4.8.12

Porreira

Mãe Vanessa - As tuas educadoras são porreiras, não são Afonso?
Filho Afonso - O que é porreira mãe?
Mãe Vanessa - Porreira é divertida e simpática.
Filho Afonso - Tu és porreira mãe.
Mãe Vanessa - Sou? Obrigada Afonso. Olha sabes quem é que dizia sempre «Porreiro pá.»?
Filho Afonso - Não.
Mãe Vanessa - Era o Sócrates. O antigo primeiro-ministro de Portugal.
Filho Afonso - O que é isso mãe?
Mãe Vanessa - É um género de um Presidente mas com outras funções, tem um cargo importante, toma decisões importantes e representa o país.
Filho Afonso - E ele já veio cá a casa?
Mãe Vanessa - O Sócrates?
Filho Afonso - Sim mãe.
Mãe Vanessa - Não filho. Ele tinha uma agenda muito ocupada. Às vezes vinha era pela televisão. Sabes Sócrates também foi um filósofo Grego, e para muitos o pai da Filosofia.
Filho Afonso - O pai da Sofia mãe?
...

2.8.12

1º dia de escola


Dia 1 de Agosto de 2012, primeiro dia de escola do Afonso. Um dia importante e marcante, que tentei por tudo tornar inesquecível. Na véspera tudo se ultimou e, aquilo que era por acontecer apenas em Setembro, acabou por acontecer por força das circunstâncias mais cedo. Tudo se fez. Arranjámos a mochila, a comida para levar, os lençóis novos e bonitos. De manhã houve lugar a um pequeno-almoço especial na cama da mamã. Seguimos dali para a florista arranjar uma planta bonita e um postal para a tia Lina e dali para escola. Chegados à escola tirámos muitas fotografias de recordação.

A mãe foi lá 3 vezes ao longo do dia e viu o Afonso dormir e comer. A educadora escreveu um bilhete, tipo «carta» com as peripécias do dia para mais tarde recordar. Diz que chorou um bocadinho quando percebeu que a mamã não estava ali mas que depressa passou. 

Mais tarde desenhámos a altura na parede do quarto atrás da porta, e colocámos a data e a legenda de «1º dia de escola». Já cresceu 1 cm desde o aniversário, é impressionante. E, apesar de estar numa excitação completa, porque adorou a escola, depois do banho, da janta e de brincar um bocadinho, caiu à cama exausto e adormeceu logo.

Amanhã é um novo dia e recheado de novas aventuras.

31.7.12

O prazer de ler

Um dia ainda dou a volta ao mundo.

No outro dia falávamos do prazer de ler, e de como a ler se viaja e se vive tanto. É quase como um sonhar alto mas de um modo mais consciente e organizado. Os livros dão-nos a conhecer tantas realidades, abrem-nos tantas janelas para o mundo e para outras culturas e vivências que é mesmo como se pegássemos na mala e partíssemos à descoberta. Hoje lê-se menos, os livros são cada vez menos amigos, há mais distracções e, por conseguinte, escreve-se pior, soletra-se pior, viaja-se menos. Eu até acho que na minha geração é raro encontrar-se um homem que goste de ler, mulheres conheço muitas. Talvez por isso elas viajem mais. Podemos ter acesso a tanta informação na Internet mas não podemos substituir o prazer de virar uma página. Acresce que sou antiquada, gosto do cheiro dos livros por estrear, mas também gosto do cheiro dos livros antigos e não vivo a mesmo experiência com um eBook.

O Afonso já lê imenso e eu espero que isto dure. Lê os desenhos, já me repete as histórias que conhece como se conhecesse as letras. É curioso e gosta de aprender. Ainda ontem me perguntava pelo Z de Zorro, e eu expliquei-lhe que como o A de Afonso, o Z também era uma letra do alfabeto, mas que em vez de ser a primeira era a última.

Ainda que não esteja muito abonado para fazer férias não deixe de viajar, leia histórias. Ofereça livros, vá uma biblioteca, troque com os amigos, leia mais com eles. É que os livros marcam-nos muito mais do que a maioria dos brinquedos, fazem-nos muito mais companhia e são quase sempre inesquecíveis.

30.7.12

Imaginação


A imaginação é uma arma poderosa. Se pode ser mal utilizada? Evidentemente. Qualquer vilão que se preze tem uma imaginação fervilhante e um cientista aliado para pôr as suas ideias maquiavélicas em prática, mas as probabilidades da imaginação servir para boas causas, quero acreditar, é bastante superior. Um espírito criativo cria soluções, inventa caminhos, alternativas, antecipa jogadas e constrói pontes sobre areias movediças. Sim, não é preciso ter lógica ou fazer muito sentido, porque a criatividade alimenta-se do improvável e até mesmo do absurdo. Uma pessoa imaginativa consegue dar ânimo ao mais derrotista dos espíritos, acender uma luz ao fundo do túnel e, não raras vezes, consegue devolver um sorriso a um pessimista, porque consegue sobretudo desenhar saídas. As pessoas com grande imaginação inspiram porque não sabem travar, têm uma e outra ideia e vão por ali a fora num caminho conturbado entre a loucura e o génio, muito íngreme e a descer, tal e qual uma criança a andar pela primeira vez numa bicicleta sem rodinhas.

Alimente a imaginação deles como alimenta o corpo. Deixe-os realizar os seus próprios filmes sem os castrar ou corrigir em demasia. Sim, eles vão aprender a dizer bem as palavras, a soletrar correctamente, a não dizer coisas sem sentido, isso tudo vai acontecer mais cedo ou mais tarde, com ou sem a nossa intervenção. Até lá, experimente dizer que vê os mesmos lagartos com asas, que comem pedras e folhas, deixe que a água seja uma palavra masculina, e concorde que as janelas da casa da amiga são bonitas. É que um dia mais tarde quando for mesmo, mesmo preciso comer folhas e pedras, o lagarto com asas pode ser a solução!

27.7.12

Passatempo La Roche-Posay


As 200 melhores fotografias de miminhos de bebé com La Roche-Posay ganham um balde de praia. Saiba mais aqui.

26.7.12

Dia dos avós


Feliz dia dos avós aos AVÓS desta família!

PS - Um beijinho especial para a avó Cila que partiu uma costela ;)

Uma noite assim


Fui ver «Uma noite em casa de Amália» com o Diário do Distrito, e adorei. Não dei pelo tempo passar e ri e comovi-me muitas vezes. É bom ver representações assim, fiéis e que nos teletransportam. Parecia que eu também estava ali, numa noite em casa dela, a falar com aquelas pessoas fascinantes e a declamar poesia. Não vivi esta época atribulada do nosso país, em pleno Marcelismo, anos antes do 25 de Abril na primeira pessoa, mas cresci a ouvir falar de polícia política, liberdade e li muitos livros proibidos e todos aqueles poemas do Ary que escaparam à censura, aqui tão bem interpretado por Ricardo Castro. Nesta noite em que gravavam um LP, estiveram também em casa de Amália Rodrigues (Vanessa), Vinicius De Moraes (Marcos De Góis), Natália Correia (Paula Fonseca), David Mourão Ferreira (Nuno Guerreiro), Alain Oulman (Hugo Rendas), Maluda (Cláudia Soares) um técnico de som da Valentim de Carvalho interpretado por Pedro Martinho, e Casimira, a empregada, secretária e confidente de Amália (Rosa Areia).

As tertúlias em casa de Amália são lendárias, com figuras proeminentes das artes e das letras, intérpretes, escritores e outros amantes da liberdade de expressão. Que vontade de visitar ou ter uma casa assim, cheia de pessoas interessantes, com ideias próprias e com pouco medo.
 
Fiquei apaixonada pela Natália Correia e pela fabulosa interpretação de Paula Fonseca que tão bem declamou a «Defesa do Poeta»:
 

"Senhores jurados sou um poeta
um multipétalo uivo um defeito
e ando com uma camisa de vento
ao contrário do esqueleto.
Sou um vestíbulo do impossível um lápis
de armazenado espanto e por fim
com a paciência dos versos
espero viver dentro de mim.

Sou em código o azul de todos
(curtido couro de cicatrizes)
uma avaria cantante
na maquineta dos felizes.
Senhores banqueiros sois a cidade
o vosso enfarte serei
não há cidade sem o parque
do sono que vos roubei.

Senhores professores que pusestes
a prémio minha rara edição
de raptar-me em crianças que salvo
do incêndio da vossa lição.

Senhores tiranos que do baralho
de em pó volverdes sois os reis,
sou um poeta, jogo-me aos dados
ganho as paisagens que não vereis.

Senhores heróis até aos dentes
puro exercício de ninguém,
minha cobardia é esperar-vos
umas estrofes mais além.

Senhores três quatro cinco e sete
que medo vos pôs por ordem?
que pavor fechou o leque
da vossa diferença enquanto homem?

Senhores juízes que não molhais
a pena na tinta da natureza,
não apedrejeis meu pássaro
sem que ele cante minha defesa.

Sou um instantâneo das coisas
apanhadas em delito de perdão
a raiz quadrada da flor
que espalmais em apertos de mão.
Sou uma impudência a mesa posta
de um verso onde o possa escrever
Ó subalimentados do sonho!
a poesia é para comer.

Lembrar a maneira como diz estes versos arrepia-me, as palavras têm efectivamente um poder infinito.

24.7.12

3 anos - Parabéns amor


O Afonso tem 3 a mãe tem mais 3, tem 33.
- I love you.
- I love you. É o amor mãe.
- Eu sei o que é o amor Afonso e a mãe ama-te tanto.
Desde bebé que lhe repito um segredo, é o segredo das coisas boas, o «Amor». O ingrediente secreto dos nossos cozinhados, o tema central dos nossos namoros antes de ir para a ama, ou antes de dormir. Sim, o amor faz tudo valer a pena e o meu por ti cresce de dia para dia e de forma exponencial.
Parabéns Afonso! Que a vida te reserve muitas coisas boas, e muito, muito amor! Conta sempre comigo e luta sempre pela tua felicidade, mesmo que por vezes não seja fácil no final vai valer certamente a pena.

6.7.12

Corine de Farme

Imagem Corine de Farme facebook

Até ao dia 20 Julho, para se habilitar a ganhar e uma de 5 almofadas de amamentação, deverá comprar 2 produtos Corine de Farme da gama bebé nas lojas Jumbo e dizer de forma criativa numa frase quem é a melhor amiga da “mamã e do bebé”.

Poderá preencher o cupão de participação disponível nas lojas Jumbo ou no site ww.corinedefarme.pt e enviar juntamente com o talão de compra para o Apartado 23008 EC Cais dos Soldados, 1147-601 Lisboa.

Mais informações em www.corinedefarme.pt.

4.7.12

Passatempo Nuk

Imagem facebook Nuk

Na revista Mamãs e Bebés está a decorrer o passatempo "O Biberão mais criativo" em colaboração com a Nuk.
 
Basta dar alas à imaginação, decorar o biberão de forma original e criativa, com os materiais que se quiser e enviar uma foto para o mail info@mamasebebes.pt, até dia 31 de Julho!

Os 3 biberões mais criativos ganham:
- 1º prémio: Esterilizador Vapo Rapid + Kit easy learning
- 2º prémio: Babyphone NUK
- 3º Esterilizador micro-ondas

Mais informações sobre o passatempo em: http://www.facebook.com/mamasebebes

13.6.12

Fisher-Price 50% de desconto


Até ao dia 1 de Julho a marca devolve 50% do valor dos seus brinquedos mais queridos. Faça o download do cupão aqui e consulte aqui as condições da promoção.

11.6.12

Family friendly


Estamos de regresso. Adorámos o Carvoeiro e o hotel. É um local excelente para férias em família. As praias, para além de parques infantis e outras facilidades dispõem de imensos divertimentos voltados às crianças, como os insufláveis, passeios de barco e jogos de praia. 

O hotel para além do parque infantil, do clube, e da piscina dos pequeninos, tinha diversas actividades para crianças, como a festa da espuma, a hidroginástica para miúdos, a visita das aves, e a noite dos répteis. 

A solução apartamento acaba por ser vantajosa para fazer algumas refeições em casa, e tem a vantagem de ter atendimento de hotel. As condições do Monte Santo são de facto excelentes e o apartamento muito bem equipado, para além de toda a tecnologia de ponta, tinha inclusivamente aqueles pormenores que interessam aos pais, como a varinha mágica para moer a sopa. 

Comprámos estas férias através de uma promoção do Lifecooler Travel, e funcionou tudo muito bem. Fica a dica ;)

7.6.12

Estar de férias é




Tenho o sangue pulsante e acelerado. Não consigo estar quieta, estou condicionada fisicamente a esta aceleração e imprimo-a frequentemente nos outros. Quando não tenho qualquer coisa para fazer, invento. Acho que não fazer nada é um desperdício de tempo, e o meu tempo sempre foi demasiado curto para tudo o que quero fazer e viver. Daí que estar parada ao sol seja sinónimo de leitura; nadar seja sinónimo de ginástica; jantar fora uma excelente oportunidade para provar um novo prato.

Mas hoje, hoje posei o livro, não me preocupei com as horas, com nada, na espreguiçadeira fechei os olhos para o sol e por um breve momento, não fiz rigorosamente nada.

PS - Isto, depois da festa da espuma na piscina, meia hora de ginásio, e antes de sairmos para jantar :)

5.6.12

My name is Afonso



Ultimamente a conversa dele varia entre as seguintes duas formas: «I’m Afonso» e «Hello. My name is Afonso.» e nós  derretidos com isto, porque nunca imaginámos que as aulas de Inglês tivessem aplicação prática tão cedo :).

Também eu passo a vida a falar inglês e sinto-me um bocadinho estrangeira no meu país.