22.6.13

Sítios


Descobri um novo sítio, onde me imagino a ir com frequência. Um sitio calmo, onde podemos estar com miúdos, com espaço para "esplanar", para esticar as pernas, com espaço para correr e jogar à bola, com espaço para brincar no parque. Um sítio com uma decoração gira, com uma esplanada de frente para um pequeno lago onde podemos ouvir o coaxar dos sapos, e onde as sandes, as massas, e as tostas, o chá fresco e o gelado, são perfeitas para uma refeição leve de um dia de calor. Os preços são tão simpáticos como o local, e o facto de ficar tão perto de casa torna-o ainda mais perfeito. 

21.6.13

Considerações de meio do ano





No final do ano passado fiz este balanço:
Este foi um ano de mudança. Um ano difícil, duro, cheio de turbulência e obstáculos. Foi um ano em que assumi as minhas fraquezas mas reuni as minhas forças e decidi alterar radicalmente a minha vida. Foi um ano de coragem, e apesar de não estar sozinha, um ano de solidão. Foi este o ano em que me separei.
Apesar de tudo foi também um ano feliz, cheio de momentos fantásticos partilhados com o meu filho que deixou as fraldas e entrou para a escola. O ano em que o Afonso me surpreendeu diariamente com a sua sabedoria, força e resiliência. Foi o ano em que compreendi que a melhor maneira de o ensinar a ser feliz e verdadeiro é dando o exemplo. Foi também este um ano de muito amor e amizade, e de sentimentos sinceros e reais. Foi o ano em que escrevi um livro e plantei uma bananeira. Neste ano cozinhei imenso, costurei algumas coisas, fiz malha, dediquei-me menos ao blog e aos passatempos mas mais ao essencial. Viajei muito cá dentro, e descobri o Corto Maltese, Stendhal e Emile Zola. Fiz imensas actividades como é habitual mas também descansei e contemplei. Neste ano senti-me em muitos momentos uma super mulher, e em muitas alturas consegui superar-me, e embora me tenha faltado o chão, senti-me viva, apaixonada e acima de tudo verdadeira. Este ano fui a mulher que sempre sonhei ser.
Em 2013 quero alicerçar o que comecei a construir em 2012. Espero ter saúde e trabalho e muito amor. Espero correr e ler mais, viajar, e aproveitar cada instante.

18.6.13

Eu e os passatempos, os passatempos e eu


É certo que hoje em dia participo ocasionalmente. É certo que o tempo disponível já não é o mesmo. No entanto, continuo a adorar participar em passatempos, e ganhar prémios giros para o Afonso. É fantástico ver o sorriso dele a abrir a encomenda, e a expectativa do que será desta vez. Este ano temos ganho alguns cremes, alguns bilhetes para eventos e cinema, e alguns brinquedos. As fotografias de cima foram tiradas para um passatempo do Oeiras Parque - Figas, figas! - que é a nossa cara. Era mesmo giro ganhar o bote salva-vidas. Se gostas de Playmobil não deixe de visitar a exposição presente neste shopping até ao final do mês.

As fotografias de baixo são de um prémio recebido da revista Coisas de Crianças em parceria com a Nestlé, muitos cereais e uma pista Hot Wheels.

17.6.13

Carrinhos e gavetas de pinhas


Apesar deste fim-de-semana ter sabido a férias de tão descontraído e descansado, ainda inventei algumas coisas cá em casa, com alguma ajuda no processo é certo. Tenho imensos sacos de peças na arrecadação, rodinhas, puxadores, parafusos, entre outras coisas que nunca foram usadas. Guardei também latas de tinta em spray que sobraram de outras andanças e hoje lembrei-me de tornar as caixas de pinhas do barbecue mais funcionais usando isto tudo. A caixa que está no chão ganhou rodinhas para ser mais fácil puxá-la e evitar que ganhe água ou humidade do chão, já as da prateleira, ganharam puxadores e agora funcionam tipo gaveta. Quando personalizamos as nossas coisas, transformamos um espaço em «nosso», damos-lhe o nosso cunho, e tornamo-lo único. 

12.6.13

Azul Celeste para Dias Cinzentos




Nada melhor que contrariar os dias cinzentos com azul celeste. A cadeira do Afonso foi personalizada a dois. Ele desenhou a letra no papel, a mamã cortou. Ele colou a letra dele com Patafix, a mamã pintou com a lata.

11.6.13

Santos Populares


Não faltou a sardinha nem a boa companhia, os carapaus, as quadras e a musiquinha, só faltou o sol para animar a tarde e o almoço de Santos Populares. Os miúdos brincaram imenso, os graúdos petiscaram e conversaram.

9.6.13

Dia da Criança



Lá em casa o dia da criança festejou-se mais cedo. Tínhamos por TPC pintar um T-shirt para vestir Segunda na escola, que de manhã a festa era dos pequeninos e à tardinha era dos avós. A mamã comprou a T-shirt e as tintas para pintar tecido. De três fizemos muitas mais cores. O Afonso agora adora pintar tudo estilo arco-íris e usar muita cor ao mesmo tempo. No final a mamã escreveu o nome e no fim-de-semana enquanto me dedicava a outras costuras, cozi uns botões a fazer de peixinhos e uns olhos-botões no sol do Afonso. Está linda! Ao final da noite apareceram os avós com uns Playmobil e umas tartarugas Ninja e foi a loucura. Na manhã seguinte acordou como depois do Natal, desejoso de ir brincar que nem queria ir para a escola.

5.6.13

The Bridges of Madison County


Imagem daqui.

O amor é o segredo. Desde que nasceste que te falo nele. Sim, Afonso, o segredo das coisas boas é o amor. Enchermos o nosso coração de coisas boas, sentimentos bons, é o segredo. As pessoas que se consomem de sentimentos maus não são felizes, e ser feliz é o que levamos desta vida. A felicidade está também nas pequenas coisas. Naquela flor que achamos linda, num dia de sol no parque, no abraço e no beijinho da mamã na ferida quando dói, num chocolate quente quando está frio, no banho cheio de espuma e de brinquedos. E sabes amor, o que é verdadeiramente surpreendente? É que amor não se divide, só se multiplica. Quanto mais abrimos o nosso coração mais amamos, e quanto mais amamos mais felizes somos. Acredita em mim que sei do que é que falo. E não é porque não acerta uma e outra vez que devemos desistir, porque bebé, o amor tem de ser verdadeiro e às vezes tarda em acontecer. Se o encontrares, não o deixes fugir.
 
Ontem revi este filme, de coração apertado e lágrima no olho.

23.5.13

Playmobil 9990


Ao pé do Colégio dos Maristas de Carcavelos há uma vivenda que nos abre as portas e faz quase todos os dias uma venda de garagem. No outro dia decidimos parar à hora do almoço porque tínhamos um pouco mais de tempo. No meio de estantes, livros, roupas, e jogos de computador, encontrei esta caixa de Playmobil que foi um achado.
 
Os bonecos ainda estão embalados e são da colecção do ano 2000/2001, já com o novo formato de pé. Achei imensa graça porque tem uma horta, estilo a nossa, à excepção do galinheiro, do carro de bois e do espantalho - que até fazia muita falta para afastar a passarada dos nossos legumes. A caixa já está embrulhada e se a ideia original era esperar até ao dia da criança, rapidamente mudei de opinião.

20.5.13

Praia




Mesmo não indo a banhos, já fui várias vezes à praia este ano. Vou ver a vista, molhar os pés, apanhar conchas, sentir a areia morna nos pés e ouvir o som do ar. 

E como não se brinca com o sol, já temos protecção solar para este ano, factor máximo e hidratação pós-solar. De oferta vinha um saco de praia, um saco mais pequeno para guardar os calções de banho e na farmácia ainda ofereceram o gel de duche. Adorei!

16.5.13

Vale Tudo



«Vale Tudo», foi este o mote da festa do dia das mães na escola do Afonso. A Joana lá me informou de véspera que era para vir preparada para tudo e assim foi. Diz que o dia do pai também foi uma festa assim, mas eu tenho cá para mim que as mães são mais festeiras. Lá dançámos, cantámos, com DJ e tudo, e esta mãe teve de escrever uma palavra com o corpo, eu e outras mães, que num instantinho e «sem suspeitar de nada heheh» escrevemos AMIGA para os nossos filhotes, que mesmo sem saberem ler, entenderam o conceito. 

A sala tinha ainda preparados outros mimos, um postal lindo em formato de bolsa, dentro de um envelope cheio de corações, e uma capa para proteger os livros, que no meu caso já anda em uso e assentou como uma luva em O Carderno de Maya de Isabel Allende, que estou a adorar e quase a terminar. O Afonso desenhou nesta capa, a mãe e o Afonso deitados na praia e um sol a iluminar tudo. Achei tão lindo!

Nesta mesma semana ao trocar a roupa de Inverno pela de Verão, encontrei no seu roupeiro uns sapatinhos pequeninos de quando era bebé, que decidi adaptar para porta-chaves. 

14.5.13

Mau Jovi

O Afonso está na idade dos Super heróis, só pensa em super poderes e saltos e voos. No outro dia vínhamos do Inglês e estava a dar uma música que eu gosto muito e comecei a cantar.
Afonso: Quem é mãe?
Eu: Gostas Afonso? É Bon Jovi. A mamã gosta muito.
Afonso: Bom Jovi mãe?
Eu: Sim, Afonso. Bon Jovi.
Afonso: E o mau mamã? Quem é o mau Jovi?

7.5.13

Mercadinho

No outro dia comprámos morangos no mercado, e pedi umas caixas vazias ao vendedor. Deixei as caixas secar ao sol, e depois enchi-as de fruta e legumes de plástico e montei um mercadinho para o Afonso. Ele adora o carrinho das compras e a máquina registadora a fingir e eu adoro brincar com ele.  
A cadeira de madeira estava já sem tinta e pintei-a uns dias antes com uma lata de spray.

5.5.13

Pigali



Pigali, é um bolo da Garrett. Um bolo docinho, cremoso, cheio de açúcar e creme, que no interior ainda nos surpreende com um maravilhoso doce de ovo. Trato desde sempre o meu Afonso por Pigali e hoje foi o dia de lhe mostrar o bolo, e cantar parabéns ao Dia da mãe, soprar velas e bater palmas. 

Foi um dia fantástico, cheio de «boas» surpesas. Estive rodeada das pessoas que mais amo, e com três gerações de mães à mesa. 

Conheci o Pinóquio na Avenida ao almoço e fiz um piquenique à hora do lanche. Recebi um desenho feito no Inglês com uma máquina desenhada que faz tudo, nuvens, sol, luas e televisões. Recebi um colar com uma medalha a dizer Afonso e duas pulseiras lindas. Comprei flores para mim e para oferecer. A simbologia de tudo isto ultrapassa o valor das coisas. Este ano este dia tem um significado ainda mais especial. Ser mãe tem sido a aventura da minha vida, a maior bênção  a maior gratificação e hoje eu só podia festejar.

No parque encontrámos amigos, e o Afonso encontrou o Tiaguinho e a Mariana, sem termos combinado. No dia coube um banho de espuma com pastilhas cheirosas, beijos, amassos e declarações de amor que só o Afonso me podia fazer. Mais tarde, com aventais a condizer fizemos sopa depois de apanhar legumes da horta. E na hora da caminha entrelaçámos as mãos demoradamente, e enchemos-nos de beijos. 

Que bom é ser mãe, tua mãe Pigali ;).