O arroz Bom Sucesso é proveniente da Lezíria Ribatejana, uma região de grandes várzeas na foz do Rio Tejo. Esta é uma das últimas regiões húmidas preservadas e naturalmente protegidas de Portugal. Terras de aluvião, ricas e férteis, alagadas periodicamente pelos rios que transbordam o leito. Planícies verdejantes extensas, de amplos horizontes atravessados pelos touros bravos e cavalos lusitanos, mas também por inúmeros insectos, lontras e aves. As charnecas reúnem uma extraordinária biodiversidade fazendo parte da Reserva Natural do Estuário do Tejo e da Sítios Ramsar, um local de importância mundial na Covention on Wetlands.
O plantio de arroz surge no séc. XIII, durante o reinado de Dom Dinis, o Lavarador. Durante o séc. XVIII foram criados incentivos à produção nos principais estuários. E no fim do séc XIX com a introdução de novas regras dá-se uma enorme expansão e surgem diferentes variedades. Portugal é hoje o terceiro maior produtor e o maior consumidor de arroz da Europa, com 15 kgs por pessoa por ano.
A história desta marca é fascinante. Surge em 1997, quando um grupo de 10 dos mais importantes orizicultores que decide unir-se para produzir e comercializar um arroz de excelência, com qualidades únicas e fazê-lo a um preço justo. A rentabilização dos meios e o espírito de solidariedade atraiu novos agricultores, chegando aos 50 associados e 5300 hectares. A qualidade destaca-se tanto que o produto é exportado para diversos mercados internacionais mas também utilizado em empresas tão exigentes como a Danone/Milupa ou a Béneo-Remy, na preparação da sua alimentação infantil.
O arroz Orivárzea é o único arroz em Portugal que dá garantias de ter sido produzido com ausência de aplicação de insecticidas e exclusivamente com herbicidas selectivos e bio-degradáveis, que não apresentam resíduo no produto final. Além disso está creditado quanto ao seu sistema de gestão da qualidade pelas normas ISO 9001:2008 e pelo Sistema HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Point). O arroz Bom Sucesso é o único produzido na Europa que é certificado. Para além de ter sido distinguido pelo quinto ano consecutivo como Sabor do Ano é o escolhido por diversos Chefes da Cozinha mais proeminentes em Portugal.
No fim-de-semana fizemos um arroz de marisco (receita da Bimby - aproveitamos sempre para cozer uns mexilhões na varoma ao vapor, ao mesmo tempo) com o arroz agulha e ficou excelente. O arroz agulha coze mais rapidamente mas não absorve tanto, ficando solto e seco. Mesmo no dia seguinte havia caldo no arroz de marisco, como aliás se pode ver nas fotos.
Por acaso conhecia a marca mas sabia muito pouco sobre a sua origem! :) E a receita que fizeste tem bom aspeto :b
ResponderExcluirUm beijinho*
http://by-pattyy.blogspot.com/
Olá Patty, curioso não é? Fico muito orgulhosa da qualidade deste arroz nacional.
ResponderExcluirBeijinhos,
Vanessa Casais
Oii Vanessa,
ResponderExcluiradoramos a postagem, não conhecíamos a marca, mas achamos uma história interessante, deu água na boca a receita.
Que blog lindo, amamos seu cantinho, estaremos sempre olho ein, já começamos a seguir.
Beijos
VOU ARRASAR BLOG
It seems interesting! I love rice!
ResponderExcluirWhat about following each other?
The World Of A Vet
Bloglovin
Instagram
Dei uma vista de olhos e gostei do seu blogue.
ResponderExcluirobrigado pela sua visita, também já a sigo.
Vanessa, tenha um bom fim de semana.
Beijo.
Quem não gosta de um bom arroz? Esse tem bela história! Valeu! bjs, chica, tudo de bom!
ResponderExcluirNão conhecia a marca, os pratos ficaram lindos!
ResponderExcluirBeijos,
www.tammycezaretti.com.br
Penso que já comi desse arroz.
ResponderExcluirIsabel Sá
Brilhos da Moda
Também aprecio esse arroz e a parte histórica do mesmo, que desconhecia.
ResponderExcluirBoas iguarias por aqui.
Beijinhos e bom final de semana.