19.12.11

O Natal dos dinossauros

Imagem mailing Irrequietos

Aqui fica um passatempo que enche as medidas ao Afonso. Nós já concorremos, agora é fazer figas ;).

Registe as crianças nos site Irrequietos, participe nos jogos e passatempos. Os pontos que acumular poderá trocar por brindes. 

18.12.11

Nunca mais é Domingo

Imagem Galp

Hoje foi dia de ir à Galp, e aproveitar 3 descontos em simultâneo, o desconto de 0,06€ por ser o terceiro Domingo do mês, o desconto de 0,05€ do Continente (promoção Vice-versa) e o desconto de 0,06€ que sai na Caras e no Expresso (um cupão cor-de-laranja e que se pode acumular com a promoção vice-versa). 

Para saber mais sobre esta e outras promoções consulte o site. 

Obs: Não fotografei o cupão cor-de-laranja que sai no Expresso/Caras e no site não aparece, de qualquer forma ele existe e é acumulável com a promoção vice-versa.

Domingo é normalmente aquele dia da semana de que ninguém gosta, mas é também um dia que tradicionalmente associamos à família e ao passeio. Aproveite o facto de a gasolina ser mais barata hoje e leve a sua a ver as luzes de Natal ou um presépio. 

E a vencedora é


A vencedora do passatempo de Natal é a Celine, com um enfeite de Natal que eu adoraria ter na minha árvore ;). Foi extremamente difícil escolher um vencedor, porque houve participações muito criativas, fotografias, montagens, desenhos lindíssimos, contos, composições, canções, versos. Gostei de todas e não posso deixar de vos agradecer por ao longo de duas semanas me terem brindado com o verdadeiro espírito natalício. 

Celine agradeço que me envies por email a tua morada, para a Editorial Presença te enviar o merecido prémio, um pack composto pelos livros «Feliz Natal Bolinha» de Eric Hill e «O meu nome é Mina e gosto da noite. À noite tudo parece possível, quando o resto do mundo dorme.» de David Almond.

Obrigada e Feliz Natal!

14.12.11

Oeiras e o Natal

Imagem mailing Oeiras Parque

Sempre associei o Coro Santo Amaro de Oeiras ao Natal, e penso que esta é um excelente oportunidade para o Afonso ouvir estes meninos pela primeira vez. 

13.12.11

P de Poupança, P de Panda


O «P» de Panda é igual a «P» de poupança, pelo menos aos balcões do Montepio. 

Esta campanha tem-me feito pensar. É que se por um lado acho piada ao Panda ensinar os mais novos a poupar por ser uma referência para os mais pequenos, não sei se acho assim tanta graça ao facto de se associar a um Banco em particular. Afinal de contas, os miúdos adoram o Panda, mas ele pode estar, neste caso, a aconselhá-las mal. Não gosto de pensar no Panda como um mau consultor financeiro, nem numa «entidade» pouco isenta, que se rende à publicidade. Não gosto, porque as crianças ainda não sabem distinguir os benefícios dos investimentos e podem ser induzidas pela personagem. É claro que em última instância são os educadores que decidem, e quanto a isso, nada me apraz dizer. 

O Montepio tem diversos produtos dirigidos aos mais novos, mas dois especificamente desenhados para escalões etários inferiores e que utilizam o simpático personagem, o Mini Super Poupança (dos 0 aos 6 anos) e o  Fun Poupança (dos 7 aos 12) ambas com uma taxa de juro bruta entre os 1,250% (semestral) e os 1,5% (um ano e um dia).  

. O banco ainda oferece o produto Super Poupança Bué com uma taxa de juro um pouco mais simpática. De qualquer forma, e embora este artigo da Proteste seja de Maio, e possam entretanto ter ocorrido algumas alterações, podemos servir-nos dele para ter uma referência mais generalista do mercado.


Fonte e Quadro Proteste

Se pensarmos que a maior parte dos bancos têm outras soluções de investimento, nomeadamente Depósitos Net com taxas mais vantajosas, e que seria necessária uma TANB (taxa taxa anual nominal bruta) na ordem dos 4,2% para ter um ganho superior ao da inflação, valerá a pena optar por este investimento? 

Extra: Sabia que está a decorrer um passatempo no Estrelas e Ouriços, do Montepio? Se quiser ganhar um dos seis bilhetes duplos para a peça «O Mundo de Jack» em exibição na Casa do Artista, em Lisboa, participe. Poderá ter ainda a sorte de ganhar um dos mealheiros Montepio.

12.12.11

Os terríveis dois

O Afonso faz grandes birras, na verdade a coisa até já começou a acalmar, mas nem por isso me sinto mais segura. As birras são muitas, os amuos também, fica sentido quando lhe ralham e usa todos os argumentos para levar avante o seu intento. Tenho lido muitas coisas sobre os dois anos, sobre como esta fase é normal e necessária, sendo até considerada uma «primeira adolescência». A criança outrora calma e angelical parece ter sido raptada por ETs e substituída por um clone malvado. Ontem a minha amiga Patrícia falava-me do seu desespero na hora de dar de comer à Mariana. Eram 5h da tarde quando almoçou. 

No artigo «Um, dois... Bum!» da revista Pais Filhos li que as birras, num estudo realizado «(...) pela universidade do estado norte-americano da Virgínia sobre o comportamento na idade pré-escolar, fazem parte de uma grande maioria.
A projecção de resultados demonstrou que quase metade das crianças estudadas tinha episódios em que atingia fisicamente ou implicava com outras. Mais de metade recusava regularmente as refeições e 70 por cento protestava contra a hora de dormir. Cerca de 80 por cento entrava no ciclo das birras e 95 por cento era classificada pelos adultos como teimosos. (...)». 

O facto de estes comportamentos serem normais não invalida que nos sintamos frustrados enquanto educadores ao fim de um tempo, ou mesmo exasperados em situações limite. 

Apesar destes artigos servirem para nos apaziguar enquanto pais, penso que acabam por ser demasiado negros, obliterando uma parte importante do que acontece nesta idade. Não é esta afinal uma das fases mais engraçadas das crianças? Uma fase em que já comunicam com êxito, dizendo novas palavras com o seu próprio sotaque. É nesta idade que começam a ter saídas espontâneas giríssimas, em que são mais afectuosos, manifestando o seu amor sem reservas e em que são ao mesmo tempo mais autónomos enchendo-nos de orgulho a cada conquista. 

Qual será então a melhor maneira de lidar com os «terriveis dois» e aproveitar simultaneamente ao máximo os «maravilhos dois»? 

Em primeiro lugar, é normal que no momento crucial de desenvolvimento que atravessam, em que começam a falar e a ganhar autonomia, tentem constantemente testar os limites, centrando-se mais nelas mesmas e menos nos outros e muito pouco nas consequências dos seus actos. Faz parte deste processo exploratório do mundo que as rodeia, arriscar, imitar, e dizer que «não». A criança só está a crescer. O investigador britânico Andy Bremner, catedrático do Infantab, instituição da Universidade de Londres dedicada ao estudo da infância, esclarece, no mesmo artigo, que uma boa maneira dos pais lidarem com a situação, passa por  «não esperarem que eles se comportem como mini-adultos só porque sabem cada vez mais palavras e já andam sozinhos para todo o lado», ou seja, aceitar, ser firme nas devidas alturas e tomar doses gigantescas de paciência. 

Quanto a mim, prefiro concentrar-me no maravilhoso lado dos dois, afinal todas as idades (até a nossa) têm partes más, mas poucas têm estas quantidades de ingenuidade e candura, originalidade e transparência, frontalidade e mimo. 

11.12.11

Fim-de-semana


O nosso fim-de-semana correu a um ritmo diferente, mais calmo que o habitual. O André andou de volta da horta, apanhou cenouras já grandes para a sopa, plantou alhos e transplantou o alho francês. Colhemos laranjas e bebemos sumos naturais.  

O Afonsinho foi ao Inglês e brincou imenso. Fizemos desenhos, colámos stickers, e vimos imensos desenhos animados de Natal. 

Hoje fomos tratar das prendas de Natal ao Shopping e aproveitámos os últimos dias de algumas promoções. Cruzei os vales da Pescanova com as promoções do Continente que também terminavam hoje. Comprei farinha e óleo com os talões de desconto da Branca de Neve, já a pensar nos doces de Natal. Os cereais Fitness e a pasta de dentes Aquafresh estão com promoções experimente grátis e a Iglo com simpáticos passatempos de Natal, pelo que hoje também foi dia de preencher cupões e preencher envelopes. 

Ao final da tarde comemos bolo acabadinho de fazer e chocolate quente e montámos o presépio. O Afonso quis saber tudo, quantos «memés», quem era o bebé «Jesus», «Mamã e este?». 

Acabámos por não fazer algumas das coisas que tencionávamos, e o resultado foi um fim-de-semana mais calmo, com menos correria, mas igualmente bom ;).

10.12.11

Livros

Campanha de Natal WOOK - www.wook.pt

É Natal e o país está a atravessar uma grave crise económica, com uma natural retracção da economia, que os cortes nos subsídios de Natal só vieram agravar. Não é altura para endividamentos, gastos supérfluos ou compras desnecessárias. Acresce que sempre acreditei que poupar não é comprar por menos, é não gastar, ou gastar amanhã. Este adiamento da compra para o futuro, é para mim o verdadeiro sinónimo de aforro. Todas estas premissas são verdadeiras e no entanto custa-me não oferecer uma lembrança aos do costume. Dizem os especialistas que para construir um hábito demora-se em média 30 dias. E para se destruir um hábito? Dou comigo a pensar «Não é por um euro ou dois que o gato vai às filhoses».

Enquanto isto, decidimos oferecer pelo menos às crianças e em muitos casos optámos por livros que, quando comparados a alguns brinquedos, se apresentam como uma alternativa económica e útil. 

O Afonso adora livros, sobretudo quando lhe lemos a fazer vozes (o pai André é especialista). No outro dia a tia emprestou-lhe uns livros de lengalengas e destrava línguas e chorámos todos a rir, ora experimentem dizer «Portas prega Pedro Bravo, E sermão o Padre Prado» sem se enganarem. 

Pelo correio têm chegado muitos mimos para ele, que a mamã sempre que pode concorre a passatempos. Que bela ajuda são os passatempos em tempos de crise. Já participou no passatempo de Natal do Primeiro Limão com a Editorial Presença? Habilite-se a ganhar um pack de dois livros fantásticos até ao dia 16, e envie para o email vanessacasais@gmail.com um poema, frase, fotografia, filme, canção, ou mesmo lengalenga, que espelhe o seu espírito natalício. 

Bom fim-de-semana a todos!

Afonsinho fala, fala, fala

O Afonsinho já conjuga mal os verbos, e eu sei que devia corrigir de imediato, mas fico surpresa e orgulhosa, porque consigo ver nisto um raciocínio lógico e uma evolução na linguagem. Ele adapta o que conhece ao que lhe é semelhante.

Afonsinho - Mamã Vanessa, eu não sabo ler.
Vanessa - Pois não Afonso, mas já sabes o «A» de Afonso e já conheces o «O» e sabes o que fazem os dois juntos? Ao, ao, ao!!!

Romeu & Julieta


Fomos ontem assistir ao ensaio geral do Bailado «Romeu e Julieta» no Teatro Nacional de São Carlos. Nunca tinha assistido a um bailado, era um desejo antigo, e acho que me estreei em grande. Se ao inicio senti falta de voz, falas, canto, rapidamente me abstraí e deixei levar pelos gestos cheios de significado e pela dança expressiva e por vezes carregada. Com o corpo estes bailarinos dizem mais do que muitas vezes se diz por palavras. Não foram precisas legendas. A direcção musical a cargo de Joana Carneiro não podia estar melhor entregue. Achei-a magnifica e muitas vezes fiquei hipnotizada pelos seus gestos. A música funde-se com o bailado numa simbiose perfeita, dizendo tudo ao que ao bailarino falta dizer, completando os seus gestos e passos e conferindo-lhes significado.

O ensaio geral solidário reverteu a favor da Casa do Artista. Obrigada pai!

Johnson's 2 por 1

Imagem Dica da Semana

Até ao dia 21 de Dezembro, leve dois artigos Johnson's pelo preço de um, no Lidl. Ao fazer o registo no site da marca, receberá um conjunto de descontos que poderá utilizar também. 

9.12.11

Azul de frio


Neste feriado de frio, saímos de casa quando a vontade era ficar. Fez anos a minha sobrinha Madalena, e fomos à festa do lado de lá. Na ponte não se via o fim da estrada por causa do nevoeiro cerrado. Hoje tinha trocado tudo por um dia a ver filmes enrolada no edredão.  

No regresso ainda nos enchemos de coragem para ir ao Continente e pelo caminho entregámos umas bolas de Natal da Clarins na Perfumes & Companhia. Por cada bola entregue a marca contribui com 0,50€ para a Associação Novo Futuro e em troca recebemos umas amostras. Fomos os estreantes da árvore e a senhora ficou muito contente.

A manhã contrastou com este fim de tarde e noite. Em casa, no quentinho, brincámos muito, montámos uma pista para os carros, fizemos puzzles, lemos histórias. Fiz uma máquina de lãs só para lavar cachecóis, que ainda faltam uns quantos, mas convém começar a embrulhar os que já estão prontos. 

Pelo correio têm chegado muitas prendas de Natal antecipadas que deixam todos satisfeitos e também alguns descontos e promoções, como os da Pescanova e da Nivea. 

Na nossa mesa da sala junta-se tudo, prendas, brinquedos, papel de embrulho, laços, correspondência, numa desarrumação teimosa que eu me empenho em combater. 

8.12.11

Carteiro Paulo

Imagem RTP

Se mora perto das Caldas da Rainha, Guimarães ou Viseu e gostava de assistir a este espectáculo, habilite-se a ganhar bilhetes no passatempo da RTP.  

Este espectáculo foi o melhor a que assistimos até agora da Lemon, em termos de história, efeitos, cenários e figurinos. Não perca!

6.12.11

O Panda e o Musical II

Imagem Sapo Kids

O Panda está de volta ao Campo Pequeno para mais um musical. Se quiser ganhar um pack família, com três bilhetes, para assistir ao espectáculo no dia 17 de Dezembro, não deixe de concorrer a este passatempo. 

O ano passado, fiquei um pouco decepcionada com as condições do recinto. Há muito pouco espaço para por os pés nas bancadas, pelo que as crianças acabam por não conseguir dançar e pular, exceptuando as que ficam nos lugares em frente ao palco. O Campo Pequeno está construído de forma a potenciar os lugares em altura, e os degraus são um pouco íngremes e impróprios para crianças. Fiquei igualmente decepcionada com os cenários e o espectáculo em si, que, acredito, acabou por resultar bem melhor em DVD. Espero que este ano a fórmula mude ainda que o espaço se mantenha, porque o Panda é o Panda!

Boa sorte a todos! 

Cidade do Natal no Estoril

Imagem mailing Gelados Olá

A partir de amanhã, poderão visitar a cidade do Natal nos Jardins do Casino do Estoril. A entrada é gratuita e a diversão garantida!

5.12.11

Bem-estar


A idade já não me pesa como pesava, pelo menos fisicamente. Estou mais resistente,e sinto-me apesar dos «reveses», mais saudável. O cansaço, abandono-o facilmente com a minha força de vontade. Porque no meu plano existencial, cabe tudo, há sempre tempo para mais qualquer coisa. Sim, estou em forma. Sim, até estou elegante. No entanto tenho olheiras e rugas novas, não vou tantas vezes ao cabeleireiro, e as unhas duram apenas cinco dias. Não estou uma lástima, mas estou honestamente longe do meu melhor. Ser mãe serve tanto de razão como de desculpa, porque o tempo é sempre o que dele quisermos fazer. A verdade é que há prioridades e aprendi a abdicar de alguns extras. 

Esta semana recebi alguns prémios para ficar mais bonita e que me deixaram feliz. Espero que 2012, seja um ano em que eu consiga investir mais em mim, não enquanto mãe, mas enquanto mulher. Um ano a esbanjar de saúde e em que consiga ter mais paz de espírito. Afinal de contas a felicidade transparece, passa facilmente de dentro para fora e não há nada que deixe uma mulher mais bonita do que um sorriso rasgado.

Obs.: A embalagem de Sonasol é oferta da revista Mulher Moderna Cozinha, e tomei conhecimento da promoção aqui. A revista custa 1,75€ e para além desta oferta traz alguns vales de desconto e diversas receitas de Natal. 

Chicco

Imagem mailing Chicco

4.12.11

Centro de Natal


Imagem Ikea

Fiz hoje o nosso centro de mesa de Natal. Ficou muito bonito. É o segundo feito nesta casa e com azevinho do jardim. Este ano o azevinho deu fruto o que deu uma graça diferente ao centro.

Gosto de manter vivas estas tradições. Quando era mais nova, fazia centros com a minha mãe, às vezes até para oferecer. Fazíamos sempre um maior para a mesa de jantar e um mais pequeno para a mesinha. Na noite de Natal, durante a ceia, acendíamos as velas e eu sentia-me sempre muito orgulhosa por ter contribuído para tornar a noite mais especial.

A árvore também ganhou novos enfeites, uma embalagem cheia de bolas, de diferentes de tamanhos, do Ikea. Todos os anos compramos mais alguns. Tudo o que se constrói mais devagar tem mais graça, porque há um namoro mais prolongado.

Cá em casa são as coisas simples que nos enchem de alegria e nos fazem sentir o espírito de Natal. É o cd que toca na aparelhagem, são os biscoitos com cheiro a canela e nós moscada a sair do forno, são as luzes, os postais, os embrulhos e o carinho que depositamos em tudo o que fazemos. 

3.12.11

Um dia em grrrrande


Quando eu era miúda ia todos os anos a duas festas de Natal, uma da Victoria, companhia onde trabalhava o meu pai, e outra da Bonança, companhia onde trabalhava a minha mãe. A festa da Bonança era um espectáculo de circo no Coliseu e estava sempre cheia de crianças e pais felizes. Davam-nos normalmente um presente, composto por guloseimas e balões. Associo por isso o circo ao Natal e a toda a magia que envolve a quadra.

Embora eu também trabalhe em seguros, a empresa não faz festa de crianças, contudo costumamos ter bilhetes para o circo, graças a uma parceria. O ano passado fomos e gostámos muito. 

Este ano o circo não teve a ver com o trabalho da mãe, mas teve tudo a ver com os heróis do Afonso. Foi muito giro, um espectáculo que valeu muito a pena. O Pavilhão Atlântico tem espaço e condições para um espectáculo assim, e penso que terá sido um dos melhores da Lemon de Inverno. A história está engraçada, o cenário muito bom, e pelo meio assistimos mesmo a um espectáculo de circo mas com uma aventura de fundo a fazer lembrar «Os cinco». Obrigada Filhos de A-Z!

Penso que tão cedo o Afonsinho não irá esquecer este dia, que foi precedido de uma visita ao Zoo para ver não apenas os bichinhos como também para assistir à chegada do Pai Natal. Depois de se sentar ao colo do velhote de barbas e de falar com ele, desenhou um enfeite para a árvore do zoo, deu comer a uma girafa, viu golfinhos, leões, zebras, elefantes e macacos. 

Hoje chegámos os três a casa feitos num oito, e o Afonso já se entregou a um sono merecido. E para o ano? Para o ano há mais!

Bom fim-de-semana! 

Miffy