12.11.21

Terceira, Biscoitos e Algar do Carvão



 * 𝚃𝚎𝚛𝚌𝚎𝚒𝚛𝚊 *

A nossa Martinha cresceu. Terminou o curso e seguiu o coração, viagem que a levou aos Açores, para onde há sempre vista de mar e as vacas são mais felizes. Em Outubro, começou a trabalhar, tem sonhos, muitos planos e um futuro pela frente. Que fase boa e bonita da vida.

Nós fomos dizer-lhe que continuamos perto. Que a amamos e apoiamos incondicionalmente. Porque os filhos (de sangue e de coração) não são realmente nossos, são-nos emprestados por um momento, para os ajudarmos a crescer. Depois, ganham asas e voam.

Por estes dias visitámos vários sítios bonitos.  Hoje partilho convosco alguns deles. 

* 𝙿𝚒𝚜𝚌𝚒𝚗𝚊𝚜 𝚗𝚊𝚝𝚞𝚛𝚊𝚒𝚜 𝚍𝚎 𝚋𝚒𝚜𝚌𝚘𝚒𝚝𝚘𝚜 *

Banhos de mar dão saúde, podemos ler nas rochas. Banhistas de várias idades mergulham e apanham sol. Nem parece que estamos em finais de Outubro, a não ser pelas marés vivas e por ainda haver espaço para estacionar.

Em Biscoitos as piscinas são pequenos pedaços de paraíso. Com o mínimo de betão ou de mão humana. Nadamos numa água morna e cristalina rodeados de peixes de diferentes cores e tamanhos. São 20 graus lá dentro, 23 cá fora.

Há por perto instalações sanitárias, um café, e algumas bancas que vendem produtos regionais ao fim-de-semana. 

* 𝚅𝚒𝚗𝚑𝚘 𝚍𝚎 𝚋𝚒𝚜𝚌𝚘𝚒𝚝𝚘𝚜 *

Biscoitos ganhou um lugar cativo no meu coração. O nome doce deste lugar vem das pequenas pedras vulcânicas que se assemelhavam aos biscoitos que os marinheiros levavam para comer nas travessias marítimas.

É desta pedra de basalto de lava que são edificados os muros que compõem as curraletas (pequenas parcelas de terreno vinícola).
Muros esses que protegem a vinha do sal do mar e do vento.

O vinho que nasce nestes terrenos inóspitos de lava é um vinho tesouro, um vinho herói. Resiste a temporais e a uma viticultura difícil, que tendo surgido nos séculos XVI e XVII, está agora em risco. O abandono da produção contrasta com o aumento da procura de casas de férias e veraneio.

É por isso que provar um vinho Verdelho de Origem Controlada dos Biscoitos é provar um líquido cada vez mais raro e precioso, com um aroma único e um corpo atlântico e salino.

Obrigada ao Presidente da Junta de Freguesia Luís Vieira e Tesoureiro Luís Lourenço que nos receberam com tanto carinho e nos mostraram as maravilhas da localidade.

Deixo-vos fotos do almoço maravilhoso de chicharros fritos (jaquinzinhos aqui) de cebolada com açaflor (açafrão) que nos retemperaram depois de um banho de mar e nos deram forças para a visita, que aliás recomendamos, ao museu do vinho.

Notas: A entrada para o museu é gratuita. Encerra ao Domingo e Segunda-feira e podem fazer provas.

Já conhecem algum vinho dos Açores? Ficaram curiosos?

* 𝙰𝚕𝚐𝚊𝚛 𝚍𝚘 𝙲𝚊𝚛𝚟𝚊̃𝚘 𝚎 𝙶𝚛𝚞𝚝𝚊 𝚍𝚘 𝙽𝚊𝚝𝚊𝚕 *

Quem visita a Terceira pára obrigatoriamente nestes dois locais.

O Algar do Carvão está inserido na Caldeira Guilherme Moniz, um antigo vulcão adormecido. Os visitantes podem descer até 100 metros de profundidade, observar estalactites, uma lagoa e adivinhar a imagem de uma santa nas paredes. Achámos este local idílico e único. É relativamente fácil de visitar, apesar da escadaria condicionar a mobilidade.

Na Gruta do Natal, somos convidados a usar um capacete para mergulhar no tubo de lava de 697 metros. Bati com a cabeça logo nos primeiros metros e fiquei tão abananada que não consegui ver mais nada. Não achei o percurso nada fácil, o chão é lamacento e cheio de bicos, e para quem caminha com crianças ou com a cabeça nas nuvens (que é o meu caso 🤪), torna-se tortuoso.

Toda a paisagem envolvente é de cortar a respiração e impõe bastante respeito.

  
Nos próximos posts partilharei mais maravilhas desta Terra, espero que gostem!


Já nos seguem aqui no Instagram?

6 comentários:

  1. Já estive 8 dias - a passar férias - na Ilha de S. Miguel-Açores. É uma Ilha lindíssima. Os nossos filhos não fazem mais que aquilo que um dia também fizemos. Ganhar asas e... voar.
    As fotos são de uma beleza que emociona. Lindíssimas sem dúvida alguma
    .
    Cordiais saudações.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Rycardo! E se gostamos de os ver crescer por vezes também custa um bocadinho. Faz tudo parte. A Terceira arrebatou-me completamente.

      Um grande beijinho,
      Vanessa Casais

      Excluir
  2. Que olhares lindos!!! Boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na Terceira todos os olhares são lindos.

      Um beijinho e boa semana Gracinha.
      Vanessa Casais

      Excluir
  3. Lindíssima, a Martinha. Bonitas as fotografias.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Graça.

    Beijinhos,
    Vanessa Casais

    ResponderExcluir