24.6.19

Para ler


Já há algum tempo que não escrevo sobre livros infantis e juvenis e como estamos a chegar à altura das férias e parece-me oportuno dar o nosso feedback sobre alguns livros que lemos recentemente. 

O livro «O lápis mágico de Malala», da Editorial Presença, comprámos para oferecer a uma colega do Afonso no seu aniversário. É o livro sobre a história desta inspiradora mulher mas numa versão para crianças. As imagens são tão inspiradoras quanto o texto e parece-me uma excelente aposta para esta faixa etária dos 9 anos. Está com 20% de desconto na Wook, aqui.

O livro «Estrelas», da Edicare Editora, foi um dos favoritos deste ano. Comprámos no Porto mas está com um preço muito mais simpático aqui. Não sendo um livro de narrativa é um livro de leitura e aprendizagem, com muitos factos curiosos e muita informação colocada de uma forma leve e divertida. Aprendemos muito com o livro e o Afonso até já apresentou um trabalho sobre ele.

Joe Carrot vive mais uma das suas aventuras no livro «Um minuto para a meia noite». É um livro muito semelhante aos do Gerónimo Stilton, barato, bem escrito, de fácil leitura, com imagens engraçadas e muitos trocadilhos. Apesar de ser um livro leve tem alguma informação, vocabulário e até receitas. Foi o Afonso que o escolheu num mercado e gostou muito. 

«O rapaz Miliário», da Porto Editora, é um dos livros de David Walliams autor do best seller «Avozinha Gângster». O Afonso ganhou-o nos anos, começou por o ler sozinho mas desmotivou-se e acabámos por terminá-lo a dois. Foi de todos o que menos gostámos. No entanto é um livro que tende a agradar a esta faixa etária pelo tipo de linguagem e pelas piadas. Traz a importante mensagem de que o dinheiro não compra a felicidade pelo que salta imediatamente para a categoria de boa oferta de Natal, na versão livro impresso ou na versão eBook

O livro «O Gigante Egoísta e O Príncipe Feliz» da Porto Editora, reúne os dois célebres contos de Oscar Wilde. Foi um livro recomendado pela escola. Comprei de propósito esta versão por isso, muito embora já os tivesse lido ao Afonso numa colectânea de diversos autores. São contos intemporais com mensagens fortes mas tocantes, sobre altruísmo, amizade e bondade. Pessoalmente acho-os muito tristes, sobretudo «O Príncipe Feliz» que me faz sempre ficar de lágrima ao canto do olho. O Afonso não se comoveu tanto assim e gostou bastante também. É um livro bom de se oferecer até no 3º ano pois como a sua leitura é recomendada no 4º torna-se um presente útil. 

Para o fim deixei o «João que Chora e João que ri» da Condessa de Ségur e que faz parte de colecção que herdámos da minha querida orientadora de mestrado. É um dos meus favoritos deste ano, pela mensagem que transmite. Estou desejosa de ler a restante colecção. Foi o Afonso que escolheu este para começar. Embora ele estranhe um pouco a linguagem e a presença religiosa tão acentuada, invulgar nos livros para crianças, está a gostar também. A autora tem uma capacidade de nos fazer rir mesmo com as situações mais inusitadas e faz-nos pensar na nossa própria forma de estar e viver através da forma como se desenrola a história. A mensagem do livro é simples, devemos sorrir para a vida e para os outros, tratá-los bem e com respeito, e a vida devolve-nos coisas muito boas. Se formos soturnos, rezingões e pessimistas é fácil enveredar por caminhos mais sombrios e a vida vai tornar-se mais penosa. Não encontro este livro à venda online mas há outros da mesma autora à venda aqui na Wook. É sem dúvida a minha principal recomendação!


Já nos seguem aqui no Instagram?

Nenhum comentário:

Postar um comentário