5.7.13

Obrigado por me ajudares a crescer

Miminhos do Afonso para as professoras Lojinha Doce

Esta semana as aulas chegaram oficialmente ao fim. O primeiro ano do Afonsinho na escola passou a voar. As educadoras e a auxiliar foram incansáveis, e puxaram imenso por ele. A Joana, a professora, também sai da sala dos 3 para a outra salinha em frente. 

Para o Afonso a escola foi muito positiva. Noto um grande desenvolvimento nele, não foi só o salto que deu em termos de aprendizagem - da ama para a escola - sinto-o também muito mais sociável, mais prático e mais alegre. 

Por todo o carinho, entrega, amizade, cuidado e atenção, mesmo naquelas situações mais complicadas que ultrapassaram o ser professor, Joana e Bruna, obrigada! Do externato só posso dizer maravilhas. 

27.6.13

Iglo

 
Quem tem crianças em casa tem artistas. Uns mais, uns menos, todos gostam de pintar e dar asas à imaginação. Umas folhas e uns lápis são em qualquer situação um entretém e convém tê-los sempre à mão no saco da rua, no escritório da mãe, em casa, em casa da avó, no carro, enfim, lápis e canetas nunca são demais.

Adorámos por isso este brinde da Iglo. Os lápis pretos contrastam com as cores dos grafites e a cor da embalagem cilíndrica, que tem por tampa um afia.

Não se esqueça de cortar os pontos/códigos de barras das embalagens da Iglo e depois é só seguir as instruções e trocá-los por brindes.


25.6.13

Clube Mel e Salvador


Imagem Oeiras Parque

O Oeiras Parque tem um clube para os mais pequenos, e quem se inscrever esta semana ainda vai a tempo de ganhar bilhetes de cinema para Domingo. Depois é só levantar o cartão com uma fita porta-chaves toda boneca no balcão das informações juntamente com os bilhetes. Inscreve-te no Clube aqui e fica a par das novidades.
Até dia 30 ainda podes ver a exposição da Playmobil e brincar um bocadinho.

24.6.13

Ludopolis


No fim-de-semana fomos à Ludopolis e gostámos muito. Com um bilhete ganho no site Filhos de A a Z, mochila com lanches às costas, um sol abrasador, muito protector solar, chapéu e máquina fotográfica, lá fomos nós passar uma tarde bem passada. Gostámos de todas as aldeias, umas mais que outras, pois envolviam mais brincadeira. Os miúdos andaram de burro e de bicicleta, jogaram jogos tradicionais e de construção, fizeram pinturas e ganharam balões, quadros com o nomes, pulseiras, crachás e bonés entre outros brindes.
Se tiver oportunidade dê lá um saltinho. O bilhete de adulto custa 4€ e o de criança 3€. Se tencionar ficar várias horas e não lhe apetecer levar mochila atrás, saiba que há imensos bebedouros de água no jardim, e rulotes de comes e bebes com preços convidativos. Um pratinho de caracóis custa por exemplo 3€ e à entrada os cupcakes solidários da casa do Gil custam 1€. E se ainda tiver energia no próximo Sábado e lhe apetecer andar de barco com os miúdos, conserve o bilhete do evento e imprima o voucher, que é válido para duas viagens para crianças até aos 12 anos.

22.6.13

Sítios


Descobri um novo sítio, onde me imagino a ir com frequência. Um sitio calmo, onde podemos estar com miúdos, com espaço para "esplanar", para esticar as pernas, com espaço para correr e jogar à bola, com espaço para brincar no parque. Um sítio com uma decoração gira, com uma esplanada de frente para um pequeno lago onde podemos ouvir o coaxar dos sapos, e onde as sandes, as massas, e as tostas, o chá fresco e o gelado, são perfeitas para uma refeição leve de um dia de calor. Os preços são tão simpáticos como o local, e o facto de ficar tão perto de casa torna-o ainda mais perfeito. 

21.6.13

Considerações de meio do ano





No final do ano passado fiz este balanço:
Este foi um ano de mudança. Um ano difícil, duro, cheio de turbulência e obstáculos. Foi um ano em que assumi as minhas fraquezas mas reuni as minhas forças e decidi alterar radicalmente a minha vida. Foi um ano de coragem, e apesar de não estar sozinha, um ano de solidão. Foi este o ano em que me separei.
Apesar de tudo foi também um ano feliz, cheio de momentos fantásticos partilhados com o meu filho que deixou as fraldas e entrou para a escola. O ano em que o Afonso me surpreendeu diariamente com a sua sabedoria, força e resiliência. Foi o ano em que compreendi que a melhor maneira de o ensinar a ser feliz e verdadeiro é dando o exemplo. Foi também este um ano de muito amor e amizade, e de sentimentos sinceros e reais. Foi o ano em que escrevi um livro e plantei uma bananeira. Neste ano cozinhei imenso, costurei algumas coisas, fiz malha, dediquei-me menos ao blog e aos passatempos mas mais ao essencial. Viajei muito cá dentro, e descobri o Corto Maltese, Stendhal e Emile Zola. Fiz imensas actividades como é habitual mas também descansei e contemplei. Neste ano senti-me em muitos momentos uma super mulher, e em muitas alturas consegui superar-me, e embora me tenha faltado o chão, senti-me viva, apaixonada e acima de tudo verdadeira. Este ano fui a mulher que sempre sonhei ser.
Em 2013 quero alicerçar o que comecei a construir em 2012. Espero ter saúde e trabalho e muito amor. Espero correr e ler mais, viajar, e aproveitar cada instante.

18.6.13

Eu e os passatempos, os passatempos e eu


É certo que hoje em dia participo ocasionalmente. É certo que o tempo disponível já não é o mesmo. No entanto, continuo a adorar participar em passatempos, e ganhar prémios giros para o Afonso. É fantástico ver o sorriso dele a abrir a encomenda, e a expectativa do que será desta vez. Este ano temos ganho alguns cremes, alguns bilhetes para eventos e cinema, e alguns brinquedos. As fotografias de cima foram tiradas para um passatempo do Oeiras Parque - Figas, figas! - que é a nossa cara. Era mesmo giro ganhar o bote salva-vidas. Se gostas de Playmobil não deixe de visitar a exposição presente neste shopping até ao final do mês.

As fotografias de baixo são de um prémio recebido da revista Coisas de Crianças em parceria com a Nestlé, muitos cereais e uma pista Hot Wheels.

17.6.13

Carrinhos e gavetas de pinhas


Apesar deste fim-de-semana ter sabido a férias de tão descontraído e descansado, ainda inventei algumas coisas cá em casa, com alguma ajuda no processo é certo. Tenho imensos sacos de peças na arrecadação, rodinhas, puxadores, parafusos, entre outras coisas que nunca foram usadas. Guardei também latas de tinta em spray que sobraram de outras andanças e hoje lembrei-me de tornar as caixas de pinhas do barbecue mais funcionais usando isto tudo. A caixa que está no chão ganhou rodinhas para ser mais fácil puxá-la e evitar que ganhe água ou humidade do chão, já as da prateleira, ganharam puxadores e agora funcionam tipo gaveta. Quando personalizamos as nossas coisas, transformamos um espaço em «nosso», damos-lhe o nosso cunho, e tornamo-lo único. 

12.6.13

Azul Celeste para Dias Cinzentos




Nada melhor que contrariar os dias cinzentos com azul celeste. A cadeira do Afonso foi personalizada a dois. Ele desenhou a letra no papel, a mamã cortou. Ele colou a letra dele com Patafix, a mamã pintou com a lata.

11.6.13

Santos Populares


Não faltou a sardinha nem a boa companhia, os carapaus, as quadras e a musiquinha, só faltou o sol para animar a tarde e o almoço de Santos Populares. Os miúdos brincaram imenso, os graúdos petiscaram e conversaram.

9.6.13

Dia da Criança



Lá em casa o dia da criança festejou-se mais cedo. Tínhamos por TPC pintar um T-shirt para vestir Segunda na escola, que de manhã a festa era dos pequeninos e à tardinha era dos avós. A mamã comprou a T-shirt e as tintas para pintar tecido. De três fizemos muitas mais cores. O Afonso agora adora pintar tudo estilo arco-íris e usar muita cor ao mesmo tempo. No final a mamã escreveu o nome e no fim-de-semana enquanto me dedicava a outras costuras, cozi uns botões a fazer de peixinhos e uns olhos-botões no sol do Afonso. Está linda! Ao final da noite apareceram os avós com uns Playmobil e umas tartarugas Ninja e foi a loucura. Na manhã seguinte acordou como depois do Natal, desejoso de ir brincar que nem queria ir para a escola.

5.6.13

The Bridges of Madison County


Imagem daqui.

O amor é o segredo. Desde que nasceste que te falo nele. Sim, Afonso, o segredo das coisas boas é o amor. Enchermos o nosso coração de coisas boas, sentimentos bons, é o segredo. As pessoas que se consomem de sentimentos maus não são felizes, e ser feliz é o que levamos desta vida. A felicidade está também nas pequenas coisas. Naquela flor que achamos linda, num dia de sol no parque, no abraço e no beijinho da mamã na ferida quando dói, num chocolate quente quando está frio, no banho cheio de espuma e de brinquedos. E sabes amor, o que é verdadeiramente surpreendente? É que amor não se divide, só se multiplica. Quanto mais abrimos o nosso coração mais amamos, e quanto mais amamos mais felizes somos. Acredita em mim que sei do que é que falo. E não é porque não acerta uma e outra vez que devemos desistir, porque bebé, o amor tem de ser verdadeiro e às vezes tarda em acontecer. Se o encontrares, não o deixes fugir.
 
Ontem revi este filme, de coração apertado e lágrima no olho.

23.5.13

Playmobil 9990


Ao pé do Colégio dos Maristas de Carcavelos há uma vivenda que nos abre as portas e faz quase todos os dias uma venda de garagem. No outro dia decidimos parar à hora do almoço porque tínhamos um pouco mais de tempo. No meio de estantes, livros, roupas, e jogos de computador, encontrei esta caixa de Playmobil que foi um achado.
 
Os bonecos ainda estão embalados e são da colecção do ano 2000/2001, já com o novo formato de pé. Achei imensa graça porque tem uma horta, estilo a nossa, à excepção do galinheiro, do carro de bois e do espantalho - que até fazia muita falta para afastar a passarada dos nossos legumes. A caixa já está embrulhada e se a ideia original era esperar até ao dia da criança, rapidamente mudei de opinião.