17.12.19

No reino da noite - Conto de Natal


Participei na Colectânea de Contos de Natal da Chiado Editora, pela segunda vez. O lançamento foi no Sábado, no Hotel Pestana Palace em Lisboa. É sempre um prazer enorme participar nestas colectâneas, porque encaro os convites como desafios, e porque para mim escrever é tão natural como respirar. O sitio já me diz muito, gosto do ambiente daquele hotel, das pessoas que partilham esta paixão e se cruzam. E muito embora os contos não sejam propriamente a minha narrativa de eleição, pela minha reduzida capacidade de síntese, sinto que estou a progredir.

Hoje partilho convosco o meu conto, espero que gostem. Foi inspirado numa miúda que sigo no Instagram e que também tem um blog aqui



«Rita nascera para a enfermagem. Não a querendo exercer em portugal emigrara para Inglaterra onde podia receber horas extra e fazer carreira. Inicialmente estar longe de casa fora uma bênção mas depressa se revelara um enorme desafio. Faltava-lhe a comida, o clima, mas sobretudo os seus. Porém, os dias passavam à velocidade da luz. Terminados os turnos não carecia de nada excepto uma cama, e essa era tão fofa em Londres como em Portugal. As férias de Verão eram sonhadas durante o ano. Já o Natal era diferente pois ficava sempre de banco.Rita não se importava. Conseguia desligar a saudade como separar o horror da humanidade. Se inicialmente escolhera esta profissão pro ser considerar sensível ao sofrimento alheio, sentindo verdadeiro apelo e vocação, rapidamente se apercebeu que para ser boa enfermeira tinha de ganhar distância à dor e gerir bem as emoções para não quebrar. Sangue e dejectos humanos eram simples matéria prima que tratava com desprendimento e desenvoltura. A matemática da profissão era outra, a dos sorrisos e vidas concertadas. Esse era o seu Natal.

Recentemente fora implementada rotatividade obrigatória no Hospital. As alterações feitas a alguns dias do Natal impossibilitaram conseguir um voo para casa. Passaria pela primeira vez a consoada sozinha em Londres. A colega de apartamento estava de turno. Inicialmente evitou pensar mas depois o assunto atormentou-a. Mais do que estar, Rita sentia-se só. Tinha 30 anos, era emigrante, sem marido nem filhos. Faltava-lhe o colo dos pais, irmão e sobrinhos tão intensamente que doía. Precisava de uma enfermeira para cuidar dela. Esta avalanche de sentimentos consumiu-a. Decidiu passear numa loja de caridade, os livros sempre a animavam, mas ao avistar contos de Natal debandou. Reparou então numa belíssima caixa, com enfeites reluzentes e um soldadinho perneta perfeito na sua imperfeição. Rita cedeu e começou a chorar, tanto, que a lojista lhe ofereceu um lenço e um enfeite. Rita não conseguiu recusar e trouxe um pingente igual ao da avó Margarida. Determinada, delineou um plano, decidida a ser a sua própria enfermeira. Pesquisou leilões de voo, procurou alternativas em conta. Nada. No plano B cozinharia bacalhau e ligaria à família por video-chamada, mas não encontrou bacalhau. No dia 24 tentou fazer sonhos mas fracassou e acabou por almoçar arroz com atum. À tarde estava tão deprimida a ver o Sozinho em Casa que chorou compulsivamente.

Quando a colega conseguiu trocar o turno e a obrigou a arranjar-se, Rita ficou reticente. Foram a um restaurante português em Piccadilly Circus, comeram cabrito, ouviram a Orquestra Sinfónica Portuguesa e brindaram com conterrâneos como se fossem família. Depois da videochamada para os pais adormeceu com o coração apaziguado. Contudo, quando pela manhã a campainha tocou e viu toda a família à porta, foi a loucura total. Conseguiram bilhetes e decidiram surpreendê-la. Foi o melhor Natal! Na mala a mãe trouxera bacalhau e fez um verdadeiro banquete. O que a profissão ensinara e Rita esquecera é que o valor das coisas é relativo. O que verdadeiramente importa fala baixinho ao coração.» in Natal em Palavras, Colectânea de contos de Natal Vol. II


Já nos seguem aqui no Instagram?


9 comentários:

  1. Olá, Vanessa, mais uma amiga de Portugal! Que bom!
    Teu conto é de muita sensibilidade, conheço algumas pessoas que o Natal para elas é um tormento, dor. É a única data ao meu ver que nos sensibiliza, pela nossa infância, pela música, pela decoração natalina que está em nós desde crianças. E muitas pessoas são sós e nesse dia de Natal sentem-se abandonadas. Mas teu conto teve um final muito feliz!! E gostei muito.
    Um beijo pra você e um 'lindo Natal em família'!

    ResponderExcluir
  2. Esqueci, rss, parabéns pelo NATAL EM PALAVRAS, sucesso!
    bj

    ResponderExcluir
  3. Gostei da sensibilidade do conto de Natal…
    Que tenha um Natal cheio de conforto e um ano de 2020 com tudo o que deseja.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  4. Um belo conto de Natal e muitos parabéns pela participação na colectânea.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderExcluir
  5. Que honra participar nesse livro! :) Achei o conto bem giro e cheio de significado. Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigada Tais Luso pela simpatia.

    Beijinhos do outro canto do mundo,
    Vanessa Casais

    ResponderExcluir
  7. Obrigada Graça.
    Agradeço e retribuo os votos.

    Beijinhos,
    Vanessa Casais

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigada pela visita e pelo comentário Francisco Oliveira. Bom Ano e boas leituras.

    Beijinhos,
    Vanessa Casais

    ResponderExcluir
  9. Obrigada Inês pelo teu feedback. Bom Ano Novo!

    Beijinhos,
    Vanessa Casais

    ResponderExcluir