16.2.21

Passeio a Bucelas


Nestes tempos que agora vivemos, do que mais sinto falta é de passear. Portugal tem sítios lindíssimos para explorar e descobrir. Belas vistas, petiscos e vinhos para saborear com calma e devagar. Deixo-vos um passeio que fizemos em Outubro a Bucelas, cheio de vinhas e paisagens verdejantes que nos enchem o olho e confortam a alma. Espero que gostem de viajar connosco.

Decidimos ir a Bucelas almoçar num dia de férias ao Restaurante Chão do Prado, que conheci há uns anos com os meus pais. É um dos melhores restaurantes da zona, com comida maravilhosa, bom atendimento e uma paisagem maravilhosa. A cozinha é uma mistura de portuguesa, africana e indiana, que resulta num twist único e original que casa bem com o tradicional arinto da região de Bucelas. Recomendamos para entrada os croquetes de touro e as chamuças de coelho. A fatiota de coelho é o prato estrela, mas o caril é igualmente bom. Situado na Quinta Chão do Prado que também produz vinhos, podem optar por almoçar lá dentro ou, como nós, na esplanada com vista para a vinha. Levei o meu livro, uns postais para escrever e o meu caderno de apontamentos. A Constança tinha a sua Frozen. Soube bem inspirar bem fundo e descontrair. Acabámos por trazer para a nossa adega um colheita tardia, que nos pareceu muito bom. Por coincidência, encontrámos ali a almoçar a Sónia Justo, também conhecida por Lovely Lisbonner, que é da zona. Eu tinha lido um post dela sobre Bucelas e tinha tentado agendar umas visitas a adegas da parte da tarde, sem grande sucesso. Decidimos seguir caminho mesmo sem marcação.

Depois de almoço, fomos assim visitar a Quinta de Murta - The Wine of Shakespeare. A quinta, que também aluga o espaço para eventos, fica no meio de um vale e tem uma paisagem de cortar a respiração. Confesso que fiquei muito intrigada com este vinho quando conheci um pouco da sua história no site. Reza a história que o vinho de Bucelas é apelidado de príncipe dos vinhos Portugueses por ter sido cultivado e produzido pelos romanos há mais de 2000 anos. Que terá sido o único branco de Portugal durante muitos séculos, sendo inclusivamente o vinho das Descobertas (porque se mantém por mais tempo) e também muito apreciado nas cortes. 

«No tempo de Shakespeare, Bucelas tornou-se popular em Inglaterra, principalmente na corte. Designado "Charneco", devido ao nome que se dá à zona de Bucelas, é mencionado por Shakespeare na 2ª parte da peça Henry VI, publicada em 1594.
O Duque de Wellington, no tempo que passou em Portugal devido à guerra peninsular, permaneceu a maior parte em Bucelas, de onde se tornou costume enviar vinho para o rei Jorge III, que este usava diariamente de forma medicinal.
A propriedade da Quinta de Murta, localizada nas Colinas da reduzida região demarcada de Bucelas, está rodeada por uma das principais estradas romanas que atravessam Portugal e muito próxima da última fortificação Anglo-Portugesa contra as tropas de Napoleão.» Fonte página da Quinta aqui

Na verdade, os visitantes podem fazer esse percurso pela estrada romana ou, simplesmente fazer uma prova de vinhos (valor 10€ por pessoa). Nós não tivemos coragem de descer a colina. Confesso que achei os tintos demasiado leves e pouco encorpados. Gostei, porém, dos brancos secos, levemente frutados e adstringentes, a pedir uma mariscada numa shakespeariana noite quente de Verão. 

Quando as coisas melhorarem, e as medidas assim o permitirem, sigam esta sugestão! Tomem nota que não se vão arrepender. 

Já nos seguem aqui no Instagram?

33 comentários:

  1. É sempre tentador partir à descoberta da natureza.
    Abraço amigo.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Juvenal! Obrigada pela visita.

      Vanessa Casais

      Excluir
  2. Fotos lindíssimas que elogio e aplaudo
    .
    Saudação poética
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Rycardo. Sempre uma simpatia.

      Boa semana!
      Vanessa Casais

      Excluir
  3. Olá. Cá estou eu, agradecendo desde já a visita ao meu blog. Passo também a seguir este (sou a #288).
    Voltarei.
    Beijinhos
    Coisas de Feltro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela visita e por seguir.

      Até breve,
      Vanessa Casais

      Excluir
  4. Deve ser um lugar adorável. Lindas fotos. Imagino o sabores e aromas da região. Bj ótimo dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um ´sitio lindo e nesta altura em que o verde e as paisagens fazem tanta falta, sabe bem recordar.

      Obrigada pela visita,
      Vanessa Casais

      Excluir
  5. Belas tuas fotos, passeio e sugestão! Adorei ver! beijos, chica

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pela visita! Portugal tem imensos lugares lindos para visitar, especialmente no norte! Um belo passeio que ainda deu para dar no fim do ano passado. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por aqui Bella estamos mesmo confinados agora, só mesmo recordar para matar saudades.

      No Norte há sítios maravilhosos e eu conheço tão pouco. Ótima sugestão.

      Beijinhos,
      Vanessa Casais

      Excluir
  7. Belas fotos da turnê Portuguesa.
    O turismo de natureza é incrível. Saudações da Indonésia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo! Portugal tem sítios lindos para descobrir. Imagino que a Indonésia também.

      Obrigada pela visita,
      Vanessa Casais

      Excluir
  8. Que fotos lindas e o lugar parece ser incrível!
    Que bom que pode passear, é tão bom momentos assim ♥
    Adorei seu blog :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Obrigada pela visita e volte sempre!

      Boa semana,
      Vanessa Casais
      https://primeirolimao.blogspot.com/

      Excluir
  9. sao fotos lindas e as cores desse verde é lindo a natureza ela é mesmo bonita bjs saude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo Isa, e faz tanta falta o verde agora.

      Beijinhos e muita saúde também,
      Vanessa Casais

      Excluir
  10. Olá, Vanessa!

    Como vai? E a família? Eu estou bem e em casa, mesmo com sol, hoje. Ando fazendo umas arrumações por aqui. É uma tarefa que me agrada fazer.

    Já sei que este passeio foi em outubro (os meses do ano, agora, já não se escrevem com letra maiúscula), mas ainda estava um tempo relativamente satisfatório, embora o 5 de outubro tenha sido um dia horrível e frio.

    Conheço Bucelas, razoavelmente, até pke moro na zona norte de Lisboa e já fui almoçar algumas vezes aí, mas não conheço este restaurante. Não gosto de comidas mto condimentadas e com muita mistura gastronómica, portanto, prefiro sempre pratos mais simples. Gosto de uma boa entrada, mas não complexa, e depois come-se menos, acho eu. Não gosto de restaurantes típicos com tetos em madeira nem cornos pendurados nas paredes. Enfim, prefiro ambientes claros e soft(s).

    As fotos estão muito interessantes e nota-se pelo seu sorriso que estava feliz com a sua filha no colo, ambas com máscara. É uma zona campestre ou campo-cidade mto agradável.

    A mim não foi preciso pedir que seguisse o seu blogue, visto que já o sigo há algum tempo, embora nem sempre seja retribuída, mas eu costumo dar sempre mais do que recebo. Além do mais, eu posto só uma vez por mês e para quem posta duas vezes por semana, vamos imaginar, o meu blogue dá poucas oportunidades, contudo eu comento muitos blogues e várias vezes, portanto, eu é k fico em desvantagem.

    Os blogues para terem êxito têm de obedecer a "regras" e muitas pessoas não as aplicam. Se costumam dar resposta aos comentadores, devem dar resposta a todos e não aos dois ou três primeiros. Andar com atenção a propósito de aniversários e eventos, que para as pessoas significam muito. Estar doente é outra das coisas a k devemos estar atentos, sobretudo em gente mais idosa, pois eles sentem-se acompanhados com as nossas palavras. Enfim, é preciso dar muito de nós aos outros, pke a vida é curta e os filhos não são sempre pequenos. Eles crescem e "voam" e depois os pais ficam de "orelha caída", mas este é o normal funcionamento da sociedade.

    Beijos e bom domingo. Saúde, também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Céu. Perdi-me nas suas palavras apesar de gostar sempre de as ler. Na verdade, este passeio foi em Outubro (ainda resisto ao novo acordo em algumas coisas)e parece que foi há uma eternidade. Como já lhe disse anteriormente os passeios que por aqui partilho foram as saídas que fiz ao longo de todo o ano. Os restantes dias fiquei com a filha pequena em casa e em teletrabalho. Sinto muita falta de sair para trabalhar, de estar com amigos e família e sobretudo de respirar ar puro sem a máscara. No entanto a realidade atual é esta e temos de respeitar as medidas que neste momento passam por não sairmos de casa.

      Não sei há quanto tempo me segue, mas este blog já tem mais do que 11 anos. É um local de partilha, em que dou de mim mas também um álbum de memórias para os meus filhos e enteadas (somos 6 cá em casa). Não conheço as regras dos blogues de que fala, mas, até por educação, procuro responder sempre aos comentários todos mediante a minha disponibilidade. Se algum dia saltei algum foi por lapso.

      Desejo-lhe uma boa semana e muita saúde Céu.

      Beijinhos,
      Vanessa Casais

      Excluir
  11. Vanessa,

    O meu comentário, para além de extenso, parece um "sermão", mas nada disso. Eu gosto de escrever muito e de pôr os pontos nos "iis", ou seja, gosto de fazer um comentário com "pés e cabeça" e que toda a gente entenda. Além do mais, nunca tenho pressa, pke qdo venho para a Internet comentar é para fazê-lo com alma e sinceridade.

    Fique bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu confesso que desta vez me perdi um bocadinho.

      Fique bem também.

      Excluir
  12. Que lugar lindo! Confesso que também é algo que sinto muitas saudades: passear, conhecer sítios novos, sem medos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não ter medo era tão natural em nós. Dificilmente viveremos de igual modo.

      Boa semana!
      Vanessa Casais

      Excluir
  13. Bucelas é um lugar lindo e com bom vinho... Gostei das fotografias.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Muito obrigada pelas palavras e pela visita.

      Beijinhos,
      Vanessa Casais

      Excluir
  14. Não conheço mas fiquei curiosa! Que bonitas fotos
    http://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um sítio lindo Magda, merece a paragem.

      Beijinhos,
      Vanessa Casais

      Excluir
  15. Bucelas é um lugar muito bonito, embora não conheça a fundo...
    Adorei a sugestão aqui deixada. Procurarei conhecer numa próxima vez, em que por lá passe.
    E as fotos estão fantásticas! Deve ter sido um dia super agradável!
    Beijinhos! Continuação de uma boa semana!
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Ana. Obrigada pelo carinho.

      Boa semana,
      Vanessa Casais

      Excluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Vanessa, vim avisar que acaba de entrar céu teu. Obrigadão! Aqui está:
    http://ceuepalavras.blogspot.com/2021/06/blog-post_14.html

    beijos, chica, linda semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh Chica só vi agora. Obrigada pela partilha!

      Beijinhos,
      Vanessa Casais

      Excluir