30.12.19

Bruxelas - O que comer e beber


Já esperava gostar de muita coisa mas confesso que não esperava gostar de tudo! Foi dos países que visitei até hoje onde comi melhor, melhor do que em Paris! 

Começando do início, marcámos com antecedência (aconselhamos) mesa num restaurante cuja especialidade era Moules (mexilhões) que eles servem num tachinho cheio de molho e que pode ter vários temperos e variedades. Como adoramos a versão portuguesa (Moules & Gin) achámos que valia a pena ir a um bom restaurante. Le Chou de Bruxelles já ganhou vários prémios e tem mais de vinte variedades de Moules. No entanto um tachinho teria dado para os dois pois a dose é bastante generosa. É acompanhado da típica batata frita grossa. O ambiente do restaurante é giríssimo com imensas fotos de famosos e de Jacques Brel, bem como caricaturas do Tintin e miniaturas do Manneken Pis (o famoso menino que faz xixi). O restaurante dispõe de menu infantil. Achei imensa piada aos guardanapos com a bandeira e às gomas com o formato do menino na altura da conta.

Exceptuando este e o último dia, comemos muita street food em roulotes e barraquinhas que existem por toda a cidade. Imagem o seguinte cenário, andar a pé com o carrinho de bebé, sem guarda chuva, mais de 20 minutos, chuva miúda mas um ar tão gelado que não sentíamos a ponta dos dedos e nariz, e chegarmos a uma barraquinha que servia chocolate quente, vinho quente, batatas e almondegas, foi tão bom como encontrar um oásis no deserto. O vinho quente primeiro estranha-se mas depois entranha-se. Sabe bem com o frio e o sabor a especiarias remete para o Natal. O chocolate quente é maravilhoso sobretudo se for a acompanhar uma waffle acabadinha de fazer. Aliás em Bruxelas todos os doces são maravilhosos, passando pelos macarrons e acabando nos chocolates. As lojas de bombons e tabletes artesanais populam a cidade. Em todo o lado se pode comprar o fantástico chocolate belga e em alguns locais podemos pedir para fazer a gosto.

Comemos também uma variante de Chicons au gratin (Endívias gratinadas) no mercado de natal na Place Sainte-Catherine, servidos numa massa tipo creme estaladiço, eu comi de cogumelos selvagens e o Carlos de vários queijos. É maravilhoso, quente e reconfortante como a comida das nossas mães. 

Em relação ao café é bom mas caríssimo, o preço médio de um café anda nos 3/4€. No entanto no supermercado o preço é semelhante ao nosso e descobri um descafeínado longo para a Dolce Gusto que não há cá e é fabuloso (infelizmente está no fim). 

Em relação à cerveja e apesar de não ser a maior apreciadora gostei bastante. Experimentámos uma de Natal no Delirium, um bar enormíssimo que fica em frente à Jeanneke Pis (a menina que faz xixi) e que tem praticamente todas as cervejas do mundo.

No último dia, depois de passearmos pela Place du Jeu de Balle almoçámos por ali no restaurante In Den Blauwe Lemmen, despretensioso mas caseiro, com decoração e música vintage, económico e com um atendimento 5 estrelas. Foi lá que provámos a famosa Carbonnades Flamandes (carne refogada em cerveja belga) e que estava uma delícia. 

Seguramente fomos muito felizes em Bruxelas em grande medida graças a esta variedade gastronómica fantástica. Só não engordámos nada porque andámos cerca de 7 kms por dia. 

Trouxemos a mala cheia de waflles e chocolates! Espero que estejam a gostar de viajar connosco e curiosos pelos próximos posts!

Pode gostar também destes posts: 1; 2 e 3.

Poderão gostar também de outras viagens com ela - Viagem à MadeiraSaïdiaa Paris e a Amesterdão


Já nos seguem aqui no Instagram?

10 comentários:

  1. Belas fotografias destas fantástica cidade e aproveito para desejar um Excelente Ano de 2020 cheio de coisas boas.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderExcluir
  2. Adorei o blog. Vou segui-lo.
    Feliz ano novo. Te espero no
    meu.
    Beijos, muitos.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Vanessa! Espero que as Festas foram ótimas pra você! Aliás, já vi que foram. Adorei as fotos, mas vi que a temperatura aí mexeu com seus dedos, aqui foi um horror, 39 e 40 graus durante as festividades. Era no ar condicionado direto. E isso que moro no sul do Brasil, grudada na Argentina, foi fora de série.
    Bem, amiga, desejo um Ano muito feliz para você e os seus queridos, muita paz, alegria e saúde. Gostei muito da tua postagem!
    Beijo, até breve!

    ResponderExcluir
  4. Quando lá estive o que comi mais foi sem dúvida waffles, adoro e eram tão boas! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  5. Tudo tem um ar delicioso. Creio que também iria gostar.
    Que o ano de 2020 lhe traga dias cheios de harmonia, amor e saúde para si e para todos os que ama.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  6. Tais muito obrigada pelos seus votos. Desejo tudo de bom neste novo ano.

    Beijinhos,
    Vanessa Casais

    ResponderExcluir
  7. Inês adorei a comida. No próximo fim-de-semana vou tentar criar a carne guisada em cerveja. Já comprei a cerveja belga e tudo!

    Beijinhos e bom ano,
    Vanessa Casais

    ResponderExcluir
  8. Graça muito obrigada pelos seus votos que retribuo.

    Beijinhos,
    Vanessa casais

    ResponderExcluir
  9. Quero desejar um grande e feliz ano de 2020.

    Kique

    Hoje em Caminhos Percorridos - Junta-te à Petição

    ResponderExcluir
  10. Obrigada Kique, retribuo os votos de um ano feliz!

    Beijinhos,
    Vanessa Casais

    ResponderExcluir