21.2.20

5 formas mais económicas de brincar ao Carnaval


Independentemente de gostarmos mais ou menos do Carnaval o que gostamos mesmo é de os ver sorrir. Pode parecer um lugar comum mas a felicidade deles é a nossa. No entanto por vezes não temos tempo para pensar nas máscaras com muita antecedência e quando damos por nós passou o Natal e já é Carnaval. Os preços das máscaras muitas vezes são proibitivo, para utilizar por um, dois ou três dias. Pelo que deixo algumas sugestões para economizar no Carnaval. 

1 - Fazer a própria máscara - Claro que há pais com mais talento para a costura e bricolage que conseguem construir máscaras dignas de uma estrela de Hollywood. Porém às vezes basta um pouco de tempo e criatividade para fazer verdadeiras obras de arte. 

2 - Alugar um fato - Pode não ser a forma mais económica, mas certamente que arranja um fato a um preço acessível e com muito maior qualidade favorecendo ao mesmo tempo o mercado circular. É uma opção ecológica e sustentável. Todos os anos pode variar mas sempre em grande estilo.  

3 - Papelinhos caseiros - Pode instruir os miúdos a construírem os seus papelinhos caseiros, com papel reciclado, colorido e biodegradável, à mão ou com ajuda de diversos cortantes. Entretém-nos durante dias e o resultado são papelinhos de vários feitios e cores feitos por eles. Depois no fim da festa é aspirar ou varrer tudo!

4 - Comprar um máscara em 2ª mão - Nas lojas de revenda género Kid-to-kid ou mesmo no OLX, pode encontrar inúmeras máscaras como novas com preços de antigamente :) ou mesmo em saldos. Depois de começar o Carnaval fazem logo promoções dos fatos, se esperar por este dia encontra grandes oportunidades e até pode pensar já no ano seguinte. 

5 - Reutilizar as da família e de amigos - Esta é a minha dica preferida. A Constança este ano vestiu duas máscaras que foram minhas. Têm cerca de 40 anos! A de Joaninha foi arranjada pela costureira mas a de Madeirense nem foi preciso mexer! O ano passado usou a de coelhinho que foi do irmão. Já empreitei máscaras a amigas também e é sempre bom recorrer a estas trocas quando é possível, para além de económico tem muito mais valor sentimental.

Bom Carnaval para todos!

Poderá gostar também deste artigo.



Já nos seguem aqui no Instagram?

20.2.20

Objectivos 2020


Prometi partilhar os meus muitos objectivos para 2020 e vou procurar fazê-lo em diversos posts. Dos mais aos menos importantes, todos contribuem para um todo e fazem sentido para aquilo que procuro alcançar. 

Este ano decidi fazer mais programas com os miúdos, brincar mais com eles diariamente e ler mais com e para eles. Vou partilhando muitas actividades que fazemos por aqui (desde sempre) e apesar de ser uma mãe bastante presente sinto sempre que posso melhorar.

Outras das decisões é ser mais solidária. A nova escola do Afonso tem muitas iniciativas deste género e em Janeiro participei com uma amiga num jantar solidário a pessoas carenciadas. Contribui igualmente com livros que herdei da minha avó para uma campanha de angariação da Déjà-Lu. Comprei livros e participei também noutras vendas solidárias que ajudei inclusivamente a divulgar. Ser activo na comunidade é tão importante e pode ser tão gratificante. 

E como nenhum homem é uma ilha, tomei igualmente a resolução de estar mais com os amigos e com a família. Apostei nas refeições em casa no mês de Janeiro que é sempre um mês complicado. Mais outra das resoluções foi fazer pratos temáticos, e já fizemos dois belgas: Carbonnade Flamande (carne guisada em cerveja belga que consegui encontrar na Makro) e Moules com molho Thai (feitas na Bimby, cozidas na Varoma) estava tudo maravilhoso. É que as viagens não se devem esgotar no ir e vir. Há tudo aquilo que trazemos connosco, nos acrescenta e enriquece e devemos integrar no dia-a-dia se fizer sentido. 

A minha alimentação voltou a mudar porque tinha de ser mas já fazia parte das resoluções de 2020 alterar certas coisas. Substitui o leite de soja por aveia; deixei (quase) de comer carnes vermelhas; introduzi pelo menos 2 pratos vegetarianos por semana; procuro beber ainda mais água; comer mais fruta (uma batalha antiga). O Carlos alinha nisto comigo o que é bom. Temos sido criativos com os pratos vegetarianos: hambúrgueres de feijão; risotto de cogumelos; empadas de legumes; bruchetas de ovo escalfado e abacate (temos repetido imenso); omeleta de cogumelos; quiche de legumes. Há ainda tantos pratos na lista por experimentar!

Destralhar é outro objectivo grande deste ano. A minha nova máxima é que: menos é mais. Com menos conseguimos privilegiar a qualidade em vez da quantidade. Dedicamos menos tempo a arrumar e a limpar e mais a viver. Ora para concretizar este objectivo tenho outros, defini como meta destralhar 18 objectos no mínimo por semana. Privilegio as vendas online (tenho também objectivos de vendas mensais hehe) e as doações. Quando não faz sentido não vale a pena guardar. Este objectivo está por isso ligado ao da solidariedade. Como arranjar o jardim é outro objectivo, acabo por apanhar quase toda a fruta que temos, doar sacos de fruta é outra forma de sermos solidários.

Tratar de nós é um dos principais objectivos. Para além do meu exercício diário que mantenho e no qual inseri uma rotina de pesos e alongamentos, criei plafonds mensais para saúde e beleza e obriguei-me a fazer diversas rotinas que não fazia (e que às vezes ainda falham). Como muitas mães acabo por negligenciar tantas vezes este «me time». Agora tenho rotinas de cremes diárias, que vão das mãos, ao diário, sérum, noite, anti-olheiras e anti celulite. Faço também máscaras semanais, ou faciais ou cabelo. Quanto à saúde marquei já inúmeras consultas prioritárias e outras de rotina. Tenho ainda duas operações pendentes este ano de situações que tenho vindo a adiar.

Para conseguir contrabalançar estes momentos que se esperam mais difíceis este ano, pensei em fazer duas viagens que vão servir de estimulo a ficar boa e me vão ajudar na recuperação (pelo menos em termos psicológicos). Para que o orçamento chegue a todo o lado é importante cumprir metas de vendas e de poupança. Almoçar em casa todos os dias tem feito a diferença.

Nos próximos posts falarei mais sobre objectivos e das formas que arranjei para controlar as metas a que me propus e que foram imensas!



Já nos seguem aqui no Instagram?

17.2.20

RIR - Rock in Rio


Neste Natal pensei em oferecer aos miúdos uma prenda diferente - uma experiência. Acho que é daquelas coisas que ficam e que marcam, muito mais do que uns ténis, um jogo de computador ou outra coisa qualquer. Lembrei-me então de comprar bilhetes para os levarmos ao Rock in Rio. Cada vez sou mais fã de dar estes presentes que não nos enchem a casa de tralha, mas o coração de afectos. Claro que eles adoraram e neste momento a discussão é o dia. Comprámos aqueles bilhetes da campanha do Continente com 25% de desconto em cartão e agora temos de trocar pelo dia pretendido. 

O Afonso nunca foi a um festival e está delirante e eu fico feliz de ele ir comigo. É uma nova fase na maternidade em que eles começam a gostar destes programas e já nos fazem companhia. Tenho um filho pré-adolescente, seja lá o que isso for hehe e gosto disso. Na fase seguinte já não vai querer ir com a mãe e imagino que deva custar um bocadinho a processar.

Recentemente ficámos a conhecer as últimas novidades em relação ao cartaz num evento do Rock in Rio - Galp Music Valley no Suspenso em Lisboa. Adorámos conhecer a Roberta Medina que é só a simpatia em pessoa e pudemos assistir a diversas actuações incluindo Giulia Be que a Constança adora. Enquanto entoávamos em uníssono a sua «Menina Solta» ficámos a saber que vem ao RIR no dia em que nós (em príncipio) também vamos.

É fácil perceber que um dos objectivos de 2020 passa por fazer mais coisas em família? Se meter música, livros, cinema, teatro ou viagens tanto melhor! É isso que fica nas recordações afectivas. E eu quero construir essas memórias bonitas.



Já nos seguem aqui no Instagram?

10.2.20

Passatempo - Festival Play

Imagens Play 


Em Parceria com o festival Play, tenho para oferecer 1 bilhete duplo para a sessão: 
16 FEV 11:15 – Tempos Livres 

O passatempo começa hoje e termina na Sexta-feira dia 14 às 12h. O vencedor será sorteado aleatoriamente e anunciado nesse dia aqui, no facebook e no Instagram.

Podem concorrer através do Instagram aqui ou enviarem um email para vanessacasais@gmail.com caso pretendem concorrer aqui pelo blog. As participações são cumulativas. 

Boa Sorte!

Parabéns à vencedora @analuciaparis!

9.2.20

Festival Play


O Festival Play está de regresso a Lisboa. O cinema de S. Jorge e a Cinemateca Júnior recebem, pela sétima vez, uma selecção da melhor programação de cinema infantil e juvenil a nível mundial. O Play continua assim a premiar e a celebrar os novos cineastas e realizadores. No festival há sessões para bebés e infantis com curtas-metragens e também juvenis a preços super convidativos. Podem ainda assistir a debates, participar em Workshops, ou assistir ao já habitual cine-concerto que tanto sucesso fez em sessões anteriores. Há ainda um espaço dedicado à venda de livros e filmes. 

Ao fim de semana as sessões são dedicadas às famílias e durante a semana há uma selecção para o público escolar. Para quem não é de Lisboa a boa noticia é que ao longo do ano o Play torna-se itinerante, levando o cinema a outros cantos do nosso país. 

Nós fomos hoje ao São Jorge e enquanto eu assisti com o Afonso ao filme Rocca (simplesmente maravilhoso!!!), a Constança foi com o pai ver «Contos de Bichos» em competição e adorou votar. Adorei ver o São Jorge lotado e saber que algumas sessões esgotaram. Acho que o sentimento que impera é de festa e de alegria. 

Consultem aqui a programação e não percam este festival!

Para amanhã prometo uma novidade :)


Já nos seguem aqui no Instagram?

7.2.20

Balanço


Síntese Vanessa, síntese. Tal modo esquematizei e defini objectivos que para o ano faço um Excel. Tenho-os em folhas diárias, semanais e mensais. É mais fácil cumprir assim, picando todos os dias o que me quero modificar. Atenção, não há qualquer problema em falhar. Não há consequência, ou por outra, há a de não acontecer de forma tão eficaz tudo aquilo a que me proponho. E que é tanto, ufa! E como realizar tantos sonhos que tenho ainda por concretizar? Uma vida não chega. Há que focar muito para conseguir. 

Voltando ao balanço, desejei pouco e aconteceu tanto. Houve momentos realmente duros este ano, mas penso que estou a conseguir ultrapassá-los. Houve também momentos maravilhosos, e esses são os que quero recordar. Aqui fica um apanhado cronológico do melhor do meu ano.

1 - O Afonso foi operado logo em Janeiro e correu tudo bem. No dia seguinte foi à entrevista para a escola nova e entrou.

2 - A minha avó fica bem depois de mais de um mês internada nos Cuidados Intensivos. Veio morar para perto de mim e vejo-a todas as semanas. 

3 - Fomos com os miúdos à Madeira nas férias da Páscoa (isto depois de rodarmos uma roda da sorte na BTL e conseguirmos 50% de desconto no Hotel) uma surpresa que eles adoraram. E fizemos a festa de anos da Constança no Vila Galé nas mesmas férias e foi de sonho.

4 - Comprámos o nosso carro novo depois do nosso dar o berro. Este é o primeiro carro novo que compro na vida (aos 41), é uma carrinha, cabem 7 e é super confortável e espaçoso. 


6 - Fui ver os Metallica pela primeira vez e foi épico!!! Fui ver o Eddie Vedder pela primeira vez e foi tão épico!!!

7 - Fiz várias formações que contribuíram para um enorme crescimento tanto em termos pessoais como competências profissionais.

8 - Entrámos em muitas corridas, fiz passadeira diariamente. Fiz também fisioterapia e recuperei das hérnias abdominais. 

9 - Participei em diversas colectâneas com poesia e prosa. 

10 - Entrei para o Clube de Leitura - Livros à Sexta, e é das minhas melhores resoluções dos últimos anos.

11 - Fomos de férias para a Bélgica e conheci o meu primeiro mercado de Natal.

12 - Passeámos muito por Portugal e fizémos muitas actividades, para além da Madeira, fomos ao Algarve; Alentejo; ao Badoca; a festivais de cinema; ao teatro; a museusao Zoo; à Kidzania; e ao Panda.

Não adoram balanços? Ver tudo em perspectiva e alguma distância é tão reconfortante por vezes.  

Quanto a objectivos para 2020 posso desde já dizer que são ambiciosos e que provavelmente esquematizei demais. Incorro no risco de me desmotivar. No entanto a ideia é criar hábitos novos em algumas questões e penso que nesse aspecto irei conseguir. Querem saber quais são? Acompanhem os próximos posts!


Já nos seguem aqui no Instagram?