26.5.11

Gosto

Gosto de dias assim, cinzentos e com chuva mas cheios de calor. Fazem-me lembrar outros destinos, outras paragens que não Portugal, lugares tropicais de ritmos inconstantes. Faz-me lembrar a Jamaica, o México, o Brasil e Cuba, não me recorda o Sal porque lá não chove. Por cá tudo é diferente. Cá o tempo é de sol e calor ou de chuva e frio, as coisas são mais pretas e brancas, não são como hoje. 

Gosto de ter saído de casa com roupa de Verão e de sentir este calor abafado que torna a pele húmida sem a queimar. Gosto de sentir as gotas de chuva nos pés porque calcei chinelos, e nos ombros porque está calor para alças.  

Gosto da intensidade dos cheiros nos dias húmidos. Cheira a terra molhada aqui em casa. Hoje não ouço tanto piar de passarinhos, devem estar escondidos à espreita, surpreendidos pelo tempo. Ontem não vi as formigas, também elas devem ter estranhado esta chuva em dia quente. Hoje sentem-se os perfumes das senhoras a quilómetros de distância. Hoje o café cheira e sabe melhor. 

Hoje vou jantar com umas amigas e gosto disso. Gosto da conversa das mulheres, fácil, fútil e perigosa. Como disse José Saramago no seu Memorial do Convento «Além da conversa das mulheres, são os sonhos que seguram o mundo na sua órbita.». 

Hoje gosto do futuro porque tudo me parece fácil, bonito e pouco complicado. Hoje estou feliz. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário