20.2.20

Objectivos 2020


Prometi partilhar os meus muitos objectivos para 2020 e vou procurar fazê-lo em diversos posts. Dos mais aos menos importantes, todos contribuem para um todo e fazem sentido para aquilo que procuro alcançar. 

Este ano decidi fazer mais programas com os miúdos, brincar mais com eles diariamente e ler mais com e para eles. Vou partilhando muitas actividades que fazemos por aqui (desde sempre) e apesar de ser uma mãe bastante presente sinto sempre que posso melhorar.

Outras das decisões é ser mais solidária. A nova escola do Afonso tem muitas iniciativas deste género e em Janeiro participei com uma amiga num jantar solidário a pessoas carenciadas. Contribui igualmente com livros que herdei da minha avó para uma campanha de angariação da Déjà-Lu. Comprei livros e participei também noutras vendas solidárias que ajudei inclusivamente a divulgar. Ser activo na comunidade é tão importante e pode ser tão gratificante. 

E como nenhum homem é uma ilha, tomei igualmente a resolução de estar mais com os amigos e com a família. Apostei nas refeições em casa no mês de Janeiro que é sempre um mês complicado. Mais outra das resoluções foi fazer pratos temáticos, e já fizemos dois belgas: Carbonnade Flamande (carne guisada em cerveja belga que consegui encontrar na Makro) e Moules com molho Thai (feitas na Bimby, cozidas na Varoma) estava tudo maravilhoso. É que as viagens não se devem esgotar no ir e vir. Há tudo aquilo que trazemos connosco, nos acrescenta e enriquece e devemos integrar no dia-a-dia se fizer sentido. 

A minha alimentação voltou a mudar porque tinha de ser mas já fazia parte das resoluções de 2020 alterar certas coisas. Substitui o leite de soja por aveia; deixei (quase) de comer carnes vermelhas; introduzi pelo menos 2 pratos vegetarianos por semana; procuro beber ainda mais água; comer mais fruta (uma batalha antiga). O Carlos alinha nisto comigo o que é bom. Temos sido criativos com os pratos vegetarianos: hambúrgueres de feijão; risotto de cogumelos; empadas de legumes; bruchetas de ovo escalfado e abacate (temos repetido imenso); omeleta de cogumelos; quiche de legumes. Há ainda tantos pratos na lista por experimentar!

Destralhar é outro objectivo grande deste ano. A minha nova máxima é que: menos é mais. Com menos conseguimos privilegiar a qualidade em vez da quantidade. Dedicamos menos tempo a arrumar e a limpar e mais a viver. Ora para concretizar este objectivo tenho outros, defini como meta destralhar 18 objectos no mínimo por semana. Privilegio as vendas online (tenho também objectivos de vendas mensais hehe) e as doações. Quando não faz sentido não vale a pena guardar. Este objectivo está por isso ligado ao da solidariedade. Como arranjar o jardim é outro objectivo, acabo por apanhar quase toda a fruta que temos, doar sacos de fruta é outra forma de sermos solidários.

Tratar de nós é um dos principais objectivos. Para além do meu exercício diário que mantenho e no qual inseri uma rotina de pesos e alongamentos, criei plafonds mensais para saúde e beleza e obriguei-me a fazer diversas rotinas que não fazia (e que às vezes ainda falham). Como muitas mães acabo por negligenciar tantas vezes este «me time». Agora tenho rotinas de cremes diárias, que vão das mãos, ao diário, sérum, noite, anti-olheiras e anti celulite. Faço também máscaras semanais, ou faciais ou cabelo. Quanto à saúde marquei já inúmeras consultas prioritárias e outras de rotina. Tenho ainda duas operações pendentes este ano de situações que tenho vindo a adiar.

Para conseguir contrabalançar estes momentos que se esperam mais difíceis este ano, pensei em fazer duas viagens que vão servir de estimulo a ficar boa e me vão ajudar na recuperação (pelo menos em termos psicológicos). Para que o orçamento chegue a todo o lado é importante cumprir metas de vendas e de poupança. Almoçar em casa todos os dias tem feito a diferença.

Nos próximos posts falarei mais sobre objectivos e das formas que arranjei para controlar as metas a que me propus e que foram imensas!



Já nos seguem aqui no Instagram?

2 comentários:

  1. Uma das grandes vantagens de Macau - ser muito fácil almoçar em casa todos os dias.
    Bfds

    ResponderExcluir
  2. Macau é um exemplo para todos nós agora.

    Beijinhos,
    Vanessa Casais

    ResponderExcluir