. Vê-se que comecei por escrever com um discurso coerente e acabei de forma irracional.

Ora vejam bem, ideia número um: Experiência para estimular a leitura nas crianças

Dar um livro a uma criança, e tirar uma foto para ver a expressão e dizer para quando acabar de ler avisar. (Verificar se existe uma tendência para fazer cara alegre para a fotografia, e para ler o livro por saber que o adulto está à espera e /ou porque há uma sequência subentendida no verbo «avisar» que pressupõe uma continuidade ou consequência). 

O segundo sonho era um género de um filme, em que as pessoas se cruzavam na vida da personagem e anos mais tarde apareciam com as suas vidas modificadas. Umas tinham tido um contacto mais intenso, como um pedinte na altura da faculdade, que pedia para comer. A personagem sensibilizada cria um sistema de recolha de alimentos, que não resolve a fome do pedinte apenas naquele dia mas diariamente. Este pedinte acaba por se tornar político. Noutros casos, o contacto é casual e de curta duração, uma senhora num café olha para o bebé da personagem e inspira-se no sonho. Luta pelo seu e anos mais tarde torna-se bailarina. 

Dá vontade de dormir com o bloco sempre ao lado. O problema dos sonhos é que por vezes é difícil ter vontade de acordar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário