13.5.11

Sábado

Imagem mailing Lanidor


Sábado promete. É dia de regresso ao Inglês logo pela manhã. Gostava de seguir rumo a Lisboa para de visitar a 1ª feira de antiguidades e alfarrabistas da Av. da Liberdade, com direito a paragem no LA café para um chá de oferta a meio da manhã. A visita podia continuar pela feira do livro ou pelo evento Verde Movimento na Avenida da Liberdade e no Jardim Amália Rodrigues (no Parque Eduardo VII) onde para além do mercado biológico vão decorrer diversos Workshops como o de reciclagem de roupa, hortas sustentáveis e cozinha saudável, entre outros e actividades como o Yoga do Riso ou Tai-Chi tudo ao ritmo de boa música. Saiba mais informações no site oficial.

Para a tarde basta escolher entre as inúmeras opções. Com a aproximação do dia Internacional dos museus (dia 18) iniciam-se os festejos com a noite dos museus  e as visitas, animações e actividades gratuitas multiplicam-se de Norte a Sul do País, durante todo o dia e noite. Gostava de incluir o Afonsinho nos planos. O mote das comemorações deste ano é “Museu e Memória. Os objectos contam a vossa história". Como são inúmeras as opções deixo apenas algumas sugestões. Em Lisboa o Museu Vieira da Silva começa os festejos por volta das 11h com música, teatro e contos infantis. Por volta das 20h30m, o Museu da Água promove, uma travessia do Vale de Alcântara com observação de espécies de animais no parque florestal de Monsanto seguida de uma visita ao Reservatório da Mãe d'Água das Amoreiras logo às 21h30. No Porto duas sugestões engraçadas, o Museu do Papel Moeda no Porto vai para a rua por volta das 15h00 com uma acção sobre "No Poupar Vai o Ganho", interligando as colecções do museu com a actual crise económica do país e o Museu Nacional Soares dos Reis propõe uma aula aberta de piano e explicação do instrumento, para crianças até aos 12 anos, a partir das 17h. Conheça outras sugestões do Público aqui, ou então pesquise na Internet pela sua localidade.
Eu vou provavelmente apostar num programa local. Depois de um almoço em casa, vou conhecer alguns sítios históricos de Cascais, que abre neste dia uma semana comemorativa totalmente dedicada aos Museus. Conheça o programa detalhado para toda a semana aqui ou aqui ou resumido aqui. Acho uma delícia os programas do Farol Museu de Santa Marta para as crianças, que se iniciam com uma visita-conto pensada para os mais novos das 17h às 18h, seguida de uma oficina de bolachas gastronómicas das 18h às 19h.

Optarei provavelmente, por ir com o Afonso a uma visita ao Moinho de Armação, entre as 16h e as 19h, para aprendermos a moer o cereal e confeccionar o pão no forno a lenha, ao som de um conjunto de baile. A segunda opção será conhecer o Forte de São Jorge de Oitavos e a  sua história através da resolução de desafios e fichas didácticas, quais exploradores, e com tempo ainda de construir um moinho de vento entre as 17h e as 21h. Poderá consultar mais programas e horários nos links acima mencionados.

Segue-se uma corrida para um jantar de anos e aterrar na caminha de pára-quedas que Domingo a saga continua.

A bem da verdade, só devo conseguir fazer metade do que gostaria mas fico feliz na mesma ;)
Bom fim-de-semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário