6.5.12

Dia da Mãe



Começou muito mal este dia da mãe.

Exactamente a meio do dia achei que iria ser um daqueles dias para esquecer, e então tu olhaste para mim e disseste «Mãe vamos os dois sozinhos ao parque. Eu jogo à bola com os meninos, e tu bebes um café. Depois o pai chega e tu ficas feliz.» E pronto, decidi descomplicar e aproveitar o dia. 

Fomos comer um bitoque à Xana, fomos ao Indie Junior que acabava hoje com uns bilhetes da Forum Estudante. Foi a  primeira vez que foste ao cinema e acho que correu bem. Eram muitas histórias pequeninas e muitos meninos da tua idade.

Nos entretantos ainda passámos na Feira de Velharias de Oeiras, onde a mamã descobriu um conjunto gigantesco de Playmobil, que bem negociado veio connosco para casa. Uma quinta, um navio, um iglu, vários barcos, imensos animais e pecinhas pequeninas, foi tudo lavado e está agora a secar. 

Agora temos petisco ao lume, a mãe uma valente dor de cabeça do cansaço, mas o dia acabou por ser excelente e eu sinto-me abençoada por te ter na minha vida e por seres meu filho. Pode estar tudo errado, correr tudo mal, estar tudo do avesso que um sorriso teu dá sentido e paz à minha vida. 

5.5.12

Favas e Caracóis



Hoje, enquanto o Afonsinho dormia a sesta, andei a apanhar favas. Enchi três cestas e ainda ficaram muitas por apanhar. Ao mesmo tempo que as apanhava fiz controlo de pragas, lagartas e caracóis. Estava sol e calor e até calcei chinelos. Soube-me bem descascar as favas no jardim, enquanto comia uma sandes de carne assada da mãe. Descascar favas faz-me sempre lembrar o avô Zé e aquelas coisas que achamos graça em crianças. Depois de acordar o Afonso também me ajudou. 

Os dias quentes deixam-me sempre bem disposta e o sol faz-me bem à pele. Tenho a cara feita uma adolescente em plena crise hormonal. Gosto de fechar os olhos e fingir que estou de férias, parece que o tempo passa logo mais devagar. Lembrei-me dos filmes que vi ontem, deve ser bom viver numa ilha de praia mas gosto tanto deste lugar. 

As favas estão agora ao lume, e já cheiram tão bem. 

Bom Sábado!

Indie Lisboa

Pedaços de Berlin Telegram

A Rita S. é uma amiga de infância que me tem acompanhado nas coisas mais malucas, de furar o umbigo mesmo antes dos meus 18 anos, a um casting para bailarina entre muitas outras maluquices. E a Patrícia, bem, a Patrícia é amiga já de adolescência, início de vida adulta, da minha (nossa) fase de jornalistas, companheira actual de festivais para crianças, e companheira de longa data de soirées e matinés de cinema. Coincidência ou não, em alturas mais marcantes da minha vida, vimos filmes francamente perturbadores, e em que sair da sala de cinema era sempre um misto de depressão profunda com êxtase pós-traumático de sobreviver à experiência. 

Daí que, e dado o momento, uma sessão dupla de Indie Lisboa, com uns convites ganhos no facebook, parecesse altamente promissora. A minha escolha não teria sido esta, mas, não poderia ter sido melhor. Vimos Formentera em alemão e Berlin Telegram em francês, ambos a contar para a competição Internacional. O idioma de resto para nada importou. Leila Albayaty realizadora, compositora e actriz de Berlin Telegram veio fazer a apresentação do seu filme, em estreia mundial, perto da meia-noite ao cinema Londres. Um filme intenso, envolvente, emocional, obsessivo, mas que fala de reconstrução e superação, e de personagens que entretanto se cruzam no seu caminho. O filme surpreende pela positiva. Os votos foram dados em consciência, mas ficou a vontade de ver muitos mais.

Nota positiva para a organização do evento. O cinema Londres foi uma agradável descoberta, com um café e restaurante simpáticos e uns sofás extremamente confortáveis nas salas. Feliz coincidência o facto de as personagens românticas de Formentera se terem conhecido em Portugal e de em Berlim Telegram aparecerem não só referências como imagens do nosso país, numa altura em que a Europa nos vê sob um prisma menos encantador. 

1.5.12

Lego Fan Event


Consegui evitar a ida ao Pingo Doce mas não escapei à fila do Lego Fan Event que dava, literalmente, a volta à praça de touros. Pior, a fila prolongava-se dentro da praça de touros, e o tempo de espera para entrar foi superior a uma hora. Tínhamos ganho dois convites de criança no Meo, mas como o Afonsinho ainda não paga deram para fazer felizes Mariana e primo :).

Durante a espera levantámos mais convites para o Indie e o Afonso fez uma amiga, que uns anos mais tarde poderia ter sido aquela. Para além de ficarem todos contentes por terem sapatos iguais, partilharam a paixão pelos chapéus e brincadeiras tontas. 

Do evento fica a nota negativa para a falta de fraldários, para a falta de filas prioritárias e para a falta de uma bilheteira distinta para convites. 

De resto a mãe Vanessa esteve no seu melhor, como peixe na água, a construir monstros e casas, várias horas... 

Para repor energias Merry Cupcakes e uma ajudinha para o jantar. Estou tão cansada!!!!

30.4.12

Sugestões para o feriado


Para quem adora cinema fora do circuito comercial e tem crianças, o Indie Junior é uma excelente opção. Pode ainda participar nos workshops gratuitos. Não deixe de consultar o cartaz

Até ao dia 1 de Maio, pode ainda visitar o Lego Fan Event no Campo Pequeno. Os bilhetes custam 5€ os de adultos, 3€ os de criança, não sei se para as crianças grandes há desconto :) é tentar!

Ao que parece no feriado decorre ainda a primeira venda de garagem do Alfama-te. Quem tem bonecos, DVD's e coisas antigas sem pó ou novas ainda embaladas, para venda inscreva-se pelo email geral@alfama-te.com. Mais informações no facebook.

29.4.12

Comida de conforto


As nossas memórias de criança são sempre reconfortantes. Nunca tinha percebido a célebre frase da minha mãe Cecília «Era tão bom ser criança outra vez não era?» até a sentir. Sim, o Afonso diz que o arroz dela sabe a queijo, mas a mim sabe a arroz de manteiga. O único. O original. Calculo que para ele, daqui a alguns anos, a comida reconfortante da mamã Vanessa saiba a comida sem sal ou a Bimby. Sim, a minha mãe já me falou na Bimby, a titulo experimentação, a ver como eu reagia. 

Para mim, a cada viagem, a cada regresso a casa, sempre foi o café com leite e o pão com manteiga comprado à barra quando ainda se podia. Não havia pequeno-almoço, nem café de saco como o da minha mãe. 

Seja como for, hoje o Afonso experimentou caracóis, e pelo menos à primeira impressão, diz que sim, diz que gosta.

Afonsinho


Acordou no outro dia a berrar agarradinho à cabeça e ao ouvido, e depois a mim que nem me deixava mexer «Dói muito mamã.». Uma colher de Brufen, muito mimo e umas horas depois dizia à Dr. Zaida que estava bom e não doía nada. Mentira, que metia o pescoço de lado como se tivesse uma entorse. E ela dizia-lhe «Afonso tens de responder a verdade.» e ele respondida «a verdade.».

Três dias depois bebé Afonso está fino! Uma tosse apenas mas nada que não se resolva. 

Afonso 1 - Viroses parvas O

Festa de anos surpresa

Fotos festa de anos surpresa da Tixa

Nos últimos tempos descobri que as verdades nunca são absolutas, que custa sempre mais a primeira vez. Descobri que obturador não é objecto de tortura. Veremos o que falta descobrir. 

25.4.12

25 de Abril aos meus olhos


O Afonso passou os últimos dias a perguntar «Mamã já é 25 de Abril? Já posso colar os autocolantes? Já posso mamã?» e ontem foi para ele o dia, ou melhor a noite. Acompanhou-me ao jantar do partido e, ainda sem grande consciência democrática, participou pela primeira vez naquilo que é, não apenas uma liberdade, mas também um dever cívico. 

Cresci com pais que me mostraram o valor da liberdade, do poder falar, pensar e escolher. Um pai que  criou um partido político, que fazia reuniões no café Império, que tinha barba e gola alta e calças à boca de sino. Sou igualmente filha de uma mãe que tinha um pai que era tipógrafo e que por isso tinha acesso a livros que não passavam pelo crivo da PIDE, e que muitas vezes por causa dos «bufos» queimou documentos na sanita. Cresci também a ouvir falar de coisas menos doces como os desaparecidos, os presos políticos e o Tarrafal. 

Quando a Visão esta semana, provocadora, perguntou se deveria haver um novo 25 de Abril, foram raras as personalidades quer de esquerda e quer de direita a responder «Sim». A opinião comum é a de que a democracia, ainda que fragilizada pela crise, está bem instituída. A preocupação que se repete é a de que sejam postos em causa os direitos que tanto lutámos por adquirir. 

Do jantar ressalta o espírito inflamado e nostálgico de quem viveu esses tempos, a esperança dos mais jovens de que venham dias melhores e a crença de que é desta união, deste espírito e vivência colectivos que poderá nascer a força para enfrentar seja o que for. 

Para o Afonso fica a mensagem que devemos pensar, acreditar e agir, ao invés de apenas criticar. É possível e importante ser politicamente activo, independentemente da ideologia com a qual nos identifiquemos. 

Os Putos

Uma bola de pano, num charco
Um sorriso traquina, um chuto
Na ladeira a correr, um arco
O céu no olhar, dum puto.
Uma fisga que atira a esperança
Um pardal de calções, astuto
E a força de ser criança
Contra a força dum chui, que é bruto.
Parecem bandos de pardais à solta
Os putos, os putos
São como índios, capitães da malta
Os putos, os putos
Mas quando a tarde cai
Vai-se a revolta
Sentam-se ao colo do pai
É a ternura que volta
E ouvem-no a falar do homem novo
São os putos deste povo
A aprenderem a ser homens.
As caricas brilhando na mão
A vontade que salta ao eixo
Um puto que diz que não
Se a porrada vier não deixo
Um berlinde abafado na escola
Um pião na algibeira sem cor
Um puto que pede esmola
Porque a fome lhe abafa a dor.

24.4.12

Geobra 1974


As Feiras de Velharias da linha decorrem ao Domingo e são no 1º do mês em Oeiras, no 2º na Parede, no 3º em Paço de Arcos e no 4º em Algés, onde fomos este fim-de-semana em busca de mais Playmobil. A feira de Algés é uma das mais antigas e embora os feirantes se repitam muitas vezes, os preços tendem a ser mais altos. Há porém mais bancas, mais pessoas e muita escolha. Na primeira banca onde parámos havia imensos Playmobil, já um pouco estragados, mas pediam-nos 2€ por dois bonecos e achei demais. Uma embalagem pequenina nova traz em média 2 a 3 peças e custa no Toys'R'Us 2,99€. Ainda argumentei mas não valeu de nada. 

Mais à frente encontrámos nova banca com os simpáticos bonecos da imagem, e apesar de nos pedir o mesmo preço, o senhor baixou para 1€ dois bonecos e ainda ofereceu mais um. Quando olhei para o pé do boneco fiquei a pensar que fosse uma imitação, pois ao invés de dizer Playmobil dizia Geobra 1974. Vejo agora na Wikipédia que a Geobra é um fabricante de brinquedos cujo principal produto é precisamente o Playmobil que foi lançado em 1974. E embora estes bonecos que comprámos tenham o pescoço meio saliente estão em excelente estado e são tão únicos quanto originais pois são do ano de fundação da marca! 

19.4.12

25 de Abril para bebés

Imagem Orçamento Participativo daqui

Esta semana a Visão fez uma edição dedicada ao 25 Abril com um conjunto comemorativo de autocolantes. Pensei logo no Afonso, que adora «stickers» e de como esta seria uma excelente forma de lhe introduzir o tema. Adorou e quis logo descolá-los, mas combinámos que vai ser uma actividade para fazer no feriado. No entretanto, a mamã falou da revolução dos cravos, no final da ditadura, nos direitos conquistados e que neste momento sócio-económico vão sendo postos em causa. O André acha que eu explico coisas a mais, mas eu acho que não. Cresci com uns pais que integraram a Frente Socialista, que formaram um partido politico, e que desde cedo me falaram de direitos e deveres e do que custou a liberdade. 

Não sei se precisaremos de um novo 25 de Abril, mas precisamos certamente de maior envolvimento da população no que concerne às decisões politicas, e não me refiro apenas a manifestações. Se mora no concelho de Cascais e tem uma ideia participe até dia 5 de Maio nas sessões de Orçamento Participativo. Envolva-se!

Eu e os passatempos, os passatempos e eu


Foi na altura em que estive a fazer a minha tese de mestrado, e com o objectivo de desanuviar das pesquisas e leituras, que comecei a divagar pela Internet à procura de um desconto para umas canetas, e descobri o Tralhas Grátis. Desde miúda que adoro participar em passatempos, preencher cupões e essas coisas, e descobrir uma comunidade inteira que partilhava esse gosto, foi qualquer coisa! Ali, todos divulgavam passatempos e promoções, e todos vibravam quando um de «nós» ganhava. Passados um meses, fiquei em casa com uma gravidez de risco, e esse "passatempo" tornou-se um género de profissão :). É escusado dizer que compensa participar, e que às vezes é preciso muita paciência. Estatisticamente é uma questão de probabilidade e persistência, mas na prática é acima de tudo um prazer e quem corre por gosto não cansa. Muitas vezes não ganho nada a não ser o facto de me divertir em participar, porque tenho uma imaginação fértil e adoro puxar por ela. Depois há ainda aquelas vezes em que ganho sem saber e aí a alegria ainda é maior.

Vá por mim, se acha que só sai aos outros, experimente e participe, as probabilidades são muito maiores que as de lhe sair o Euromilhões, e a satisfação, bem essa a meu ver é garantida. 

18.4.12

Grávidas e recém-mamãs


Imagem mailing Continente

A oferta semelhante que tive no Jumbo no primeiro ano de vida do Afonso foi muito útil, pelo que recomendo vivamente que as recém-mamãs adiram à campanha. Se há coisa que nos falta no primeiro ano é tempo, e uma ida ao supermercado é qualquer coisa que se dispensa de bom grado.

Esta campanha do Continente tem ainda um kit de oferta muito simpático mas está limitada a 2000 inscrições, por isso aproveite!

Mais informações sobre aqui.

17.4.12

Helen Doron Early English

Imagem mailing HDEE

No próximo Domingo às 11h30m, assista gratuitamente a uma aula de demonstração de Inglês para crianças, na Fnac do CascaiShopping.

Nós recomendamos!

16.4.12

Parabéns


A Quinta Pedagógica, que tão bem conhecemos das Estrelas e Ouriços, festeja hoje 16 anos e, para assinalar a efeméride, abre portas a todos os que a queiram visitar e dar os parabéns.

"Cultura e Tradições no Mundo" dão o mote aos festejos que contam com música, magia, dança e claro, muita diversão. Se tem a tarde livre, aceite a sugestão e passe por lá com eles ;).