26.4.20

Lar doce lar


Nunca me dediquei tanto tempo seguido a esta casa e já cá estou há uns aninhos. Tantos pequenos projectos foram sendo adiados, por falta de tempo e agora colocados no topo da agenda. 

Limpar e arrumar ajudam-me a manter a cabeça ocupada e a não pensar tanto. Por outro lado tornar o nosso cantinho mais agradável tornou-se imperioso já que os nossos dias são passados aqui a 100%. A isto juntam-se as limpezas de Primavera, trocas de roupeiros e sapateiras. Ver o que serve e não serve aos miúdos. Não há vendas na Kid-to-Kid mas há desapego solidário. Doar nunca fez tanto sentido. 

Não saio de casa há 45 dias e em quase todos eles arrumei e limpei algum cantinho da nossa casa. Nos dias de trabalho e aulas sobram-me as horas de almoço e o final da tarde. Nos fins-de-semana é a loucura e o Carlos alinha comigo e já cimentou e pintou paredes, pendurou quadros, colocou silicone na banheira, desmontou e montou móveis. Já tirámos a ferrugem de varões e pintámos, impermeabilizei a cortina da banheira, limpei todos os sapatos de nobuck. Lavei edredões, almofadas e um sem número de roupas. Projectos mais pequenos até já perdi a conta como trocar lâmpadas, colocar calços nas cadeiras, mudar plantas de vasos, tratar do jardim, plantar coisas, coser botões e meias. 

Por outro lado temos feito algumas compras que andávamos há imenso tempo  a adiar, um frigorífico, um cesto para a roupa, uma pistola de silicone, as almofadas das espreguiçadeira e para breve talvez a televisão. Coisas que fazem falta mas que nunca priorizámos. As férias que não iremos ter com os miúdos darão para estas coisas e aumentam substancialmente a nossa qualidade de vida. 

O que mais me surpreende no entanto é a quantidade de coisas que encontramos por fazer e a satisfação que isso nos traz. 

Por fim temos encontrado em cada arrumação um sem número de tesouros que não recordávamos ter. Molduras, quadros, DVD's, vasos, hoje até um liquido de limão para o aspirador encontrámos na arrecadação. Estamos empenhados em minimizar, destralhar e arrumar e fazemos caixas e caixas de coisas para dar. A roupa vai para os contentores próprios e alguns amigos, os quadros para outros amigos, a roupa de bebé para uma conhecida que vai ser mãe pela 4ª vez. 

Menos é mais, e um espaço arrumado e cuidado, exige menos manutenção, dá-nos outro alento, faz-nos mais felizes. 

E por aí, também andam em arrumações?


Já nos seguem aqui no Instagram?

18 comentários:

  1. As arrumações passaram a fazer parte do dia a dia de todos.
    Boa semana

    ResponderExcluir
  2. Splendor spray ser para quê/
    Boa semana.
    Liliane

    ResponderExcluir
  3. Olá Vanessa
    Esse tempo em casa é ótimo para fazer arrumações. Gostei da sua postagem. Bjs querida.

    ResponderExcluir
  4. Olá Vanessa,
    Este tempo é propício a essas arrumações e tudo o que enumerou, que nos tempos de trabalho ativo e com crianças é muito mais difícil.
    Fiz muitas dessas coisas e remodelações em casa, quando me aposentei há oito anos.
    Mas claro, há sempre muita coisa para para fazer ajudando-nos assim a lidar melhor com o confinamento.
    Gostei do seu Blogue.
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderExcluir
  5. Passamos a ter tempo pra gente..e isso é tão bom! ♥

    ResponderExcluir
  6. O teletrabalho não deixa muito tempo livre.
    Tenho feito alguma coisa, mas tu superas-me e muito.
    Beijinho e boa semana.

    ResponderExcluir
  7. Pedro Coimbra nem mais! Por aí andam um (ou vários) passos à frente!

    Boa semana,
    Vanessa Casais

    ResponderExcluir
  8. Boa semana Francisco Oliveira!

    Vanessa Casais

    ResponderExcluir
  9. Liliana de Paula o Splendor Spray é um impermeabilizante de sapatos de nobuk que utilizei para impermeabilizar a cortina de duche que é de tecido e antiga.

    Boa semana,
    Vanessa Casais

    ResponderExcluir
  10. Lucinalva é mesmo! Ajuda a manter a cabeça ocupada.

    Beijinhos,
    Vanessa Casais

    ResponderExcluir
  11. Ailime obrigada pela visita e pelo seu comentário!

    Boa semana,
    Vanessa Casais

    ResponderExcluir
  12. Rafaela Ribeiro,

    Eu abdico um pouco de mim em função dos miúdos, não me sobra muito tempo agora que voltaram às aulas, mas sinto que também não falta o que é óptimo.

    Beijinhos,
    Vanessa Casais

    ResponderExcluir
  13. Magui é uma reacção ao meu stress, é uma forma de lidar com tudo e pensar o menos possível.

    Beijinhos e boa semana,
    Vanessa Casais

    ResponderExcluir
  14. Temos também arrumado e organizado o que antes não tínhamos tempo
    Beijinhos 😊 , Damsel.me-Clique Aqui

    ResponderExcluir
  15. Eu tive só uma semana de quarentena, mas já di uma organizada em varias coisas que antes não tinha tempo.
    Beijos.

    byglamour.com

    ResponderExcluir
  16. Ao menos que a quarentena sirva para a pessoa fazer o que nunca tem tempo. Que bem o soube aproveitar…
    Um bom fim de semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir