O meu primeiro limão é com orgulho o meu primeiro blogue, é um diário aberto sobre a minha experiência com a maternidade, entre outras paixões.
14.2.13
Caixa dos Playmobil
7.2.13
Carnaval
No fim-de-semana estivemos a fazer máscaras. De pirata, de princesa, e uma para a escola a pedido das professoras. O Afonso adora mascarar-se e «trocar os papéis».
A máscara que ele escolheu este ano foi a do homem aranha, já está naquela idade em que é ele a pedir, mas queria umas botas que a máscara não trazia. Daí que a mãe cheia de boa vontade, desenhou e costurou umas que com o barulho das luzes até parecem do fato. Até desenhei uma aranha na ponta :).
6.2.13
Museu de História Natural de Sintra
No outro dia
estava sol e fomos a Sintra. É raro encontrar um dia tão bonito ao pé da Serra, a
convidar ao passeio e à descoberta, mas no outro dia estava assim. No Museu de História
Natural de Sintra pudemos ver muitos fósseis e minerais, ossos e réplicas de
dinossauros. Os miúdos adoraram e os graúdos também J.
A exposição
é gratuita e de visita obrigatória!
5.2.13
Experiências e Hipóteses
Uma das coisas que mais aprecio no externato do Afonso é o
facto de incentivarem à descoberta e às experiências, e colocarem questões e
hipóteses. Ainda recentemente fizeram experiências com o granizo que caiu e
dali partiram para experiências com o estado líquido e sólido, transformando
cubos de gelo em água e sumo, e sumo e água em cubos de gelo.
Lá em casa também gosto de realizar experiências e projectos
com o Afonso, tentando sempre que ele se questione sobre o que vai acontecer.
Muitas vezes aproveitamos a água do banho depois do banho para realizar
experiências. Uma vez juntámos caril à água e ela ficou amarela, outra vez
corante alimentar e ficou verde. No outro dia pegámos numa borboleta que vinha
numa embalagem plástica, ligámos a hidromassagem e as bolinhas, e no final…
apareceu uma toalha.
Quando eu era miúda os meus pais compraram numa loja de
lembranças em Gibraltar uma embalagem semelhante e lembro-me de ter estado
curiosa a tarde toda até fazer a experiência na banheira do hotel durante as
férias. Do pacote saiu uma toalha com macacos giríssima.
As crianças são muito curiosas nesta idade e é muito giro
estimulá-las a pensar e a questionar e experimentar para descobrir o resultado,
como o azeite não se mistura com a água, como a água ao lume evapora e se
transforma em vapor.
4.2.13
Trocar os pés
O Afonso já calça o 30! Está crescido e gosta de se vestir e calçar sozinho. No entanto troca muito os pés, que é como quem diz os sapatos. Tirei esta ideia do cromo na sapatilha do facebook, e garanto que funciona na perfeição!
30.1.13
Aplicações a ferro
O Afonso adora bonecada, está na idade! Quer coisas do Spiderman, da Disney, do Panda e da Rua Sésamo, e as marcas sabem disso e exageram nos preços. A roupa de Inverno está comprada e a maioria do que usa agora até são fardas do colégio, mas nas horas vagas e aos fins-de-semana lá vai vestindo roupa à civil J. Esta semana correu-me que podíamos ser nós a aplicar os bonecos e ontem à noite lá estivemos nas experiências e ficou giríssimo.
Esta semana no Lidl estão disponíveis aplicações, em conjunto de três, por um 1,99€. Na H&M na secção infantil também vendem estes conjuntos a um preço simpático.
As aplicações podem ser usadas para este fim ou para remendar um buraco ou disfarçar uma nódoa muito teimosa.
28.1.13
Da poda
No fim-de-semana fomos a uma formação de poda de frutificação na Quinta Pedagógica Armando Villar ministrada pelo Engº Rui Maia de Sousa, da Estação Frutícola Nacional e no âmbito do projecto Hortas de Cascais. O curso teve a duração de 4h, duas teóricas e duas práticas e o tempo foi curto para tanta informação. Ainda assim, aprendemos a desinfectar ferramentas; a afiar tesoura de poda ou serrote; os benefícios da poda em verde; como determinar onde podar e o tipo de corte, se rente se bisel; os tipos de verdasca; a enxertia; o corte para estimular o crescimento de novos ramos; da necessidade de aplicar pasta cicatrizante.
O entusiasmo pós-curso foi notório, que já andámos a apanhar fruta à chuva, a tratar da horta e hoje à hora de almoço até dei um salto à cooperativa para comprar a pasta cicatrizante.
24.1.13
UAU
Imagem OeirasParque
No próximo fim-de-semana, entre as 10h30m e as 15h30m, no Oeiras Parque decorre um workshop para Super-Heróis. Só dá para crianças ;), e pode ver mais informações sobre o evento aqui.
23.1.13
Bolo de iogurte
Desde miúda que me preocupo com datas de validade
e volta e meia fazia uma limpeza à despensa da minha mãe. Na minha cabeça às
00h do último dia do prazo, o produto continha propriedades auto destrutivas invisíveis
e mágicas que actuavam sobre o produto arruinando-o.
O que fazer com quatro iogurtes no limiar do
prazo de validade? Comemos dois e com os outros dois fizemos um bolo de iogurte
e foi uma alegria. Farinha por todo o lado, ovo a pingar da bancada, e massa no
dedo para provar. O avental do Afonsinho já teve uso bem como a fruteira que a
tia Sara deu no Natal.
Nota: Quando a embalagem diz «Consumir de preferência
antes de» não significa que depois de ultrapassado o prazo o produto esteja
estragado, é apenas uma referência que após esta data poderá não estar nas
mesmas condições e é necessário precaução.
22.1.13
Fantasias mecânicas
No final visitámos o resto do Museu da Maioneta, e adorámos. O bilhete familiar custa 12€ e dá para duas crianças e dois adultos. O museu dispõe de desconto para sócios do ACP.
14.1.13
Centro de Ciência Viva
No Centro de Ciência Viva deSintra é possível aprender a brincar. Andar suspenso numa bicicleta que nunca
cai, desafiar a gravidade com uma bola, encestar bolas voadoras, ver o nosso calor humano,
tocar música com os pés e fazer festas aos dois burros, são apenas
algumas das muitas experiências que podemos experimentar.
Dica: O bilhete familiar custa
9€, dá para dois adultos e quatro crianças até 18 anos. Como fomos através de uma
festa de anos tivemos mais um desconto e só pagámos 6,50€.
10.1.13
Simples
Sempre valorizei as pequenas coisas, mas esta valorização
sempre foi tendenciosa. Afinal de contas se para nós as pequenas coisas são
grandes, não será muito justo chamar-lhes pequenas. São coisas porém de uma
importância relativa, objectos de reduzida dimensão ou valor, pequenos gestos
ou atitudes simples. E é destes pequenos grandes nadas que muitas vezes retiro maior
felicidade. Uma gargalhada do Afonso, uma festa ou um beijo dele logo pela manhã,
uma carta ou um email de alguém que está longe, um café quente numa manhã
gelada. Estes dias foram preenchidos por muitos pequenos momentos, da primeira
vez que o Afonso andou de comboio e táxi; da touca que me ofereceu no Natal
para eu não molhar o brushing e que
faz pendant com a dele; a escova para
limpar discos de vinil que finalmente descobri numa feira de antiguidades; o
avental em que colámos a imagem do Panda, o bolo de iogurte que fizemos os
dois; de como adormeceu esta semana a agarrar a minha mão com a sua mão
pequenina; das arrumações da arrecadação e de apanhar flores do jardim para as
jarras.
Que 2013 seja recheado de pequenos grandes nadas!
9.1.13
Natal
Este ano o
Natal foi autêntico e tradicional. Não no sentido de tradição feita de História e antiguidade
mas antes, de tradição desejada e feita de sentimentos reais. Sim, este Natal foi perto daquele
com que sempre sonhei. Este Natal foi rodeado de crianças, e cheio de amor,
cheio de brincadeira e de sonho. Tirámos muitas fotografias ao pé da árvore, cozinhámos juntos um peru e eu cozi-lhe barriga para não
sair o recheio e assistimos a parte da missa do galo. Comemos cupcakes da Garret, fiz arranjos de azevinho,
ouvimos discos de Natal, e festejámos ao longo de vários dias. O Natal não se
resumiu à véspera, durou vários dias. Afinal de contas, o Natal é
sempre que o homem quiser e o nosso foi muitoooo desejado e sentido.
27.12.12
A ver se chove
Imagem daqui
O Natal este ano começou mais cedo e durou vários dias. No dia 23 já se
desembrulhavam presentes lá em casa, e já se tiravam fotografias ao pé da
árvore para mais tarde recordar. Para que o Afonso aproveitasse ao máximo os
brinquedos, começou a desembrulhá-los um a um ao longo do dia 24. Para o fim
deixei o que pensei que para ele teria menos interesse por não dar para
brincar, um guarda-chuva do Mickey. É maravilhoso dar prendas ao Afonso porque
ele tem reacções fantásticas como: «Mamã isto é fantástico! Gosto muito!
Uau!!!! É fabuloso! Obrigada mamã!» Mas mesmo tendo isto em conta, e depois de
um dia cheio de prendas que adorou, não imaginei que ficasse tão feliz com o
guarda-chuva do Mickey. Tanto, que ao fim de muitos minutos continuava a dizer
que chovia dentro de casa e que nos queria a todos baixo do chapéu. Quando viu
que chovia lá fora ficou em êxtase e só me dizia «Viste mamã? Eu disse-te! Eu
disse-te que ia chover!». E ainda bem que choveu. «Mamã, tens de tirar as orelhas do Mickey do chapéu para não se molharem!» mas lá lhe expliquei com carinho que estas orelhas são especiais e à prova de chuva.
21.12.12
19.12.12
Natal
Ontem foi a primeira festa de
Natal de escola do Afonso. A mãe andava em pulgas e tudo foi pensado ao
pormenor. A bateria da máquina a carregar de véspera, a farda impecável, o sapatinho
engraxado.
Eu - Afonso, o auditório diz que é
grande mas para veres bem a mamã vai levar umas orelhas de Rena.
Afonso – De Rena mãe?
Eu – De Rena Afonso. E depois
digo adeus e tu sabes logo onde eu estou.
Chegámos cedo e fomos para a
terceira fila da frente. Babada de máquina em punho, mal conseguia esperar para
ver o meu pigali em palco. O
tema era «A volta ao mundo em 80 dias» e foi comovida que vi entrar o Afonso com
uma tanga de leopardo e ossos na mão para tocar tambor, e meti as ditas orelhas
e acenei sem parar. O Afonso não me viu mas portou-se como um crescido, sempre
atento à coreografia e cheio de ritmo. Quando o fui buscar ao final levei as orelhas da Rena e ele ria às gargalhadas.
Temos por hábito tomar o
pequeno-almoço no tabuleiro os dois. Comemos torradas, bebemos leitinho a ver
os desenhos animados de manhã antes de ir para escola. Sabemos de cor as letras
dos genéricos, do Pororó à Vila Moleza mas hoje a mamã chegou com o tabuleiro mascarada
de Rena a cantar Jingle Bells, e rimos que nem uns perdidos.
Afonso – Mamã tenho uma coisa
para dizer.
Eu – Diz Afonso.
Afonso – És linda!
Eu – E tu também meu amor. Sabes,
eu também tenho uma coisa para te dizer.
Afonso – O que é mãe?
Eu – I love you! A lot!
Afonso – Não é «a lot» mamã.
Eu – Então amor?
Afonso – É «I love you too.».
Eu – É isso mesmo. E sabes o
segredo?
Afonso – O segredo mãe?
Eu – Sim. O segredo das coisas
boas?
Afonso – É o amor!
Eu – É isso mesmo. Devemos encher
sempre o nosso coração de amor e de sentimentos bons e tudo o resto se revolve.
Levámos miminhos para a
professora Dina ontem, bonbons para a educadora Joana e auxiliar Bruna e postais pintados pelo Afonso, que
como diz a Bruna «Não há loja que venda!» e em troca a mamã recebeu um pendente
personalizado pelo Afonso para a árvore de Natal.
E é destes sentimentos e rituais que
é feito o Natal, de trocas cheias de dádiva, carinho e muito amor. E tudo o
resto, a seu tempo se revolve.
12.12.12
Toys'R'Us
Imagem mailing Toys'R'Us
Termina hoje a promoção de 20% de desconto directo em brinquedos nas marcas seleccionadas no Toys'R'Us online. Numa altura em que os pais tentam fazer acrobacias com o orçamento qualquer ajuda é preciosa, por isso aqui fica a dica a quem interessar.
Há de factos diferenças significativas de preços entre os folhetos por isso antes de sair de casa compare preços nem que seja online.
5.12.12
29.11.12
28.11.12
Sais de banho
Os sais de banho que trouxe de uma viagem ao Sal terminaram. Adoro tomar banhos de imersão desde miúda, sobretudo nestes dias muito frios. Lembrei-me de aromatizar sal grosso e dar outra utilização às laranjas que teimam em cair, e à alfazema que já vai nascendo no jardim. Cheira tão bem que até o Afonsinho aprovou, ele que tanto gosta da hora do banho.
27.11.12
Carta ao Pai Natal
Querido Pai Natal,
Portei-me muito bem este ano: deixei as fraldas; entrei para escola; aprendi a comer bem sozinho e a lavar os dentinhos sem ajuda. Fiz algumas traquinices mas também dei muitos beijinhos.
Seguiu hoje via CTT ;)
Portei-me muito bem este ano: deixei as fraldas; entrei para escola; aprendi a comer bem sozinho e a lavar os dentinhos sem ajuda. Fiz algumas traquinices mas também dei muitos beijinhos.
Gostava de receber um carro dos bombeiros (nunca são
demais), um dinossauro e Playmobil e gostava de ter um Natal muito feliz.
(A mamã ajudou-me a escrever a carta porque eu ainda não sei
escrever.)
Seguiu hoje via CTT ;)
24.11.12
Em tons de Outono
O regresso a casa de baterias carregadas é sinónimo de conforto, sobretudo quando dela tiramos o maior partido. O chá quente com menta do jardim, a sopa com os legumes da horta e o sumo das laranjas acabadinhas de apanhar.
20.11.12
Dia Nacional do Pijama
Imagem Uriage Bebe facebook
Neste dia 20 de Novembro um pouco por todo o país, crianças até aos 6 anos vão para a escola de pijama. Esta iniciativa criada pela Mundos de Vida tem uma vertente lúdica mas também pedagógica pretendendo chamar a atenção para a importância da criança crescer numa família.
O Afonso lá foi com o seu pijaminha do Cocas a condizer com a mochila e com a lancheira e hoje na escola estavam todos em «modo» caminha, até a directora :).
Assinar:
Postagens (Atom)












