12.5.16

A Constança e a dinâmica das relações


No Sábado passado a Mafalda tinha uma festa de anos no bowling. O Afonso quis jogar também mas não é da turma da Mafalda pelo que não tinha sido convidado para a festa. O Carlos tentou arranjar uma pista mas não havia qualquer hipótese, estavam lotados. Os pais do Dudu, o aniversariante, depressa incluíram o Afonso no grupo, que ainda por cima é colega do karaté e conhecem perfeitamente. A Mafalda depressa apresentou o Afonso como seu irmão. Isto aconteceu um mês depois da Constança nascer, até então era apenas o filho da namorada do pai, um amigo, um irmão emprestado quando muito. 

Muitas vezes me questionei se o Afonso e as meninas manteriam o contacto depois de já não andarmos por cá. Elas estão presentes nas memórias dele desde bebé mas nada os liga consanguineamente. 

Ainda me lembro quando começámos a namorar termos ido a um evento para crianças e eu andar a brincar com os miúdos e a televisão nos vir entrevistar. Quando perguntaram à Mafalda se ela se estava a divertir com a mãe ela respondeu muito rápido em directo: Ela não é minha mãe ;) - com toda aquela sinceridade directa que caracteriza os miúdos. Ao início os miúdos explicavam tudo - quem era irmão pai e mãe - com o tempo deixaram de dar satisfações. É normal quando saímos todos juntos pressuporem que somos todos de uma mesma família e que eu, valente moça, serei a mãe dos quatro. Já não ligamos. Afinal somos uma mesma família sim senhora, a nossa, a que construímos. 

É engraçado no entanto perceber que para eles as coisas mudaram. Neste momento somos uma família efectivamente porque a mana é de todos. A Constança é um elo comum. 

O tempo não é igual cá em casa entre cada um. As meninas estão connosco às Terças para além do fim-de-semana do pai, e a Mafalda ainda vê o Afonso no karaté às Segundas. O Carlos ainda a leva às Quartas e Sextas. O Afonso também tem os seus dias com o pai. Mas é bom sentir que temos os nossos dias todos juntos que fazem falta e fazem agora mais que nunca todo o sentido. Como fortalecer os elos entre irmãos se assim não for?

Nos primeiros dias após o nascimento da Constança, com o pós-parto de cesariana a gestão fez-se difícil, mas entretanto tudo se ajustou. Vai ser bom ver a relação dela com os irmãos florescer e a nossa dinâmica enquanto família mudar. Haja o que houver ela será para sempre irmã dos três.

Nenhum comentário:

Postar um comentário