31.12.19

Bruxelas - O que visitar


Manneken Pis - É a famosa estátua em bronze do menino a urinar para a fonte e um dos símbolos mais icónicos da Bélgica. Tem cerca de 61 cms e está localizada no centro de Bruxelas. Esta estátua é uma réplica da que está guardada no Museu da Cidade de Bruxelas na Grand Place. A estátua dispõesde um enorme guarda roupa e há diversas réplicas por todo o mundo. Está sempre muita gente no local, mas é fácil tirar fotografias. Dica: Consultar a programação afixada na cerca em frente á estátua. 

Mercado de Natal -  Nunca tínhamos visitado um mercado de Natal europeu e é de facto fabuloso. Pudemos encontrar barraquinhas de venda de artesanato; comida; bebidas e carrosséis. Na Place Saint-Catherine e na fachada das igrejas próximas há um espectáculo de video mapping com música clássica. A enorme árvore de Natal e o presépio completam o cenário aconchegando o ambiente gelado. De facto não sentíamos as pontas dos dedos mas o coração estava quentinho e emocionado. A Constança adorou os fantásticos carrosséis que pareciam ter ganho asas directamente dos esboços de Leonardo da Vinci ou Júlio Verne. Dica: Jantar num dos restaurantes com lareira da Place Saint-Catherine junto à janela para ver o espectáculo sem chuva e frio.

Atomium - Construído no âmbito da Expo 58 em Bruxelas é um símbolo nacional. Com 102 metros de altura representa um cristal elementar de ferro ampliado 165 milhões de vezes. Lá dentro pudemos observar fotos e modelos da altura, bem como outras exposições imersivas. A Constança adorou passear nas bolinhas (nem todas se podem visitar) e andar de metro pela primeira vez. Dicas: Vale a pena comprar os bilhetes com antecedência pela Net e também vale a pena aguardar na fila para subir ao topo e ver a vista fabulosa da cidade de Bruxelas, há neste andar um restaurante onde é possível almoçar ou beber uma bebida. 

Museu Magritte - Aqui houve uma confusão, eu tinha falado ao Carlos de ver a Casa Museu Magritte e ele comprou bilhetes para o museu Magritte. O primeiro é na casa onde o pintor viveu o segundo fica situado ao lado dos Museus Reais de Belas Artes. É o Museu com a maior colecção do artista, cerca de 250 obras expostas em 3 andares. Gostei bastante de conhecer mais do homem por detrás do pintor. Senti porém que faltavam algumas obras mais emblemáticas para ser mesmo «top». Em compensação tinha vários pintores amigos expostos e um Miró. A Constança adora ver quadros e museus mas por vezes ainda tem alguma dificuldade com o silêncio. Dicas: Não levar malas de senhora grandes ou mochilas, que terão de ser deixadas nos cacifos gratuitos. Eles são muito rigorosos com esta regra. É permitido fotografar sem flash.

Place du Jeu de Balle e Marroles - Brocantes, Lojas Vintage, mercado de antiguidades e galerias de arte. Incluo sempre visitas destas nas minhas viagens, adoro mercados de antiguidades como vou falando por aqui. No entanto esta zona de Bruxelas consegue ter uma atmosfera única. Lojas com coisas lindas, alguns brinquedos da minha geração ainda nas embalagens originais, stocks de fábrica antigos (os meus preferidos) e móveis; loiças; livros; candeeiros; discos e até roupa em segunda mão. No mesmo bairro, galerias de arte com pinturas e esculturas modernas e lojas mais alternativas. Há uma vibe artística e boémia e eu senti-me no paraíso. Pudesse eu trazer móveis no avião. Dicas: As lojas Calaveras e Ticky Tacky têm as coisas mais originais, muitas coisas mexicanas da Frida Kahlo, enfeites para a árvore em chapa pintada de cores garridas, carimbos em forma de peão, acessórios para bicicleta, livros, stickers, um mundo de coisas originais. Do lado direito da Place Jeu du Balle há uma loja com stocks de fábrica de brinquedos vintage, roupas e sapatos. Comprámos umas galochas amarelas novinhas para a Constança que ela adorou. 

Para o próximo post deixo o Museu da BD, que merece o devido destaque! Não deixem de seguir!

Outros posts de Bruxelas: 1; 2 e 3.

Poderão gostar também de outras viagens com ela - Viagem à MadeiraSaïdiaa Paris e a Amesterdão

Já nos seguem aqui no Instagram?

4 comentários:

  1. Que fantástica viagem, Vanessa! Tudo o que vi em fotos iria também visitar, principalmente o museu de Magritte!
    Adorei essa postagem, tenho alguns blogs de viagens que acompanho, adoro.
    Beijo uma bom fim de semana! Agora... é vita real, sem as festas e fantasias. rss

    ResponderExcluir
  2. Olá Tais, realmente foi muito boa esta viagem embora curta. Ainda bem que gostou de viajar connosco.

    Sim, acabaram as férias de Natal. Amanhã é dia de reis mas os miúdos já recomeçam as aulas e nós a labuta diária.

    Muitos beijinhos,
    Vanessa Casais

    ResponderExcluir
  3. Que lindas fotos e deve mesmo ser linda demais essa viagem! Gostei de ver! beijos, chica

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Chica! Foi mesmo.

    Bjs,
    Vanessa casais

    ResponderExcluir