O meu primeiro limão é com orgulho o meu primeiro blogue, é um diário aberto sobre a minha experiência com a maternidade, entre outras paixões.
16.11.12
15.11.12
13.11.12
Mundo giro, foi muito giro
No Domingo à tarde fomos até ao Mundo Giro, trocar brinquedos. O Afonso levou brinquedos de bebé e trouxe brinquedos de crescido: livros; puzzles; um dinossauro; dois carrinhos; chupas e gomas.
Nesta edição (anterior aqui) as bancas eram um pouco altas para os meninos pequenos e os brinquedos não estavam todos expostos. Existiam uns banquinhos que ainda assim eram um pouco baixos e em número insuficiente.
À noite só me dizia que tinha levado um saco grande e cheio e tinha trazido poucos brinquedos no regresso e que queria o saco dele de volta, mas depois lá se entusiasmou com o livro do mundo e tirou dali o sentido.
Para o ano há mais!
12.11.12
Os três porquinhos
Imagem Teatro Bocage Facebook
No Sábado fomos ver a peça «Os três porquinhos», a nova geração, ao teatro Bocage em Lisboa. Os bilhetes ganhos num passatempo do site Filhos de A a Z, acabaram por ser duplicados e ainda bem que éramos muitos.
Esta nova geração de porquinhos é fã de novas tecnologias, não vive com medo do lobo mau, é criativa e divertida. Porém quando decidem reviver a história dos seus antepassados na floresta, descobrem que afinal os lobos não estão extintos.
Nota 10 para IPork com uma bolota roída em vez de uma maçã :).
Vale a pena ir ver!
O preço normal para sessões infantis é de 6€
9.11.12
A mãe no externato
Depois falei dos trajes tradicionais portugueses e das bonecas que levei para cada um brincar.
No final (quase) todos comeram um pastel de nata de Belém.
A professora Dina diz que a apresentação foi muito docinha. Para mim foi uma excelente manhã, bem diferente do habitual e que recordarei com carinho, mesmo com um Afonso choroso na hora da despedida.
PS - E até estou no blog da turma, aqui.
PS - E até estou no blog da turma, aqui.
Mundo Giro
Imagem Mundo Giro facebook
Este fim-de-semana entre as 10h e as 18h há Mundo Giro no Mercado Municipal de Oeiras. Se tem brinquedos em bom estado mas com os quais o seu filho já não brinca, venha trocá-los por giros e com esses giros compre os brinquedos dos outros meninos.
Depois do enorme sucesso desta iniciativa em Março, o Mundo Giro regressa com algumas novidades, como o Depositrão que visa promover a reciclagem de electrodomésticos.
6.11.12
Trabalho para a escola
A turma do Afonso é a das Joaninhas e tem um tema este ano de uma «Viagem à volta do Mundo». Na reunião de pais ficámos a saber que cada menino escolheu um país para os pais decorarem num postal gigante. Um postal por cada país ao longo do mundo. O Afonso escolheu Portugal pelo que fomos logo dos primeiros a pintar o postal.
Depois de pintarmos o país e o Oceano com guaches, eu e o Afonso colámos símbolos nas principais cidades. Recortámos e colámos uma rosa dos ventos e um Camões numa caravela com um balão com uma estrofe dos Lusíadas. No Oceano colámos uma bolsa transparente com um CD com músicas tradicionais portuguesas. Na parte da frente do postal escrevemos um resumo daquilo que é o nosso país.
Como graça enviámos para cada menino um jogo de bonecas de papel com trajes tradicionais portugueses imprimidos em papel cavalinho para ficarem resistentes, e que inclui os trajes da Madeira e dos Açores.
Na Sexta-feira a mãe vai à aula com bolinhos e um castelo de Guimarães com um jogo, apresentar o trabalho, naquele que será o meu regresso à escola depois da defesa da minha tese de mestrado há 4 anos. Façam figas por mim! Não quero deixar o Afonso mal visto!!!
4.11.12
Dia das Bruxas (e feriado)
Bolos da Garrett, sustos, horta, um chapéu e colagens com a mamã em casa. Foi assim o nosso dia das Bruxas.
Vila Moleza
Fomos ver o musical da Vila Moleza ao Coliseu com a Mariana e a Patrícia. O Afonso adorou, embora a partir de certa altura já estivesse um pouco saturado e irrequieto.
Foi pena a hora do espectáculo coincidir com a hora de almoço porque de resto não houve nada a apontar.
29.10.12
19.10.12
Outono
As brincadeiras confinam-se às quatro paredes com a chuva a espreitar a toda a hora, mas nem por isso são menos divertidas. Fizemos umas colagens de Outono, com coisas do jardim e brincámos imenso às compras nestes dias. Os puzzles e os jogos são a mais recente paixão.
17.10.12
Greenfest
No Greenfest este ano não vimos o Panda, nem fizemos metade das actividades, de qualquer forma sempre deu para experimentarmos algumas coisas como mini-golf, uma pausa nada «zen» e ainda assistimos a um espectáculo de magia muito original.
16.10.12
A custo zero
Enquanto o sol ainda dá ares da sua graça, aproveitamos para passear. Os parques são gratuitos e o sucesso é garantido. Os jogos de tabuleiro já fazem grande sucesso cá em casa, e são ideais para os dias de chuva.
Em alternativa visitamos museus, aos Domingos são gratuitos e é uma boa forma de conhecer melhor o nosso país.
11.10.12
24.9.12
21.9.12
Banana
Imagem daqui
No outro dia plantámos uma bananeira. Ela está a crescer e acho que é feliz aqui. Depois disso a Banana da Madeira fez um passatempo no facebook, em que um conto original valia um livro com cheiro a banana, Nós concorremos (com alguns cortes) assim:
«Era uma vez uma menina que não gostava de comer fruta nem
receber flores, porque a fruta nasce das flores e as flores murcham e isso
deixava-a sempre triste. Que mania têm as pessoas de colher flores para depois
oferecer. Os rapazes da sua idade que a queriam namorar nunca sabiam como a
agradar.
A menina também gostava de ler e lia muito.
Certo dia apareceu lá em casa um rapaz com um saco com uma
rama. Estava de passagem e pediu para ficar. Em troca ofertou o saco e disse:
-Abre um grande buraco e planta esta bananeira sem ser de
Norte e abrigada do vento. Precisa de sol e água. Todos os anos terás um cacho
e todos os anos ela se renovará.
A menina não sabia o que era uma bananeira mas fez conforme
lhe indicaram. Antes do menino partir a menina em sinal de agradecimento
deu-lhe um dos seus livros preferidos e disse:
-Toma este livro em sinal de agradecimento. Nunca fiz uma
viagem mas quando leio imagino que seja assim. Um dia talvez nos encontremos e
eu conto-te o que é feito da bananeira e tu dizes-me o que achaste do livro que
eu te dei.
A bananeira foi crescendo, os meses passando. Certo dia a
menina viu nascer o cacho e dele as bananas. Rapidamente se rendeu a esta fruta
e compreendeu que a natureza se renova num ciclo continuado. Da bananeira
nasceram muitas, e a menina costumava ler na sombra delas. Às vezes adormecia.
Numa dessas tardes sonhou com viagens e quando acordou encontrou um rapaz a
olhar para si.
-Vejo que a bananeira cresceu e deu frutos. Eu viajei muito
mas voltei para te dizer que a maior viagem que fiz foi pela leitura.
Por vezes
damos a volta ao mundo à procura de um lugar, outras, encontramos o lugar e
ainda assim escolhemos dar a volta ao mundo. Vim para ficar contigo mas um dia
se quiseres também podes seguir viagem comigo.»
Quanto ao livro, que já recebemos, é na verdade bastante engraçado, pois enquanto lemos as pequenas histórias passamos a mão nas páginas sentimos de facto o aroma a banana.
Quanto ao livro, que já recebemos, é na verdade bastante engraçado, pois enquanto lemos as pequenas histórias passamos a mão nas páginas sentimos de facto o aroma a banana.
Massa de modelar
Adoro brincar com o Afonso às massas de modelar. No outro dia lembrei-me que tinha umas formas de plástico para biscoitos com formas e lá estivemos a fazer imensos bonecos coloridos.
19.9.12
Limpar e reciclar
Gosto de aproveitar o que a natureza nos dá. Não tenho tido assim tanto tempo para jardinar quanto gostaria, mas sempre que posso procuro fazer uma limpeza. Tirar caracóis da horta dá direito a petisco. Os ramos são aproveitados para os churrascos e as «cascas» dos troncos das ameixeiras, agora a cair, servem para cobrir vasos e manter durante mais tempo a humidade. As folhas secas que começam a aparecer servirão à compostagem.
18.9.12
O Afonso pinta
No outro dia pintámos os dois. Estreámos uma embalagem de guaches e demos asas à imaginação. O Afonso adivinhou imagens nos seus rabiscos, de golfinhos, a um lobo mau, a um Faísca Mcqueen, alguns abstractos e um peixinho no aquário. Depois de estendidos no estendal da roupa foram enfeitar a porta do roupeiro.
A capa para pintar da Miffy comprei quando o Afonso tinha apenas 1 aninho por 3€ numa promoção no Continente. As mangas são ajustáveis com adesivo ao pulso e a capa é impermeável e fecha atrás também com adesivos e é ideal para pintar e sujar à vontade. No final é só passar por água e fica como nova e assim não sujamos a roupa.
Assinar:
Postagens (Atom)





