4.6.12

Praia Grande - Ferragudo


Na praia grande no Ferragudo, há um parque infantil. A areia é fina e o areal extenso. Não podemos abrir os chapéus-de-sol em frente à zona das camas de aluguer. É no entanto um sitio perfeito para levar crianças. 

De manhã vamos à praia, depois de almoço corro no ginásio e à tardinha vamos para a piscina. À noite descemos até ao Carvoeiro para comer gelado e ouvir música na praia. 

Férias ;).

Teresa Raquin



Não gosto de deixar livros a meio, mas comecei um livro que estou com dificuldade em terminar e que me está a estragar o prazer de ler. Inconscientemente, ou não, esqueci-me dele em casa. Na bagagem trouxe 5 livros comprados nas feiras de velharias por 1€, clássicos, todos eles. 

Ontem estava determinada a começar Ana Karenina, mas quando abri o livro li «Quinta parte» e percebi que este é um de três livros e nem sequer, o primeiro. Comecei então a ler Teresa Raquin, de Émile Zola, e estou a adorar. Parece-me o Eça, tanto no retracto mordaz de época, como no naturalismo. É curioso como um livro pode ter causado tanta celeuma e critica, e ter sido considerado tão desvirtuoso e obsceno na altura, ou como diz o autor no seu prefácio forçado «literatura pútrida». É de facto um livro delicioso sobre personagens sanguíneas e nervosas, apaixonadas e intensas e eu estou farta de me rir ao lê-lo.

PS – Entretanto estou quase a acabar o livro e a história complicou-se um bocadinho :).


PPS - Mais para o fim faz lembrar Crime e Castigo de Dostoievski, é um bocadinho mais pesado do que ao início fazia supor. 

3.6.12

Férias


 


Depois de uma noite de luta para adormecer, porque não era a casa dele, porque faltava o Zequinha (dinossauro azul de peluche), porque estava excitado, lá foi vencido pelo cansaço, adormeceu e acordou refeito. Estávamos a pôr a mesa do pequeno-almoço na varanda, quando começou:

Afonso - Mamã, mamã, olha, uma pinha.
Eu - Uma pinha?
Afonso - Sim, pequenina, olha. – e dá-me para a mão. (Estranho numa varanda de cimento…)
Eu - Ahhhhhhhhhhhh – mamã destrambelhada ao gritos - Afonso isto é um ninho de vespas!!!!

Nem consigo imaginá-lo picado por vespas, se faz aquela reacção às melgas. A última vez que peguei num ninho fui completamente picada, mas desta vez estava vazio, graças a Deus!!!

Durante o pequeno-almoço eu tentava convencê-lo a gostar das férias e disse-lhe para olhar para a minha mão que eu tinha um dedo que adivinhava.

Eu - Estás a ver Afonso, não é este dedo, nem este, nem este - e deixei o mindinho - é este! Agora eu ligo-o à cabeça, tipo antena, sintonizo e adivinho. Hummm vais adorar a praia e a piscina hoje.
Afonso - Mãe, olha não é este, nem este, nem este – junta o dedo à cabeça a sintonizar – o Afonso adivinha que vai hoje ao parque.

E pronto, foi assim que o Afonso entrou oficialmente de férias, e adoptou esta como a «casa do Algarve», o problema vai ser quando quiser voltar. 

Um dia depois


Não tenho relógio, mas também não faz mal, pois sei que o tempo que agora importa são 8 dias.

Tentei explicar ao Afonso o que são férias durante a hora de almoço em Ferreira do Alentejo, mas ele dispersa-se.

-Percebes o que são férias Afonso?

-É ir ao Alentejo. E esta luz mãe, que é? – diz a apontar para o reflexo do copo de sumo na toalha de papel.

No restaurante tivemos de esperar que os empregados almoçassem, e atrasou-nos a viagem. Detesto andar de carro mas o almoço era bom e o calor tanto que adormeci pelo caminho.

Chegámos tarde ao Monte Santo Resort, um complexo de apartamentos de 5 estrelas no Carvoeiro, com imensas mordomias. O apartamento é muito mais giro do que eu pensava pelos imensos sites que consultei, completamente equipado, dava para morar aqui. Há som ambiente, banheira de hidromassagem, três plasmas, máquinas de lavar roupa e louça, a decoração simples e irrepreensível. Adoro as pedras da casa de banho, podiam ter sido escolhidas por mim.


Ao final da tarde descobrimos um Jumbo e comprámos comidas boas para uns dias. Trouxemos tacos e camarões para ver o jogo. O espaço saúde estava com uma redução de 20% nos óculos de sol para criança.

À noite fiquei a saber que a pen que comprei tinha um cartão, na caixa que deixei em casa, que era suposto ter colocado lá dentro. O hotel tem internet gratuita, não me martirizei muito.

De noite o Afonso não queria dormir, queria voltar para casa, que aqui não era a casa dele, mas depois desta manhã de praia acho que vai querer vir mais vezes para «a casa do Algarve».  A parte boa de abrir a época balnear no Algarve, é que de que aqui há muitos ingleses. Sinto-me uma no meio deles, branca como cal, e um dia depois vermelha como um camarão. As sardas começam a aparecer em força, e eu sinto um cansaço próprio do sol e das férias. Dolce fare niente. 

1.6.12

Dia da Criança

Imagens daqui e daqui

É Sexta-feira e dia da criança, e se hoje trabalha e não pode aproveitar o dia para estar com eles, prolongue os festejos para o fim-de-semana. Se mora na zona de Lisboa ou Cascais aceite as sugestões:

A entrada na festa da criança no Museu da Electricidade custa 3,5€ mas pode tentar ganhar bilhetes num passatempo flash da Pumpkin no facebook;

A festa da criança na Baía de Cascais é de entrada livre, e de passagem obrigatória.

Se mora longe opte por outro programa mas saia de casa, apanhe sol, gaste energia com eles. Está bom tempo para passear e é absolutamente proibido ficar em casa!

31.5.12

A vida dos outros

Imagem daqui

A opinião dos outros condiciona a nossa liberdade. Não devia, mas condiciona. Muitas vezes tomamos decisões erradas baseados apenas naquilo que pensamos estar bem para os que nos rodeiam. Partindo de falsas premissas, nunca lancetamos verdadeiramente os problemas da nossa vida, e condicionamo-nos com frequência ao argumento completamente falacioso e volátil que é a «opinião dos outros». 

No entanto os outros são pessoas como nós, com os seus dilemas e com as suas vontades, e nós somos os seus outros. Quebremos então este ciclo não influenciando com a nossa opinião, a opinião e a vida alheias. Não há nada mais individual que a vida e as pessoas devem vivê-la de acordo com o que querem e acreditam ser melhor para si. Gostar também implica tolerância e aceitação. Nem sempre a galinha da vizinha é mais tenrinha, e muitas vezes as aparências enganam, aceitemos então os outros como outros, e as suas decisões como «boas», nem que seja porque são suas. E se estiverem errados, o que importa? A vida é deles! 

30.5.12

Passatempos do dia da criança



Está a aproximar-se o dia da criança e os passatempos nascem como cogumelos. O do Cavalinho no facebook da marca, o da Pais & Filhos/Anthelios, o da Klorane, e o do blog da Sofia, são apenas alguns exemplos. 

Mesmo que não ganhe nenhum prémio não vá a correr comprar mais um brinquedo, ao invés disso aproveite para fazer um dia ou noite especial, e não apenas por é dia da criança, mas sobretudo porque é sempre bom arranjar desculpas para se festejar a felicidade. Experimente fazer o seu prato preferido, jogar um jogo ou brincar com ele, e, já que é dia da criança, seja uma!

28.5.12

Semana em fotos









Esta semana recebi uma série de coisas pelo correio, amostras e alguns prémios, incluindo bilhetes para o Zoo do Diário do Distrito. Estou rendida aos vouchers lifecooler, permitem pagar em multibanco evitando aquele desconforto do cartão de crédito na Net e podemos fazer jantares por menos de metade do preço. 

A meio da semana assisti à antestreia Vip de «A Branca de Neve e o Caçador», cheguei atrasada mas ainda a tempo do filme. A prestação de Charlize Theron enquanto bruxa má faz valer o filme. Magnifica mesmo cheia de rugas, petróleo, penas e malvadez. A história, numa versão mais Grimm que Disney, está porém um pouco confusa. Curiosamente no dia seguinte entrou-me um pássaro negro pelo gabinete, no dia depois desse dois cachorros, e fiquei feliz por ser Sexta não me fosse entrar um cavalo no dia seguinte.

Esta semana também utilizei a experiência Lipton do facebook numa cavitação ao pé do escritório. Fui muito valente. A experiência é em tudo estranha, desde o apito nos ouvidos, aos pequenos choques quentes, mas a senhora foi amiga e falou imenso para me distrair. E não é que resulta logo? 

Para terminar a semana em beleza Rock in Rio, e foi tão lindo. Adorei ver The Offspring ao vivo, surpreendeu pela positiva, mas o ponto alto da noite foi mesmo Linkin Park. E o que eu gosto disto, e dele Chazy Chaz, não vale a pena acrescentar mais nada. Smashing terminaram com chave de ouro. 

Domingo já não consegui reunir energia para o passeio de barco, nem para muito mais ;). 

23.5.12

Imaginação, uma arma poderosa


Afonso - Mamã, qual é o teu dinossauro preferido? É o T-Rex?
Eu - Não Afonso, isso foi antes de te conhecer.
Afonso - Qual é?
Eu - Hum... O T-Rex é muito grande, talvez o Copsognathus, que é mais pequenino.
Afonso - Oh mãe mas eu gosto do T-Rex pequenino, o bebé dele. Queres ver?
Eu - (A medo) Sim.
Afonso - Olha mãe. - E abre as mãozinhas para me mostrar.

22.5.12

Tintin


As aventuras de Tintin fazem parte do meu imaginário infantil. Sempre gostei deste jornalista, curioso e aventureiro que conseguia sempre desvendar, com a ajuda do seu fiel companheiro Milu, o mistério mais intrincado. Sim, o Tintin foi um dos meus heróis, assim como o tio Patinhas (hoje mais que nunca) o Mandrake, o Astérix, e o Spirou, entre muitos outros. O facto do meu pai ser coleccionador de banda desenhada, e ter edições antigas religiosamente arquivadas, incluindo de «O Mosquito», é capaz de ter ajudado. Desde que aprendi a ler que leio BD. 

É difícil ver adaptações de livros ao cinema, pelo facto de que muitas vezes não correspondem àquilo que imaginámos. A BD tem esta vantagem, já nos devolve uma imagem e não podemos fugir muito dali. Sim, a decepção de ver os 5 no grande ecrã jamais poderia acontecer com um Astérix ou um Tintin, porém há sempre o perigo de não ser a mesma coisa e esta é uma esquisitice/embirração difícil de superar nem que seja porque é individual e muito variável. Não obstante, o filme está fabuloso. Não o vi em 3D, imagino que seja ainda mais fantástico, mas adorei. Claro que depois de ver o Segredo do Licorne fica a vontade de ver as restantes aventuras. Venham elas ;)!

21.5.12

Dia da Criança



No dia da criança o Continente Online oferece 75% de desconto em mais de 100 brinquedos. Esta campanha é exclusiva do Continente Online. 

As fraldas Dodot Activity estão com 50% de desconto em cartão. Se precisa aproveite!

20.5.12

2ª Corrida da Criança







Hoje de manhã fomos à 2ª Corrida da Criança nos jardins do Casino do Estoril. Gostava de poder dizer maravilhas do evento, porque a iniciativa é excelente e o projecto também, mas penso que, graças à chuva, não terá corrido muito bem.

A corrida devia ter começado às 10h mas só começou depois das 10h30m. Estivemos mais de meia hora ao sol na fila à espera, e as crianças claro está, impertinentes. De repente começa a chover torrencialmente, e decidem começar a corrida. E se ao inicio não esmorecemos, passados uns metros já completamente ensopados foi difícil manter um sorriso e convencer o Afonso a continuar. Quando quisemos reduzir o percurso, os membros da organização não foram muito compreensivos. Foi completamente molhados que chegamos à meta. 

Marcaram presença na corrida algumas mascotes, como o Gomby e o Bob Esponja, apareceram muitas caras conhecidas e havia imensas barraquinhas com actividades e brindes. Foi possível medir o índice de massa corporal dos mais pequenos e fazer uma pequena consulta de nutrição e até ginástica com o Holmes Place. Foi pena o S. Pedro não ter colaborado. 

18.5.12

Praia



Gosto da praia à hora das gaivotas. Ontem esta praia era só nossa.

I Love Nuk


Este amor é agora oficial. O Afonso já adorava a Nuk e a Nuk, ao que parece, também adora o Afonso. 

Fomos seleccionados há uns tempos para experimentar o novo Eco Detergente para tetinas e biberões da Nuk e por termos completado o período de experiência e o questinário recebemos agora um Kit Easy Learning NUK verde do Sporting que o Afonso adora. 

Em relação ao detergente, a minha opinião é a de que é excelente. E se ao inicio me fez confusão o facto de ser completamente liquido, temos tendência a colocar uma noz de detergente em gel, depois de compreender a consistência até acho que acaba por ser melhor assim, pois acabamos por colocar menos quantidade, o que acaba por representar uma poupança. 

Adorei o facto do detergente ter ingredientes naturais porque nos permite ter aquela confiança em como não faz mal ao bebé. Os detergentes normais não nos dão essa confiança e muito embora existam os ecológicos, não são tão específicos nem tão suaves.

Tive ainda receio que por ser tão suave não removesse bem os resíduos do leite, mas tinha um biberão que secou vazio durante o dia, e o detergente removeu muito bem as marcas deixadas pelo leite.

Nota 20 portanto :)

17.5.12

Quinta de espiga


Ninguém diria que da manhã cinzenta viria um dia de sol fantástico. Já não está aquele calor, mas está bom para andar lá fora. Almocei no jardim quase todos os dias desta semana e sabe tão bem. Hoje, cá em casa, apanharam-se espigas e colheram-se alhos franceses, favas, batatas e alfaces. O calor exagerado fez grelar algumas hortaliças demasiado cedo, espero que algumas ainda se aproveitem.

Vou levar ramos para os meus colegas no escritório, para lhes trazer prosperidade e desejo os que seguem o Limão uma excelente Quinta-feira de espiga!

16.5.12

Mulheres de corpo e alma




Eu nem sou muito destas coisas, palavra que não, de tratamentos de beleza e coisas desse género. Adoro arranjar o cabelo mas tirando isso sou muito básica. Passo a vida a partir as unhas na horta, tenho uma pele propensa a alergias e umas olheiras que denunciam muitas noites mal dormidas. Pelo que um evento destes não estava assim no topo das minhas prioridades, mas a Catarina desafiou-me na Sexta, a Sofia disse que ia, e dei comigo a concorrer na véspera.

E Domingo depois do passeio de carro, de uma breve visita ao Parque Morais e de um almoço na praia da Parede, dei comigo a caminho de Lisboa para uma tarde daquelas :). Apesar de já termos chegado tarde para muita coisa, como arranjar mãos e cabelos, chegámos bem a tempo de uma massagem, e vários worshops. Da maquilhagem à nutrição eu e a Sofia, passámos um pouco por todo o lado e saímos de lá formadas :) e com um saco cheio de mimos.

Pelo meio, tive o prazer de conhecer a Catarina, ao vivo e a cores, e de ganhar, com uma rima inspirada, um fim-de-semana com um Toyota. 

Assim que cheguei a casa, chegou o Afonso a dormir, e como não pude ir até à Portugália para aproveitar aqueles fabulosos vales, a Portugália veio até mim. 

Foi um desfecho fantástico para um fim-de-semana em cheio!

15.5.12

Regresso ao Passado





Domingo de manhã acordámos cedinho para um regresso ao passado. Repostos, lá fomos até ao Estoril, conforme combinado, dar um passeio num carro antigo. O pequeno-almoço, que era para ser na Garrett, acabou por ser no Pinto's, que a Garrett fechou para férias, e foi tomado à pressa que o Afonso estava em êxtase a querer despachar tudo «Mamã posso conduzir? Posso?».

Depois de entrarmos para o carro assustou-se com o barulho e já só queria ir para casa, mas lá se acalmou depois vir até à frente e carregar na buzina, e seguimos viagem. 

Demos um passeio giro até ao Guincho e voltámos. Foram todos muito simpáticos, do motorista, ao fotógrafo, passando pelo senhor que nos recebeu. Obrigada Barrigas de Amor, adorámos!