29.3.21

Mercado

 


Ir ao mercado ao Sábado de manhã tornou-se um daqueles hábitos bons. Parece que todas as semanas encontro alguma novidade para dar cor e sabor aos nossos dias. 

São paragens obrigatórias para mim, as bancas de flores e bolbos, a dos chás e ervas aromáticas. Depois, seguimos para a dos bolos ao peso e escolhemos um sortido para o fim-de-semana. Passamos na dos passarinhos e na das galinhas e coelhinhos para a Constança ver (e a mãe também 😜). Terminamos na do pão com chouriço acabadinho de fazer. Frutas e legumes agora evito, até porque temos o cabaz da @fruta_feia.

Depois, há aquelas bancas do só quando é preciso. Como a do senhor dos alhos que vende três sacos pelo preço de dois e que me ensinou o excelente truque de os guardar no frigorífico (não apodrecem, não se estragam e duram meses). Ou o da carrinha do leitão assado que tem produção própria. Ou ainda a dos frutos secos ou a dos queijos.

Esta semana, trouxe ovos de pata para experimentar. São maiores, nomeadamente a gema, mais consistentes e muito saborosos quando estrelados. 

No mercado de Tires à desinfecção à entrada, uso obrigatório de máscara e polícias a controlar a situação. As bancas de roupa, livros e outras utilidades não estão e por isso as restantes foram espalhadas pelo recinto evitando aglomerações. Há muito espaço e todos cumprem as regras. Sinto-me sempre segura. 

E por aí, há fãs de mercado ou preferem ir ao super?


Já nos seguem aqui no Instagram?

8 comentários:

  1. Adoro mercados, mas aqui desde março de 2020, nenhuma compra presencial. Uso apenas tudo on line. Adorei passear contigo no mercado.Belas fotos e alegres flores e bichinhos...beijos, ótima semana,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na primeira quarentena também fiz só compras online. Ainda faço muitas mas ir ao mercado serve para sairmos uma vez pro semana. Está sempre arejado e com distancia e com isto tudo já plantei mais flores no jardim do que noutro ano qualquer hehe

      Beijinhos Chica e muita saúde,
      Vanessa Casais

      Excluir
  2. Gosto de mercados mas não tenho ido. Não gosto da parte onde têm animais, detesto vê-los naquelas pequenas gaiolas, não consigo.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os animais no mercado de Tires vendem para alimentação mas também para criação. A minha sogra chegou a ter galinhas de lá. Não ficam sempre em gaiolas, são criados ao ar livre. Os ovos comprados lá são totalmente diferentes daqueles de supermercado. Eu não sou capaz de comprar um animal assim para comer, apegava-me a ele. Mas no fundo sei que estes vivem uma vida muito mais natural que os de galinheiro industrial.

      Beijinhos e boa semana,
      Vanessa Casais

      Excluir
  3. Belas fotos. Pelo menos sempre distrai o espirito e o olhar.
    .
    Cumprimentos poéticos.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Rycardo. Passamos as semanas em teletrabalho e ensino à distância tem sido de loucos. Prefiro um mercado a um super por ser mais espaçoso e ao ar livre. E sim, dá para distrair.

      Beijinhos e boa semana Santa,
      Vanessa Casais

      Excluir
  4. Olá, Vanessa, gostei muito dessa bela postagem, e agradeço pela partilha.
    Uma boa semana, com saúde e paz.
    Abraço

    ResponderExcluir