10.5.20

Cozinhar e comer na quarentena



Nesta quarentena podemos queixar-nos de muita coisa, da falta da família, da nossa liberdade, de viajar, de estar com os amigos, mas não podemos queixar-nos de ter comido mal. Temos feito as ementas mais criativas, mesmo quando não entregavam as compras em casa com tanta frequência. Nessa altura fizemos pão inúmeras vezes, simples, com sementes e até com chouriço.

Desperdiçámos muito pouco. Da beterraba em excesso fizemos pickles; das nêsperas demasiado maduras e feias fizemos um doce com uma cor âmbar simplesmente delicioso. Usámos sardinhas enlatadas em tomate picante que tínhamos em stock em tostas com pimentos tipo bruschetta. Fizemos pizzas caseiras e arroz de pato com laranjas do jardim. Gratinámos cogumelos recheados com carne picada de restos. Recriámos um prato que adoramos Belga e que comíamos no restaurante com o mesmo nome em Cascais - Moules and Gin. Com os restos dos ovos da Páscoa e alguns smarties fizémos biscoitos. 

Sempre que o tempo permitiu almoçámos fora (no jardim) e até nos churrascos já nos estreámos. Assámos frango, maçarocas, ananás. Temos sardinhas para fazer. Nos dias de chuva alternámos rolos de carne com douradas, red fish ou robalo no forno. Lá fora também começámos a nossa horta. Estão a crescer inúmeras alfaces, couves e os tomateiros que os pássaros não bicaram. 

Alternámos a comida saudável, peixe grelhado e saladas fartas com comida de conforto como lasanha e hambúrgueres em bolo do caco. Não falta fruta ao pequeno-almoço, à sobremesa, ao lanche ou entre refeições e de vez em quando, mas raramente, há gelatina, gelado, pipocas ou um bolo caseiro. Mas contámos sempre com a frescura dos cabazes de frutas e legumes da AM Frutas

Tenho conseguido equilibrar e ao contrário de aumentar até perdi peso nesta quarentena. Fazemos ginástica diariamente todos (na maior parte das vezes, que o Afonso às vezes balda-se). 

E por aí têm comido bem? Variado as ementas? Esvaziado a despensa e evitado o desperdício? Espero que este post vos inspire. 


Já nos seguem aqui no Instagram?

8 comentários:

  1. Tenho passado a quarentena na casa dos meus pais e aqui são pouquissimos os restaurantes que têm takeaway pelo que as refeições têm sido todas feitas em casa... mas ao menos há tempo para se ser criativo e experimentar na cozinha ��

    Um beijinho *

    http://by-pattyy.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Posso-me queixar de muita coisa nesta quarentena, mas não de falta de comida...toda eu cresci com esta quarentena...e preciso de ter mão nisto, mas vejo fotos e fico com fome...aiiii jasus!

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Os pãozinhos com chouriço parecem deliciosos.
    Um enorme degustar!
    Megy Maia🌈

    ResponderExcluir
  4. Isto é que foi aproveitar a quarentena para cozinhar. Apetece passar aqui só para também os olhos comerem…
    Um bom fim de semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  5. Patty eu confesso que até prefiro comida caseira. Mas às vezes sabe bem variar.

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  6. Nada hehe como eu compreendo!

    Beijinhos,
    Vanessa Casais

    ResponderExcluir
  7. Megy Maia estavam mesmo bons.

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  8. Graça Pires que bom hehe. Pois tem sido cozinhar e comer muito bem.

    Beijinhos,
    Vanessa Casais

    ResponderExcluir