24.4.12

Geobra 1974


As Feiras de Velharias da linha decorrem ao Domingo e são no 1º do mês em Oeiras, no 2º na Parede, no 3º em Paço de Arcos e no 4º em Algés, onde fomos este fim-de-semana em busca de mais Playmobil. A feira de Algés é uma das mais antigas e embora os feirantes se repitam muitas vezes, os preços tendem a ser mais altos. Há porém mais bancas, mais pessoas e muita escolha. Na primeira banca onde parámos havia imensos Playmobil, já um pouco estragados, mas pediam-nos 2€ por dois bonecos e achei demais. Uma embalagem pequenina nova traz em média 2 a 3 peças e custa no Toys'R'Us 2,99€. Ainda argumentei mas não valeu de nada. 

Mais à frente encontrámos nova banca com os simpáticos bonecos da imagem, e apesar de nos pedir o mesmo preço, o senhor baixou para 1€ dois bonecos e ainda ofereceu mais um. Quando olhei para o pé do boneco fiquei a pensar que fosse uma imitação, pois ao invés de dizer Playmobil dizia Geobra 1974. Vejo agora na Wikipédia que a Geobra é um fabricante de brinquedos cujo principal produto é precisamente o Playmobil que foi lançado em 1974. E embora estes bonecos que comprámos tenham o pescoço meio saliente estão em excelente estado e são tão únicos quanto originais pois são do ano de fundação da marca! 

19.4.12

25 de Abril para bebés

Imagem Orçamento Participativo daqui

Esta semana a Visão fez uma edição dedicada ao 25 Abril com um conjunto comemorativo de autocolantes. Pensei logo no Afonso, que adora «stickers» e de como esta seria uma excelente forma de lhe introduzir o tema. Adorou e quis logo descolá-los, mas combinámos que vai ser uma actividade para fazer no feriado. No entretanto, a mamã falou da revolução dos cravos, no final da ditadura, nos direitos conquistados e que neste momento sócio-económico vão sendo postos em causa. O André acha que eu explico coisas a mais, mas eu acho que não. Cresci com uns pais que integraram a Frente Socialista, que formaram um partido politico, e que desde cedo me falaram de direitos e deveres e do que custou a liberdade. 

Não sei se precisaremos de um novo 25 de Abril, mas precisamos certamente de maior envolvimento da população no que concerne às decisões politicas, e não me refiro apenas a manifestações. Se mora no concelho de Cascais e tem uma ideia participe até dia 5 de Maio nas sessões de Orçamento Participativo. Envolva-se!

Eu e os passatempos, os passatempos e eu


Foi na altura em que estive a fazer a minha tese de mestrado, e com o objectivo de desanuviar das pesquisas e leituras, que comecei a divagar pela Internet à procura de um desconto para umas canetas, e descobri o Tralhas Grátis. Desde miúda que adoro participar em passatempos, preencher cupões e essas coisas, e descobrir uma comunidade inteira que partilhava esse gosto, foi qualquer coisa! Ali, todos divulgavam passatempos e promoções, e todos vibravam quando um de «nós» ganhava. Passados um meses, fiquei em casa com uma gravidez de risco, e esse "passatempo" tornou-se um género de profissão :). É escusado dizer que compensa participar, e que às vezes é preciso muita paciência. Estatisticamente é uma questão de probabilidade e persistência, mas na prática é acima de tudo um prazer e quem corre por gosto não cansa. Muitas vezes não ganho nada a não ser o facto de me divertir em participar, porque tenho uma imaginação fértil e adoro puxar por ela. Depois há ainda aquelas vezes em que ganho sem saber e aí a alegria ainda é maior.

Vá por mim, se acha que só sai aos outros, experimente e participe, as probabilidades são muito maiores que as de lhe sair o Euromilhões, e a satisfação, bem essa a meu ver é garantida. 

18.4.12

Grávidas e recém-mamãs


Imagem mailing Continente

A oferta semelhante que tive no Jumbo no primeiro ano de vida do Afonso foi muito útil, pelo que recomendo vivamente que as recém-mamãs adiram à campanha. Se há coisa que nos falta no primeiro ano é tempo, e uma ida ao supermercado é qualquer coisa que se dispensa de bom grado.

Esta campanha do Continente tem ainda um kit de oferta muito simpático mas está limitada a 2000 inscrições, por isso aproveite!

Mais informações sobre aqui.

17.4.12

Helen Doron Early English

Imagem mailing HDEE

No próximo Domingo às 11h30m, assista gratuitamente a uma aula de demonstração de Inglês para crianças, na Fnac do CascaiShopping.

Nós recomendamos!

16.4.12

Parabéns


A Quinta Pedagógica, que tão bem conhecemos das Estrelas e Ouriços, festeja hoje 16 anos e, para assinalar a efeméride, abre portas a todos os que a queiram visitar e dar os parabéns.

"Cultura e Tradições no Mundo" dão o mote aos festejos que contam com música, magia, dança e claro, muita diversão. Se tem a tarde livre, aceite a sugestão e passe por lá com eles ;).

15.4.12

Domingo


O Afonso adora o balde dos Playmobil e por conseguinte a mãe e o pai também. Hoje na feira de velharias de Paço de Arcos arranjámos um novo membro para a colecção, um Playmobil espacial :). Encontrámos também uma colecção de quadros com a restante família do «menino da lágrima», todos igualmente tristes e a chorar. E pensar que às vezes acho que já nada me surpreende. 

Ontem depois de uma visita curta ao Ikea, decidimos alugar um filme, mas a experiência não correu muito bem. É que enervei-me com o comando e fui carregando ok, ok, ok, e aluguei um filme péssimo sem querer. Um filme, tão mau, tão mau, com sangue, e entranhas e coisas esquisitas mas em mau. Ainda tentámos ver, mas eu só gritava pelo que passado meia hora o André estava a ligar para o Meo a perguntar se dava para cancelar o aluguer feito por engano. 

Em tudo o resto o fim-de-semana foi mais calmo, lemos livros, brincámos e, inspirada pelo frio, ainda terminei o cachecol do André, parado há meses. 

14.4.12

Autogestão





 


Estamos em autogestão esta semana, Afonsinho e eu. O pai André começou um curso intensivo de perito averiguador, e chega a horas impróprias para consumo. A mãe tem cozinhado bastante, e o Afonso tem feito milhentos disparates. 

Descobri que a monoparentalidade não é uma experiência tão assustadora com a existência de um forno em casa e descobri ainda que dizer ao Afonso para se portar bem é falar-lhe noutra língua. O «sim» que me responde depois do meu «Juras Afonso? Juras que te portas bem dois minutos?» é automaticamente destruído depois da gravação.

Hoje de manhã no Inglês chorou três vezes por não querer ficar na sala de aula sem a mamã, mas depois de se capacitar, lá ficou e saiu no final todo contente. Já em casa enquanto ouvia os CDs das aulas e pintava o desenho que a Pimpa deu, pintou não só o desenho como a mão.

13.4.12

Babar


Peça de teatro infantil do Babar, na Baixa-Chiado PT Bluestation no Domingo das 11h às 15h. Entrada gratuita. Mais sobre o assunto aqui. Não deixe de consultar esta e outras actividades gratuitas no roteiro Estrelas e Ouriços, na última página assinaladas com uma estrela. Aproveite a embalagem e participe nos passatempos.

Bom fim-de-semana!

Vitaldent e Acreditar

Imagem do site Filhos de A a Z

De acordo com o site Filhos de A a Z, no âmbito das comemorações do dia mundial do livro a 23 de Abril, as clínicas Vitaldent vão oferecer o livro de receitas «Está tudo óptimo» da Associação Acreditar - Associação de Pais e Amigos das Crianças com Cancro, a todas as crianças que efectuem uma consulta de check-up oral entre os dias 23 e 29 de Abril.

Saiba tudo aqui.

Ultimamente


Ultimamente o carteiro tem trazido uns pacotinhos simpáticos, entre eles livros, vales, creme, detergente para tetinas e um bouquet especial de bebé da Babytecas. Os passatempos são o meu passatempo preferido!

9.4.12

Parque Morais


















Ontem, depois de almoçarmos com a avó Suzette fomos ao Parque Morais. O Afonso encontrou a prima, jogou à bola e andou de baloiço. A nós juntaram-se a avó Cila e o avô Maia, com um saco cheio de Playmobil, ovos de chocolate, amêndoas, queques e sumo. Não houve Feira de Velharias por ser Domingo de Páscoa, mas havia muita gente a passear, crianças a brincar, velhotes a jogar às cartas e um senhor a tocar acordeão.

Do parque consegue ver-se um dos primeiros cinemas de Portugal, um cinema ao ar livre, que passava fitas de noite. Diz que a Parede chegou a ter quatro cinemas e um teatro, hoje tem muitos bancos mas cinemas e teatros nem vê-los. Mesmo a SMUP - Sociedade Musical União Paredense, onde eram feitos os nossos teatros de Natal na primária e onde na adolescência fui bailarina, fechou. Quanto ao cinema Parque Oceano está votado ao abandono, ao contrário de outros edifícios que entretanto foram recuperados. A Parede tem uma enorme riqueza em termos de património arquitectónico. A prima Ana é arquitecta e diz que aqueles azulejos do edifício turquesa são Art Deco.

É fácil gostar deste lugar, que não obstante as osgas, é verdadeiramente mágico.

A Primavera cá em casa


Num dos cursos que tirámos o André falou-nos de um agrónomo que não consigo precisar o nome, que tinha por hábito deixar a horta crescer sem qualquer organização. Na verdade, o plantio era feito com uma mão cheia de diferentes sementes e as que crescessem eram plantas companheiras. Este método de selecção natural, evitava a chatice de planeamento e rotação de culturas, sobretudo na policultura de minifúndio e nas hortas urbanas. É claro que é importante planear, saber quais as plantas antagónicas e companheiras, que as aliáceas têm uma acção anti-bacteriana e que as leguminosas fixam o azoto no solo deixando-o mais rico, mas é também verdade que se formos ler a enciclopédia antes de pôr mãos à obra nunca mais começamos, pelo que aqui como em tudo, o ideal é o meio termo. 

Eu ainda me lembro de não gostar de formigas, e ter medo de aranhas, e de achar feio ver os trevos ali no meio dos alhos franceses. Acontece que o trevo à semelhança das leguminosas também fixa o azoto, e que as urtigas para além de afastarem algumas pragas são excelentes fertilizantes. 

A nossa horta cresce de dia para dia, e nela os legumes plantados convivem com os que de sementes dispersas surgiram de forma espontânea. A nossa horta é de um conhecimento de experiência feito, em que sem querer descobri que as chagas que plantei para as saladas atraem os pulgões, e que a terra tem de estar fofa para os legumes crescerem. 

No entanto nada disto me deixa de surpreender, como as orquídeas que nasceram à porta de casa, de um vaso que alguém nos deu. No fundo somos feitos da mesma matéria, há em nós e nas plantas um número mágico, uma origem comum, e a Primavera é uma estalada perfeita para quem como eu nasceu na cidade. 

8.4.12

Afonso e o balde dos Playmobil


A colecção começou com a vaca comprada na Feira de Velharias da Parede, e tem vindo a crescer muito lentamente. Dos anos do Afonso estavam guardados dois piratas. O pai já prometeu que vai procurar os dele, de quando tinha pouco mais do que a idade do Afonso. Hoje é dia de Feira, e se o tempo se mantiver bom, vamos procurar mais uns bonecos para a colecção. 

O balde das pipocas onde eles dormem, repousa num local secreto e alto, para brincar apenas com supervisão, que as peças ainda são muito pequeninas.