29.8.11

Sabor a férias


Esta foi uma semana e um fim-de-semana com sabor a férias. É muito raro conseguir fazê-lo e muito mais raro conseguir energia para manter este ritmo. Entre fisioterapia, trabalho, duas antestreias, uma saída para dançar até de madrugada, idas à praia, um curso, concertos na baía de Cascais, leituras, compras e lides domésticas, confesso que a idade não é efectivamente o que era, apesar da vontade ser a mesma ou maior. 

A semana foi também recheada de muitos prémios, para além das antestreias «Sem Prada nem Nada» e «O Capuchinho Vermelho: A Nova Aventura.», o Afonsinho recebeu um livro com pista de comboio do Pingo Doce de um passatempo do Estrelas e Ouriços, e dois conjuntos para comer da Mayoral de um passatempo do site Barrigas de Amor. Sim, já tem loiça e mesa para convidar a Mariana para jantar e aposto que vontade não lhe falta. Tenho-o sentido muito desenvolvido e precoce em tanta coisa, que mais uma menos uma... . Quanto ao livro vale bem a pena, esta colecção é baratíssima e super engraçada. É que o livro vem acompanhado de uma pista e de um comboio de corda, que faz barulho, e corre sobre os carris.

Entretanto o Paulo, trouxe-nos um mimos, umas chávenas, uns cafés e uns pacotes de açúcar Nespresso que vão dar imenso jeito para as festas. A Cátia para além de ser uma companheira de aventuras 5 estrelas também me brindou hoje com flores. E com tantos mimos é impossível não me sentir grata. Sim porque os stresses existem mesmo nos melhores casais, mas não há nada que com carinho e paciência não se ultrapasse e não se aproveite. Adoro estar convosco e em qualquer lugar!!!!

A modos que a próxima semana apresenta-se em principio mais calma (que também faz falta) mas igualmente boa e já QB de preenchida. Venham de lá aventuras, muita vida, e momentos bons para mais tarde recordar!

26.8.11

Afonsinho

Notei uma grande evolução do Afonso nestes últimos meses. Já fala bastante e tem conversas com pés e cabeça. Tem o raciocínio lógico bem desenvolvido. Já só usa a sanita, e pouco ou nada a fralda. Quando faz alguma coisa na fralda durante a noite acorda com vergonha. Começou aquela fase de menino que adora a mãe e quer-me em todo o lado. No outro dia, eu tinha acabado de acordar toda despenteada, ele fez-me uma festa e disse «Mamã linda.». Esta semana brindou-me com um «Gosti». Fico completamente derretida com ele. Adora lavar os dentes e já quase não engole a água. Porta-se melhor quando saímos mas em contrapartida faz mais birras quando quer alguma coisa. Quando já não quer comer diz «Mamã, não quéo mais.» e se isso não resulta diz «Mamã, dói aqui.» a apontar para a boca. Se me rio destes disparates, fica sentido de não acreditar nele. A fase dos medos também teve início. Quando vamos no corredor às escuras diz «Mamã medo, a luz?» e volta e meia grita por mim a sonhar. Está tão crescido. Sinto-me esmagada com esta evolução aos meus olhos tão repentina. Onde está o meu bebé?

Barata

As baratas adaptam-se a todo lado. Hoje apercebi-me de que em certa medida sou como as baratas, tanto me sinto bem num magnifico restaurante, como numa tasca. Vivo bem com tanto, sobrevivo bem com menos, adapto-me.

25.8.11

Festas e Feiras


Imagem facebook Festa das Vindimas e daqui

As Festas do Mar continuam em Cascais, ontem foi a vez da Áurea que hoje dá lugar no palco à Vanessa da Mata. Comemos gelado e farturas e o Afonso esteve outra vez muito bem. Entretanto estão prestes a começar as Festas de Paço de Arcos, em honra do Senhor Jesus dos Navegantes que conta este ano com a presença de Tony Carreira a animar a noite de 2 de Setembro. Há serões gratuitos de música para todos os gostos. 

No início do próximo mês começa também a Festa das Vindimas em Palmela, com um programa igualmente completo, incluindo provas.

Aproveite para arejar nestas últimas noites de Verão, sem gastar dinheiro ou gastando muito pouco. É que daqui a pouco volta o frio, e os dias mais curtos, e os programas mais caseiros passam a ser quase obrigatórios. 

24.8.11

Ontem


Ontem terminei de separar as sementes de alho francês e salsa. Coloquei em sacos com a data da colheita para mais tarde poder optar. As sementes de alho francês foram particularmente difíceis de separar. Demorámos cerca de duas semanas a separá-las de dois bolbos. Pelo correio recebi o CD «Em Fuga» de um passatempo da CIN no facebook. Ontem depois do trabalho fui à fisioterapia e a uma antestreia. Ontem foi um dia muito longo, produtivo e bom. 

Tenho por hábito, excepto em raras ocasiões, não recusar nada e dizer que sim a tudo. Tenho uma urgência e pressa de viver desde que me conheço e acho sempre que ao recusar qualquer coisa, estou a abandonar uma ideia ainda em aberto, que se pode revelar extraordinária e determinante para a minha vida. Nunca sabemos o que nos vai acontecer, por isso temos de sair de casa e viver muito. Foi assim, que ontem às sete da tarde decidi ir ao cinema com uma amiga em Lisboa, sem faltar à fisioterapia de uma hora, tomando duche e jantando pelo caminho, tendo conseguido chegar a todo o lado a horas. É assim que hoje vou ver a Aurea com a Patrícia, que já tentou umas quantas vezes este ano, sem sucesso (mas hoje vai), e que amanhã começo uma formação que se prolonga por duas semanas. É por isso que não compreendo quando as pessoas me dizem que não têm tempo. O tempo arranja-se, não estica é certo, mas arranja-se. Eu tenho um trabalho a tempo inteiro, um filho bebé, um blog, uma horta, um jardim para cuidar e arranjo tempo para tudo. E atenção, eu não sou nenhuma super mulher, embora ultimamente me sinta com muito mais energia. Nem tão pouco sou sortuda como às vezes possa parecer a quem lê este blog. Quando muito sou persistente e audaz. As finanças e a segurança social passam a vida a enganar-se comigo. E a nível sentimental, bem a minha vida dava uma Tragédia Grega em muito mais do que três actos. Porém, prefiro concentrar-me nas coisas boas, nas pessoas de quem gosto e em tudo o que me dá prazer. Nem sempre fui assim, mas ando a aprender. 

O meu país inventado

Terminei «O Meu País Inventado» de Isabel Allende, foi o meu primeiro livro dela, uma biografia romanceada que se funde com a história do Chile. Achei-a muito jovem, pela maneira de escrever e também de pensar, tendo em conta tudo o que passou e tudo o que já viveu. Penso que terá a ver com a prosa jornalística inculcada, directa e sarcástica. Este pedaço de texto que transcrevo é apenas um trecho descontextualizado mas que me disse muito sobre a forma como analisamos a realidade, como vivemos a vida, como vemos o mundo. Fez-me pensar logicamente no meu país e em como temos de dar mais valor ao que realmente importa, ao essencial. Penso que os valores na nossa sociedade se inverteram e as pessoas não conseguem sentir verdadeiro prazer extra consumo. Valorizar o hoje, o que temos, a poupança, a família, um bolo caseiro, uma tarde de jogos, uma tarde de praia, uma fruta da árvore, uma brincadeira, um beijo, um segredo, um luar, não serão opções tão ou mais viáveis de se ser feliz?

«A unidade popular era popular, mas não era unida. Os partidos de coligação lutavam como cães por cada naco de poder e Allende não só tinha de enfreitar a oposição da direita, mas também os criticos pertencentes às suas fileiras, que exigiam mais velocidadeA sabotagem da direita, a intervenção norte-americana e os erros de Allende provocaram uma crise económica, politica, e social muito grave. A inflação chegou oficialmente a trezentos e sessenta por cento ao ano (...). Era tal a escassez que as pessoas passavam horas à espera para conseguirem um frango raquitico ou uma chávena de azeite, mas quem podia pagar comprava no mercado negro. Com a sua modesta maneira de falar e de comportar-se, os Chilenos referiam-se à filita, mesmo que esta tivesse três quarteirões de comprimento, e costumavam meter-se nela sem saberem o que estava à venda, por puro hábito. Em breve chegou a psicose do racionamento e mal se juntavam mais de três pessoas, colocavam-se automaticamente em fila. Assim adquiri cigarros, embora nunca tenha fumado, e assim consegui onze frascos de cera incolor para dar lustro aos sapatos e um galão de extracto de soja, que não sei para que serve


Allende, Isabel, O meu país inventado, pág. 160 a 161

23.8.11

Ginasticar

Imagem Mailing Oeiras Parque

No âmbito das actividades promovidas pelo Oeiras Parque surge mais uma fantástica, para os miúdos. Tenho pena que o Afonso ainda não se enquadre na idade. Gastar energia e fazer exercício faz todo o sentido em todas as idades mas para os mais pequenos é mais do que um prazer, uma necessidade. Esta iniciativa faz ainda mais sentido num país em que 30% das crianças têm excesso de peso e 10% são obesas. O Afonsinho sempre foi um bebé muito grande (percentil 95%) apesar dos nossos cuidados e o exercício é um bom aliado de uma vida saudável. Durante o fim-de-semana o Holmes Place fará assim aulas de ginástica para crianças entre os 8 e os 16 anos, que incluirão um questionário de saúde, aquecimento cardio, trave principal de treino em circuito e alongamentos. 

Para os mais crescidos o Shopping da Linha propõe um conjunto de workshops gratuitos com intuito de promover o bem-estar psíquico, e nada melhor do que uma mente sã em corpo são. 

22.8.11

Actividades Gratuitas


Se está de férias e procura actividades para si e para os mais pequenos que não dêem cabo do seu orçamento familiar consulte as que aparecem marcadas com uma estrela, nas últimas páginas do roteiro Estrelas e Ouriços. Não deixe igualmente de participar nos passatempos do site e consulte ainda as sugestões de programas caseiros. Divirta-se e aproveite as férias!

Parabéns

O Primeiro Limão faz hoje 3 anos. Está crescido e obviamente de Parabéns!

20.8.11

Praia do Creiro


Ontem foi um dos melhores dias destas mini-férias. Depois de uma excelente oferta da Fotosport de três posters neste que foi o dia da fotografia, seguimos para a praia da Parede. De regresso a casa almoçámos um peixinho grelhado e aventurámos-nos para a outra banda, apostando numa digestão pelo caminho. O Afonso caiu no sono moído e já só acordou na praia. Viagem santa! Depois de corrermos várias praias fomos ter à fantástica praia do Creiro no Portinho da Arrábida. Que tarde maravilhosa.

Li na praia e descontraí rendida à fabulosa paisagem. O Afonso e o pai não saíram da água. Foi um dia Kodak, cheio de momentos para recordar. Daqueles que apetece reviver um milhão de vezes.

Depois de um excelente jantar de «choco frito» no regresso, houve tempo para parar em casa, tomar duche e trocar de roupa mesmo a tempo de ir ver o concerto de James na Baía de Cascais. Os concertos no âmbito das Festas do Mar são absolutamente gratuitos e o cartaz este ano é muito bom. O Afonso também foi e portou-se à altura. Claro que como o mundo é pequeno e esta zona uma ervilha, encontrámos amigos e lá ficámos a ouvir «Sometimes» em amena cavaqueira. 

19.8.11

Esta semana

Já fomos à praia e à piscina da avó Cila e temos aproveitado o bom tempo no jardim. Ontem fomos brindados pela Cervejeira Lusitana com bilhetes para a antestreia de «Cowboys vs Aliens» no CascaisShopping e lá fomos com a minha cunhada e com a Patrícia, aproveitando ainda o jantar de oferta do meu aniversário.  O filme, foi no minimo inesperado e mais não me ocorre dizer.

Tenho ido à fisioterapia todos os dias, faço cerca de 20 minutos de passadeira a correr e mais meia hora de pesos bastante intensa. Saio de lá esgotada mas feliz. O exercício tem essa capacidade de me deixar super bem disposta e hoje ouvi a fisioterapeuta dizer que «A Vanessa tem dado o litro», e isso deixou-me bastante orgulhosa. Nunca me senti tão bem, sinto-me melhor do que nunca. 

Na horta temos apanhado tomates, pimentos, batatas e cenouras. Temos também duas abóboras a nascer, as nossas primeiras. Recolhemos as sementes de salsa e de alho francês dos bolbos e caules. Há flores novas a nascer, e outras a secar com o calor intenso. As laranjas não param de crescer. 

O Afonso já utiliza o redutor na sanita, que prefere ao bacio. Já come sozinho mas sobretudo com a mão, não se ajeita com a colher nem com o garfo, e já só quer beber a água sem a tampa. Para dormir a sesta é uma guerra para meter a fralda «mamã a cuequinha, a cuequinha» hehe. Hoje fomos à feira do artesanato e nadou numa piscina de bolas e saltou no insuflável pela primeira vez e foi a loucura. Não queria sair por nada.

O tempo voa desde que ele nasceu. As férias sabem sempre a muito pouco, tão pouco que ainda não terminaram e já sinto umas saudades desgraçadas deste tempo a três. 

18.8.11

Sobre as promoções

Imagens Coca-cola

Aceita a sugestão e adiciona as tuas marcas favoritas ao facebook. Pesquisa igualmente na Internet as páginas oficiais e consulta as promoções e passatempos existentes. É desta forma que muitas vezes encontro amostras e passatempos. Se assinares a newsletter também ficas sempre a par das últimas novidades e ofertas das tuas marcas de eleição.

Afinal, poderá não valer a pena comprar certos produtos apenas para participar numa promoção, mas se em contrapartida forem produtos que já consomes, então será uma pena não aproveitares. 

16.8.11

Aniversário


Imagem mailing Jumbo

É muito bom fazer anos quando festejamos rodeados de amigos, família e com saúde.  Todos os anos, neste dia, recebo imensas mensagens com ofertas, aqui ficam algumas das que decidi aproveitar este ano. A Portugália ofereceu-me o jantar de aniversário e o bolo de anos por ter feito lá a minha festa. Depois de várias alterações acabámos por ir jantar à de Belém, que tem uma vista fantástica e um ambiente diferente.  Festejo sempre de véspera e esta tem a vantagem de estar aberta até à uma da manhã, pelo que deu perfeitamente para jantar e apagar as velas sem aquele stress da hora de fecho do restaurante. 

No dia propriamente dito, aproveitei a oferta da Monceu Fleurs. Comprei umas flores para oferecer à minha mãe e ganhei umas rosas. Ao final do dia, e depois de um belo jantar em família na Feira do Artesanato do Estoril, e porque era segunda-feira, dia de desconto nos produtos Auchan, ainda fiz umas comprinhas no Jumbo Online e utilizei um vale de 10€.

Os cartões de cliente nas lojas têm muitas vezes ofertas e vantagens que não aproveito, mas às vezes sabe bem receber uns miminhos extra. 

14.8.11

Praia, praia, praia


Acabámos por não ir passar o fim-de-semana ao Alentejo, mas nem por isso deixámos de passar o dia inteiro juntos. Adoro ver o Manuel e a Bárbara com o Afonso, a paciência interminável que têm para ele que está a atingir aquela idade tramada das birras constantes.

Foi praia de manhã e de tarde, churrasco e petiscos todo o dia. Algumas coisas light, mas a maioria nem por isso. Depois do almoço nós os quatro, adultos, espreguiçámos a ler à sombra sem conversar. Somos já tão amigos, e com tanta intimidade que os silêncios não nos incomodam minimamente. Ao jantar fizemos umas conquilhas e mais uns petiscos e enquanto púnhamos a mesa comentávamos como é engraçado cada um já ter o seu lugar marcado. 

Hoje arranjei coragem para acordar cedo, e valeu bem a pena. Ao fim de vários anos a ver os mais velhos passearem com uma pasta cinzenta espalhada no corpo, na praia, aprendi o seu segredo. As mais velhas ensinaram-me a raspar a pedra na rocha, a juntar-lhe água e a fazer a dita argila para espalhar no corpo. Faz bem às dores e à pele, dizem. Toda a família experimentou. Ao que parece a tradição popular tem fundamento.

Eu sinto-me perfeitamente integrada nesta praia, com o meu fato de banho maravilha e a minha pele branquela. Só me faltava a lama cinzenta para me fundir na paisagem. A praia da Parede é conhecida há anos pelo seu solário recomendado pela sua orientação solar para tratamento dos ossos. Rica em iodo e perto do Hospital de Sant'Ana, é uma praia abrigada, com bandeira azul e de renovada biodiversidade. E, neste momento, é também a minha praia. 

Amanhã faço o me jantar de aniversário. Começo sempre os festejos na véspera. Vou ter a maioria das pessoas que comigo partilharam este último ano, presentes. É muito, muito bom, ter amigos assim, verdadeiros, incondicionais e intemporais. Não consigo conceber a minha vida sem vocês. 

12.8.11

O Plano


O melhor plano é não ter plano, porque ultimamente todos me correm mal. O próximo fim-de-semana já não vai ser como planeei. A antestreia... bem tinha sido dia 10, na véspera, troquei os dias e acabei por não ver os Smurfs. A Maya deve ter alguma explicação para isto, mas não tenho consultado o horóscopo. 

Ontem sem plano e com uma tremenda má disposição tinha um André pronto a tempo e horas, em casa, à minha espera, com umas flores. Eu, de mãos a abanar e cheia de remorsos de ter trocado o dia da antestreia. Apetecia-lhe sushi. Meti a minha melhor cara, e lá fomos. O jantar soube-me lindamente e não me caiu mal. Erámos para ir ao cinema na mesma, mas depois de comprarmos a minha prenda de aniversário, comprámos gelado e decidimos ir para casa ver um filme no sofá. Foi uma noite quase perfeita, e quer-me parecer que um dos segredos da felicidade é a predisposição. É por isso que em datas especiais as pessoas têm tendência a divertir-se mais. Nesses dias, esforçam-se mais por agradar e evitam tensões. 

De manhã tinha uma rosa na bancada e uma sms no telemóvel «No meio de tantos espinhos que a vida tem, a nossa primeira rosa, amo-te.» foi a primeira rosa da nossa roseira!  A única coisa negativa deste filme foi ver formigas por todo o lado na bancada da cozinha. Pus as flores e a rosa lá fora e estive até sair de casa a limpar a bancada. 

Sim, é verdade que a vida não me corre inteiramente de feição, mas também é verdade que está cheia de momentos bons. 

Hoje vou de férias por uma semana, a última deste ano. Pelo correio chegou mais um mimo para o Afonsinho, uma bóia Puddle Jumpers da Campingaz ganha no facebook. É linda e vai dar imenso jeito que ele é muito destravado na água. O tempo parece estar a mudar mas eu espero que venham mais dias de sol para poder ir para a praia. 

Para o fim-de-semana fica a sugestão das leituras. Todas as crianças gostam de histórias e muitos adultos também. Leia um livro, ouça ou conte uma história. E se não quer gastar dinheiro vá a uma biblioteca ou dê um saltinho ao Oeiras Parque com os miúdos. 


11.8.11

A Good Year

Imagem daqui
Ontem fui com a minha mãe comprar prendas de aniversário, como antigamente, quando era mais jovem. Quando era apenas filha e não era mãe, íamos ao Shopping e jantávamos por lá. Tantos anos passaram e por vezes sinto-me igualmente miúda. Não sou muito consumista, não passo horas a arranjar-me nem a comprar roupa, mas também tenho os meus momentos e também gosto de andar bonita. A roupa nova tem a vantagem de nos inspirar num dia mais triste, de nos renovar o ânimo e de nos elevar a auto-estima. O Afonso estava à minha espera quando cheguei, e quis ver tudo, adora «Presentes» mesmo que não sejam para ele. E eu experimentei tudo de novo de várias maneiras. Espalhei tudo na cama e estava tão feliz que mais tarde adormeci com o relógio no pulso. Estava muito calor e estava a dar um daqueles filmes que nos prendem, «A Good Year» com o Russell Crowe, uma história simples e cativante num dia em que também eu aprendi uma importante lição. Não devemos tomar nada como adquirido. No entanto o valor das coisas é sempre relativo e é o que lhes quisermos dar. Neste filme um impiedoso corretor da bolsa inglês herda de um tio, que muito o marcou na infância, uma propriedade rústica de vinhas em França, no coração da Provence. Max Skinner viaja então para o local com o intuito de vender a propriedade, porém acaba por resgatar a sua vida. Gostei do argumento, gostei do local, gostei das músicas inesperadas, dos diálogos, da imagem e fotografia. Gostei do guarda-roupa, gostei do vinho mágico “Le Coin Perdu”, gostei da construção dos personagens, do exagero dos boçais. Gostei do chapéu de palha do tio, da casa, do escritório, da maneira como a câmara deslizava pelas imagens da sua infância. Gostei  bastante do filme.


Hoje vou à antestreia dos «Smurfs», ou »Estrunfes» como lhes chamava na minha infância. Hoje faz quatro anos anos que dissemos «Sim» e vai ser certamente uma noite especial. 

10.8.11

Imaginação

O Afonsinho gosta de olhar para os pedaços de comida e adivinhar neles animais, brinquedos, transportes, consoante as formas, tal como eu fazia com as nuvens quando era pequenina.

A imaginação é uma arma poderosa.

9.8.11

Adoro


Adoro estes dias de calor em que saio do trabalho e o dia ainda parece ir a meio. Está sol, está calor e apetece-me estar lá fora. Adoro chegar e depois do duche ir para o jardim brincar com o Afonso, regar e deitar-me na espreguiçadeira com ele a ver a noite, a «luz=lua» aparecer, e os aviões a passar. 

Hoje grelhámos peixe no churrasco e estivemos até agora lá fora. Está tão agradável que dava para dormir ali, não fossem as melgas, osgas, lagartixas e vespas, e ainda considerava. É tão bom sair do trabalho e não ter de ir a correr para lado nenhum, poder descomprimir, respirar fundo e descansar. 

Adoro reduzir o ritmo, e aproveitar o momento. Ter tempo para beber o meu chá e pôr a escrita e a leitura em dia. Adoro o meu ritual antes de dormir. Encher os pés de creme gordo e calçar as soquetes, bebericar o chá na cama e ler um bocadinho antes das letras me começarem a fugir. Agradecer a Deus baixinho antes de fechar os olhos, por entre um e outro desabafo, porque mesmo com todas as contrariedades sinto-me muito abençoada. 

8.8.11

Vou para a praia


O fim-de-semana passou a voar literalmente. Terminámos o mini-curso de agricultura biológica e plantámos amoreiras, cebolas e rúcula na nossa horta. Ontem o sol deu ares da sua graça e ainda fomos os três para a praia. Adoro ir com o Afonsinho à praia, é fantástico vê-lo em êxtase com a areia e com as ondas. Mal o largamos corre para a água destemido e atira-se. O pai e eu temos de estar sempre atentos. Ao final da tarde tremia e não queria largar a água. Eu bem lhe dizia «Afonsinho já fecharam a água. Estás a ver mais alguém na água? Não estás, pois não?» mas nada resultava.

Por vezes dá-me umas saudades loucas de ser criança e viver assim de amuos e sorrisos e muito, muito mimo. Ser pequenino é bom demais. O facto de ter estes pensamentos a uma semana de fazer 33 anos é pura coincidência. Afinal de contas até estou desejosa que venha o próximo fim-de-semana para irmos os três de viagem para o Alentejo hehe. Vai ser a primeira vez que viajamos a três e eu já estou a adorar e com amigos a alegria é sempre redobrada. 

A agenda da imagem, com fotografias do Afonsinho, foi ganha num passatempo da Fotosport no facebook. Para conhecer mais promoções consulte o site da marca. Até amanhã aproveite a campanha relâmpago com descontos de 50% em revistas e álbuns simples. 

Boa semana!

6.8.11

Dias cinzentos

Os dias cinzentos não convidam a passeios, mas a filmes, doces e chazinho no sofá. Não parece Agosto. Por isso a sugestão de hoje passa por um programa caseiro, uma comidinha no forno a substituir o churrasco. Ontem descobri estas travessas lindas no Continente a 1€. Adoro-as e mal posso esperar por estreá-las. Existem imensas variedades, tamanhos e cores, lisas e com motivos, com pegas e com bicos de servir para caldos. Já anteriormente falei na loiça do Continente, esta de forno é uma oportunidade fantástica até para oferecer. Imagine que tem um jantar de anos ou de amigos, pode levar qualquer coisa preparada e oferecer a travessa de presente dizendo que a comprou para a ocasião! Se quer receitas e imagens inspiradoras, não deixe de visitar este espaço, um dos mais bonitos que conheci nos últimos tempos.   

Os planos de praia foram abandonados. A parte boa é que a chuva veio dar nova vida à relva e sempre nos poupa o trabalho de regar a horta. Daqui a pouco vamos para a última aula do curso de agricultura biológica e o saldo não podia ser mais positivo. 

Bom Sábado!

5.8.11

O melhor da vida

Acredito piamente que o melhor da vida é ou pode ser inteiramente grátis. As pessoas não precisam de gastar muito dinheiro para serem felizes. E agora que poupar virou moda, por todo o lado se multiplicam actividades e ideias para se viver economicamente satisfeito. Se vive em Lisboa e arredores não deixe de espreitar as sugestões My Guide. Lá poderá encontrar para além de locais e actividades grátis, algumas dicas para comer de forma bastante económica, aproveitando a Happy Hour, adoptada agora também pelas pastelarias.

Não deixe de visitar também a Snoopy Parade na Av. Duque D'Ávila em Lisboa, com 20 exemplares gigantes coloridos do famoso boneco, a engalanar a avenida e a terminar já no próximo dia 15 de Agosto.

Esta semana recebemos bastante cheques de promoções «Experimente Grátis». Tornou-se já um hábito aproveitar estas promoções e tem sido uma importante ajuda ao orçamento familiar. Aproveitámos também esta semana para comprar colchões de espreguiçadeira, que ficaram com uma promoção incrível de final de época a 8,99€. O Leroy e o Aki não têm feito descontos neste tipo de produtos pelo que optar por adquiri-los num hipermercado acaba por ser vantajoso. Se precisa no entanto de comprar um artigo de maior volume saiba que poderá usufruir de entrega gratuita até 31 de Agosto no site do Aki.

Bom fim-de-semana e, se for caso disso, boas férias!

4.8.11

6 coisas que nunca pensei dizer


Há certas coisas que nunca me imaginei a dizer/viver e que nos últimos dias se tornaram realidade.

A minha declaração de IRS ficou finalmente desbloqueada graças ao profissionalismo das pessoas que trabalham na repartição de finanças de Carcavelos.

Tive alta definitiva do maior susto da minha vida e já posso comer tudo.

Apanhei as minhas primeiras cenouras e são fantásticas. 

Suei como uma doida após alguns minutos de fisioterapia com pesos de 1Kg.

Estou feliz por estar prestes a festejar mais um aniversário, é sinónimo de que estou viva!

O Afonso tem um carro melhor que o meu.

2.8.11

Bon Jovi

Fotografia cedida pela Andreia tirada antes de nos perdermos

Hoje (escrito ontem) sinto-me de novo com 16 anos, com aquela adrenalina de quem volta de um concerto pela primeira vez. Tenho saudades do meu quarto forrado de posters, do meu outro quarto cheio de pinturas artísticas e de ouvir música como quem respira. Sim, hoje tenho menos vagar para estas andanças mas sobretudo tenho mais desculpas. Ando tão destreinada que me esqueci do concerto. Os disparates foram-se sucedendo. Quando chegámos, eu e o André perdemos mais de uma hora na fila do multibanco, porque não pensámos em trazer dinheiro ou em levantar lá fora. Serviu-me de consolo ver tanta gente na mesma situação. Depois perdemos mais umas horas nas filas da comida e bebida. À segunda fotografia ficámos sem bateria na máquina, embora tenha dado para comprovar a presença dos dois. Seguiu-se a falta de bateria no meu telemóvel e depois do dele. Para ajudar à festa perdemos-nos dos amigos todos, que eram muitos, e sem telemóvel não os conseguimos encontrar toda a noite. Não nos perdermos um do outro já foi uma sorte, e ter conseguido enviar uma mensagem a combinar ir ter ao carro antes de ficarmos incontactáveis também ;).

Se ao início da noite, tinha sono e me sentia cansada e até cheguei a pensar que talvez estivesse melhor a ver um filme deitada no sofá, a verdade é que assim que o concerto começou todos estes pensamentos me pareceram completamente ridículos. Foram três horas de concerto, três horas de pé a dançar e a cantar, de braços no ar e coração ao alto, porque os Bon Jovi continuam a ser um Show (com maiúscula) e as músicas continuam a inspirar multidões. Apesar da máquina extramente bem oleada, o Jon interrompeu o alinhamento para cantar I Belive a pedido das fãs. E que mulher não se derrete quando um homem cede aos seus caprichos e ainda nos brinda com um daqueles sorrisos?

Sim, esta foi uma noite memorável e para mais tarde recordar. 

1.8.11

Vencedora


A vencedora do livro «O Bolinha e as Primeiras Formas», da Editorial Presença, é a Joana Neves. Muitos Parabéns Joana vais receber um email do Limão a solicitar a morada. 

Obrigada a todos pelas participações criativas ;), pena que muitas não estivessem completas!

28.7.11

Hoje


Hoje é um dia memorável, o Afonso usou pela primeira vez o bacio na ama e todos bateram palminhas. Contente, ainda usou uma segunda, e lá lhe deram mais uma ovação. Logo hoje que quis ir apetrechado para ama, com o presente da tia Sara, as ferramentas de jardinagem quase maiores que ele. Estou a transbordar de orgulho e alegria. Nem quero acreditar que já está assim tão emancipado. Qualquer dia pede-me as chaves de casa e eu desfaço-me em lágrimas. 

Filho meu, durante anos havemos de celebrar este dia, e ainda te hei-de ouvir dizer «Oh mãe já chega, a Joaninha não precisa de saber dessas coisas!».

Barbie - Oeiras Parque


Imagem Mailing Oeiras Parque

Mustela


Imagem Mustela Bebe d'Hoje Facebook

27.7.11

Dia dos avós

Flores e desenhos para os avós

Que rica família a do Afonso, que para além dos avós da parte da mãe tem os da parte pai e ainda tem uma bisavó de bónus. Podia ter mais, é verdade, mas já tem os bastantes para se sentir muito amado e para encher de beijinhos neste dia, que não precisa necessariamente de ser um dia virado ao consumismo, apenas mais um dia para mimar quem gostamos ou recordar quem amamos;)! O nosso foi assim.


Dica: Promoção 5 Gerberas apenas disponível nas lojas Monceau Fleurs do Estoril e de Alvalade e até ao final da semana.

26.7.11

Mimos para toda a família

Livro passatempo Presença «Marés Vivas» (ainda a decorrer) no Facebook, T-Shirt Lanidor por iniciativa da marca, protector solar ganho no facebook na Corine de Farme, CD de música para bebés ganho num passatempo no FB da revista Saúde Hoje, Lancheira térmica piquenique com caixas para acondicionar os alimentos ganha num passatempo MyCook no Barrigas de Amor, vale Sonae por responder ao inquéritos MultiDados e guarda-sol ganho no FB da Decubal.

Nos últimos dias a vontade para ler foi adiada pelo cansaço. Os passatempos deram lugar às idas à praia e ao jardim. O tempo que me sobejava de noite agora falta-me para pôr o sono em dia. Estou cansada, é essa a verdade. No entanto, não deixámos de receber umas coisinhas, que sempre alegram os nossos dias. Benditos passatempos que nos vão dando uma grande ajuda em tempos de crise. Que bom que é acordar com o som da campainha em vez do do despertador.

24.7.11

À hora das gaivotas


Gosto de ir à praia à hora das gaivotas. Gosto desta hora em que o sol nos aquece sem queimar, em que o vento sopra e a praia vai vazando até ficar só para nós. Gosto de chegar e ter espaço para estender as toalhas e os sacos, o balde, e a lancheira. Gosto de ficar a olhar para ti, que comes areia e ris às gargalhadas porque o «piu-piu» quer comer a tua bolacha. Gosto de fazer corridas na areia contigo, que estás sempre a tropeçar e a rir. Gosto de apanhar pedrinhas em forma de coração, e conchas e búzios de vários tamanhos. Gosto quando o papá nos tira a areia dos pezinhos com todo o carinho. Gosto de beijinhos que sabem a mar e a sal. Gosto de chegar a casa moída do calor e da brincadeira, com um cansaço bom que só um dia de praia me dá. 

Agricultura Biológica


Começámos ontem o curso de formação de «Agricultura Biológica» dentro do projecto das Hortas de Cascais - Agenda 21. Este curso é direccionado a quem tem já um espaço próprio e pretende aprender na teórica e na prática as técnicas de agricultura biológica, da plantação ao tratamento de pragas. Como aqui em casa não utilizamos pesticidas esta formação tem para nós todo interesse.  Fomos os três, sendo que o Afonso foi o aluno mais novo presente.  Somos a turma pioneira do projecto, e o curso parece muitíssimo interessante. Aprendi muitas coisas novas e foi muito bom partilhar este nosso interesse com um grupo aqui do Concelho que partilha a mesma paixão. A turma tem idades, experiências e projectos de vida muito diferentes, o que de si cria uma amostra bastante heterogénea, com uma troca de experiências muito rica. Apercebi-me que já sei mais do que pensava, sobre legislação, tratamentos, procedimentos, das minhas pesquisas e leituras e de ir experimentando. Afinal este é já o meu segundo ano enquanto horticultora. No entanto ainda tenho muito para aprender e é muito bom sair cheia de ideias para pôr em prática. Sabiam que um vaso de Chagas é bastante útil perto da horta para atrair pulgões e outros parasitas? E que as cebolas são boas vizinhas de quase todas as hortícolas? 

Para a semana lá estaremos novamente. 

Esta formação é absolutamente gratuita, por isso se estiver interessado inscreva-se aqui

22.7.11

2º Passatempo - «O Bolinha e as Primeiras Formas»



O Primeiro Limão tem para oferecer aos seus seguidores, em parceria com a Editorial Presença ,o livro «O Bolinha e as Primeiras Formas», da autoria de Eric Hill. Nesta história, o Bolinha tenta ensinar aos mais pequenos as formas através de imagens com cores cativantes, e texturas para explorar através do toque. 

Duração do passatempo: O passatempo tem início hoje e termina no dia 31 de Julho. O vencedor será divulgado no blogue no dia 1 de Agosto.

Participações: As participações devem ser feitas através de um comentário criativo a esta postagem, que pode ser uma frase, um poema ou uma canção, com com a indicação do nome e email. Só serão consideradas as participações que mencionem os dados pedidos e só é válida uma participação por pessoa/email.
As participações posteriores à data de fim do passatempo não serão consideradas.
Este passatempo é válido apenas para Portugal continental e ilhas.
Os participantes devem ser seguidores do blogue.

Selecção dos vencedores: A selecção do vencedor é feita pela organização do blogue tendo por base o critério de originalidade.

Entrega do prémio: A entrega do prémio ficará a cargo da Editora.

21.7.11

Verão com Ciência


Se gosta de Ciências aproveite o programa gratuito da Ciência Viva Verão 2011, com sessões de  Astronomia, Geologia, Biologia, Engenharia, Faróis e Ciência nos Castelos por todo o país. Consulte o programa para saber o que acontece perto de si entre até ao dia 15 de Setembro. É para miúdos e graúdos. .

20.7.11

Cinema à prova de crise


Imagem do facebook Coisas de Crianças e imagem Dolce Vita

As férias não precisam ser dispendiosas para terem sabor a férias. Se não tem possibilidade de fazer a festa com muito, faça a festa com menos, mas saia da rotina na mesma. A sugestão de hoje é cinema. Se gostava de ir ao cinema sem gastar dinheiro aproveite e consulte o cartaz do CineConchas e opte por um programa gratuito e ao ar livre na Alta de Lisboa. Se preferir filmes mais actuais concorra para ganhar bilhetes para as antestreias. Se por outro lado pretende um programa mais completo saiba que nos Shopping Centres Dolce Vita pode optar por uma noite com jantar incluído por apenas 8€. Com tantas sugestões apelativas, o crime é mesmo ficar em casa!

Sobre sonhos

Às vezes tenho ideias criativas durante o sono. No outro dia estava a fazer listas num caderno de notas antes de dormir, diz que estimula a criatividade. Fiz listas de projectos, listas de coisas que pretendo modificar, listas de ideias, listas de coisas que gosto muito (e aí mandei algumas mensagens) e adormeci, de bloco aberto e caneta ao lado. A meio da noite acordei exaltada com um sonho e vi o bloco e escrevi tudo ainda meio sonâmbula. Vê-se que comecei por escrever com um discurso coerente e acabei de forma irracional.

Ora vejam bem, ideia número um: Experiência para estimular a leitura nas crianças

Dar um livro a uma criança, e tirar uma foto para ver a expressão e dizer para quando acabar de ler avisar. (Verificar se existe uma tendência para fazer cara alegre para a fotografia, e para ler o livro por saber que o adulto está à espera e /ou porque há uma sequência subentendida no verbo «avisar» que pressupõe uma continuidade ou consequência). 

O segundo sonho era um género de um filme, em que as pessoas se cruzavam na vida da personagem e anos mais tarde apareciam com as suas vidas modificadas. Umas tinham tido um contacto mais intenso, como um pedinte na altura da faculdade, que pedia para comer. A personagem sensibilizada cria um sistema de recolha de alimentos, que não resolve a fome do pedinte apenas naquele dia mas diariamente. Este pedinte acaba por se tornar político. Noutros casos, o contacto é casual e de curta duração, uma senhora num café olha para o bebé da personagem e inspira-se no sonho. Luta pelo seu e anos mais tarde torna-se bailarina. 

Dá vontade de dormir com o bloco sempre ao lado. O problema dos sonhos é que por vezes é difícil ter vontade de acordar.

Ateliers infantis


Não utilize a crise como desculpa, existem imensas actividades gratuitas em que pode participar com o seu filho e que o vão deixar muito feliz. 

Ainda estava dentro da barriga e o Afonso já participava em workshops e ateliers, e em bebé foram inúmeras as actividades em que participou. As crianças adoram convívio, adoram experimentar coisas novas e dar asas à sua criatividade. Consulte o programa dos Shopping Centres Dolce Vita e inscreva-se!

19.7.11

Aniversário

Em Agosto este blog comemora 3 anos de existência e eu 33. E para celebrar a efeméride avizinha-se mais um passatempo que resulta de uma parceria com a Editorial Presença. Estejam atentos aos próximos dias ;).

Revisão

O Afonso foi hoje à consulta de revisão. Está bom, alto e grande, entre o percentil 90 e o 95%. Até durante a consulta falava na Mariana. 

E crescer mais devagarinho? Hum filho?